Política

TRE-PB cassa mandatos de quatro vereadores de Nazarezinho por fraude na cota de gênero

Foto: Reprodução

Em sessão realizada nesta segunda-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou a cassação dos diplomas e registros de todos os vereadores do Cidadania da cidade de Nazarezinho, sertão do estado.

Por unanimidade a Corte decidiu pela cassação dos mandatos dos seguintes parlamentares: Dayson Vieira da Silva, Antônio do Vale Filho (Tarcídio Vale), Osório Ferreira Miranda e Francisco Lucas Vieira de Carvalho.

Ainda tiveram os registros anulados os suplentes Lins Luiz Antônio Maciel, Francisco Sarmento da Silva, Fábia Alves de Sousa e Virginia Leite Silva. Todos são acusados de corrupção e fraude ao regime de cota de gênero, ou seja, violação das vagas reservadas às mulheres do partido.

Ainda de acordo com o julgamento, a única suplente que escapou da perda do registro foi Francisca Lira de Araújo, a qual alcançou 38 votos.

Consta na denúncia formalizada ao Ministério Público Eleitoral que as investigadas Fábia Alves de Sousa e Virgínia Leite Silva Lins, que obtiveram 02 e 04 votos, respectivamente, não estavam concorrendo ao pleito eleitoral, pois não teriam participado de nenhum evento político, como comícios, “lives” ou passeatas.

As investigações também apontaram que os gastos das candidatas se resumiram ao pagamento de serviços contábeis e advocatícios e que não impulsionaram suas campanhas, nem mesmo nas redes sociais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Turismo

João Pessoa está entre os principais destinos nas férias de julho, aponta agência de turismo

João Pessoa, destino, férias, Decolar, julho

João Pessoa é destaque entre destinos turísticos. (Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP)

João Pessoa está entre os principais destinos para viagens das férias de julho. O dado faz parte de um levantamento feito pela agência Decolar, que já registrou um aumento de 107% na procura por pacotes de viagem para as férias deste ano em diversos destinos. A capital paraibana figura entre os dez destinos mais procurados.

A análise foi feita com base na procura por pacotes nacionais e internacionais no site e app da Decolar. De acordo com o estudo, Recife e Santiago lideram a lista dos destinos mais procurados para a temporada.

“As buscas por viagens para as férias de julho seguem crescendo. Registramos aumento de 107% na busca por pacotes, em comparação ao mesmo período de 2023”, diz Daniela Araújo, diretora de Produtos em Destino da Decolar. 

“Para o acesso às melhores ofertas, recomendamos que os clientes se cadastrem em nossos canais de vendas e ativem o alerta para receber informações sobre promoções.” O estudo foi realizado com base na procura por pacotes nacionais e internacionais no site e app da Decolar para viagens em julho de 2024.

A Decolar também enumerou os destinos internacionais mais buscados, com Santiago, do Chile, em primeiro lugar, seguido por Buenos Aires e Bariloche (Argentina).

Confira o ranking dos destinos mais procurados

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TCE

Presidente do Tribunal de Contas do Estado deve assumir prefeitura de João Pessoa; entenda

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz, deve assumir interinamente o comando da Prefeitura de João Pessoa no mês de junho. Isso por que no dia 6 de junho o prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), deve viajar à França para o fechamento de um contrato de empréstimo com uma agência francesa.

Com a viagem quem deveria assumir o cargo seria o vice-prefeito, Leo Bezerra (PSB), e, em caso de sua ausência, o presidente da Câmara, Dinho Dowsley (PSD). Contudo, caso um dos dois assuma o cargo até dia 6 de junho, ficarão inelegíveis para a eleição de outubro.

De acordo com informações, o Executivo municipal já está elaborando um projeto de lei para alterar a Lei Orgânica e possibilitar que Nominando possa assumir a Prefeitura quando Cícero viajar.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Advogado de vítimas do caso Braiscompany lamenta prisão domiciliar a Antônio Neto

Na imagem Antônio Neto Ais e Fabrícia Ais, sócio da Braiscompany – (Foto: Divulgação/Braiscompany)

O advogado Artêmio Picanço, que atua na defesa das vítimas do caso Braiscompany, disse, nesta terça-feira (21) que a decisão da justiça argentina que concedeu prisão domiciliar ao empresário Antônio Neto AIS, proprietário da empresa de criptomoedas Braiscompany, é um verdadeiro “soco no estômago”.

Ao comentar o caso, Artêmio Picanço lamentou a decisão, que tratou como infame, e ironizou a postura da justiça argentina. “Parabéns à Justiça da Argentina pela insensibilidade, desumanidade, que desconheceu todo o trabalho que tivemos para chegar à prisão do empresário, é um verdadeiro soco no estômago”, afirmou.

Durante a entrevista, Artêmio lembrou que o empresário Antônio Ais foi preso no final do mês de fevereiro com saúde, consciente e gozando de suas faculdades mentais.

Questionado sobre o dinheiro dos clientes que foram alvos do golpe, o advogado disse que parte do recurso foi apreendida, mas destacou que é impossível recuperar todo o dinheiro lesado.

Segundo ele, cerca de 500 clientes teriam acumulado um prejuízo estimado em mais de R$ 80 milhões.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PB.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Venda de veículos seminovos e usados tem aumento de 42% na Paraíba

Imagem de dois homens se cumprimentando com as mãos, diante de um carro. Um deles entrega a chave do veículo para o outro - Metrópoles

 

A venda de veículos seminovos e usados teve aumento de 42% na Paraíba no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado. Pesquisa feita pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostra que em relação ao mês de março a alta foi de 21,4%, o maior crescimento da região Nordeste, ao lado do estado do Piauí.

Foram 15.687 unidades vendidas no estado no mês analisado, sendo 7.940 automóveis, 1.378 comercial leve, 237 comercial pesado, 5.970 motos, além de 162 outros.No acumulado do ano foram comercializados 51.669 veículos, o que representa um aumento de 19,4%.

Entre os automóveis, os modelos mais vendidos foram VW Gol, GM Onix e GM Celta. Já entre os comerciais leves os preferidos foram Fiat Strada, Toyota Hilux e VW Saveiro. Honda CG50, Honda  NXR150 e Honda Pop 100 foram os modelos mais vendido entre as motos.

De acordo com a Fenauto, o mercado de veículos seminovos e usados vive um bom momento com vendas em um ritmo acelerado. No país, as vendas em abril cresceram 11,3% em relação ao mês de março, além de serem 26,6% superiores ao mesmo mês de 2023.

Com esse resultado, o acumulado de veículos comercializados no quadrimestre chegou a 4.840.992 de unidades, um resultado 10,0% maior do que o acumulado no mesmo período de 2023.

“Os resultados mostram uma tendência positiva de crescimento, o que nos faz prever números muito bons de fechamento no primeiro semestre de 2024. Além disso, com base nos dados históricos da FENAUTO, nossa perspectiva é a de ultrapassarmos a marca dos 15 milhões de veículos, batendo um novo recorde de vendas até o final de ano”, comenta Enilson Sales, presidente da Fenauto.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Meio-Ambiente

Mais de 40 cidades têm risco de sofrer desastre ambiental na Paraíba



					Mais de 40 cidades da PB têm risco de sofrer desastre ambiental
2,1% da população paraibana corre o risco de sofrer com algum desastre ambiental, aponta Casa Civil – Foto: Agência Brasil

 

Quarenta e três cidades paraibanas estão sob o risco de sofrer algum tipo de desastre ambiental. É o que diz um relatório divulgado pela Casa Civil da Presidência da República. Ao todo 35% de todas as cidades brasileiras foram mapeadas pelo estudo.

Segundo o levantamento da Casa Civil, que contou com coordenação da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, a população paraibana em risco nesses municípios representa um total de 2,1% de toda a população. O estudo foi feito com objetivo de mapear os locais em que obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos em infraestrutura.

Os desastres ambientais considerados pelo levantamento que podem vir a acontecer nessas cidades estão associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações. O estudo aponta o aumento na frequência e na intensidade dos eventos relacionados a chuvas como o fator fundamental para esse risco de desastre.

Nacionalmente, 1.942 cidades brasileiras estão sob risco, além disso esses municípios concentram cerca de 8 milhões da população nacional, o que representa 6% de todos os brasileiros.

Veja abaixo os 43 municípios que estão sob risco de desastre ambiental e quais os problemas, segundo levantamento

  • Alagoa Grande – Risco de deslizamento, enxurrada, inundação
  • Alagoa Nova – Risco de deslizamento e enxurrada
  • Alagoinha – Risco de deslizamento, enxurrada e inundação
  • Alhandra – Risco de deslizamento e enxurrada
  • Araçagi – Risco de enxurrada e inundação
  • Arara – Risco de enxurrada e inundação
  • Bayeux – Risco de deslizamento, enxurrada e inundação
  • Belém – Risco de enxurrada
  • Caaporã – Risco de enxurrada e inundação
  • Cabedelo – Risco de enxurrada e inundação
  • Campina Grande – Risco de deslizamento, enxurrada e inundação
  • Coremas – Risco de enxurrada e inundação
  • Cruz do Espírito Santo – Risco de enxurrada e inundação
  • Ingá – Risco de enxurrada e inundação
  • Itabaiana – Risco de enxurrada e inundação
  • Itatuba – Risco de enxurrada e inundação
  • João Pessoa – Risco de deslizamento, enxurrada e inundação
  • Lagoa de Dentro – Risco de enxurrada
  • Livramento – Risco de enxurrada e inundação
  • Lucena – Risco de enxurrada e inundação
  • Mari – Risco de enxurrada
  • Mataraca – Risco de deslizamento, enxurrada e inundação
  • Mogeiro – Risco de enxurrada e inundação
  • Mulungu – Risco de enxurrada e inundação
  • Natuba – Risco de deslizamento, enxurrada e inundação
  • Nova Olinda – Risco de enxurrada e inundação
  • Patos – Risco de enxurrada e inundação
  • Pilar – Risco de enxurrada e inundação
  • Pirpirituba – Risco de enxurrada
  • Pitimbu – Risco de deslizamento e enxurrada
  • Pombal – Risco de enxurrada e inundação
  • Riachão do Bacamarte – Risco de enxurrada e inundação
  • Rio Tinto – Risco de enxurrada e inundação
  • Salgado de São Félix – Risco de enxurrada e inundação
  • Santa Luzia – Enxurrada e Inundação
  • Santa Rita – Risco de enxurrada e inundação
  • São Bento – Risco de enxurrada e inundação
  • São João do Rio do Peixe – Risco de enxurrada e inundação
  • São José da Lagoa Tapada – Risco de enxurrada e inundação
  • São Miguel de Taipu – Risco de inundação
  • Sapé – Risco de deslizamento, enxurrada e inundação

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com JornalPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Justiça da Argentina concede prisão domiciliar a Toin da Braiscompany

Foto: Reprodução

A Justiça da Argentina concedeu, nesta terça-feira (21), prisão domiciliar ao paraibano Antônio Inácio da Silva Neto, preso no mês de fevereiro após um longo período foragido da Justiça Federal no Brasil.

Inicialmente, Inácio ficará em seu apartamento.

Antônio Neto é fundador da empresa da Braiscompany e teve a prisão preventiva decretada no ano passado no âmbito da Operação Halving.

Ele é acusado pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal de participar de um esquema de Pirâmide Financeira através da empresa campinense.

A esposa de Antônio, Fabrícia Campos, também chegou a ser presa, mas foi posta em liberdade logo após ser encontrada pelas Forças de Segurança argentina.

Mais PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Senado pode votar nesta terça projeto da desoneração da folha de pagamento

Desoneração, juros e vacinação devem ser temas para votação no SenadoFoto: Agência Senado

O Senado pode votar nesta terça-feira (21) o projeto de lei que trata da desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que, juntos, mais empregam no país. “A expectativa é que, votada a urgência, o tema já seja levado direto ao plenário”, segundo afirmou à Agência Senado o relator do texto e líder do governo, o senador Jaques Wagner (PT-BA). A sessão está prevista para começar às 14h.

O projeto em discussão visa manter a desoneração em 2024 e discutir sua reoneração gradual a partir de 2025. O texto, apresentado pelo senador Efraim Filho (União-PB), é parte de um acordo entre o Congresso Nacional e o Executivo.

A suspensão temporária da decisão judicial que revogava a desoneração, concedida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin, permitiu aos congressistas mais tempo para elaborar um relatório consensual sobre as regras de reoneração gradual.

Além da desoneração, está prevista a votação do projeto que propõe a uniformização da aplicação de juros e correção monetária em contratos de dívida sem taxa previamente estabelecida, assim como em ações por perdas e danos e em débitos trabalhistas.

O texto, já aprovado na Câmara dos Deputados e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, busca estabelecer critérios claros para a aplicação de juros em contratos sem taxa convencionada, além de propor ajustes na taxa legal de juros.

Esta última, conforme o substitutivo apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), corresponderá à diferença entre a taxa referencial Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Outro projeto com expectativa de votação nesta terça (21) prevê a vacinação de crianças nas escolas públicas. O texto estabelece que as escolas e unidades de saúde devem divulgar previamente as datas de vacinação e orientar os estudantes a levarem seus cartões de vacinação.

Embora não seja compulsória, as instituições particulares que desejarem poderão aderir ao programa. O parecer favorável foi apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Planalto suspeita que Bolsonaro lance Flávio a presidente em 2026

ImagemFoto: Igo Estrela/Metrópoles

Que Tarcisio de Freitas ou Michelle Bolsonaro que nada. Ronaldo Caiado e Romeu Zema também não. No Palácio do Planalto, a aposta é que Jair Bolsonaro lançará um dos filhos — possivelmente Flávio Bolsonaro — como candidato a presidente da República.

A avaliação é que Bolsonaro não apoiaria alguém de fora da família (e fora de seu controle), nem toleraria ver a mulher, Michelle, vestir a faixa presidencial.

A propósito: o Planalto tem a leitura de que, se Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, for cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, ao lado de seu vice, Thiago Pampolha, e do presidente da Assembleia local, Rodrigo Bacellar, e for convocada uma nova eleição, dificilmente alguém evita uma vitória de Flávio Bolsonaro.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Em 11 anos, governo investe R$ 9,5 bi contra desastres naturais, mas perdas chegam a R$ 639 bi

ImagemFoto: Reprodução

Os desastres naturais que aconteceram no Brasil entre 2013 e 2023 causaram prejuízos de R$ 639,4 bilhões às cidades brasileiras, segundo o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski. No entanto, o governo federal direcionou R$ 9,5 bilhões nesses últimos 10 anos para a preveni-los, o equivalente a 1,49%, de acordo com dados da CNM em colaboração com a organização não governamental Contas Abertas.

Ziulkoski ressaltou que, dos 5.570 municípios brasileiros, 5.233 (93,9%) foram afetados por desastres relacionados às mudanças climáticas. “Praticamente, todos os municípios do Brasil enfrentaram eventos naturais que causaram transtornos em suas comunidades”, salientou. “Um total de 418 milhões de pessoas foram afetadas por desastres, resultando em 2.667 mortes até o momento nos últimos dez anos”, acrescentou.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

“Poderia ser Você”: Campanha da Câmara de João Pessoa alerta motoristas para a segurança no trânsito

Foto: Maurílio Júnior

Nesta terça-feira (20), uma exposição de veículos destruídos busca chamar a atenação da população sobre a importaância de respeitar as leis de trânsito. A camapnha “Poderia ser você” foi elaborada pela Câmara Municipal de João Pessoa, em parceria com o BPTran, Detran, Semob, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Os veículos estão expostos nos seguintes locais:

  • Rotatória entre a UFPB e a entrada dos Bancários;
  • Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Usina Cultural Energisa;
  • Avenida Tancredo Neves, em frente à Escola Estadual Fernandes Vieira;
  • Avenida Cruz das Armas, no canteiro em frente à Maternidade Frei Damião;

A partir das 11h uma Sessão Especial vai debater o tema na CMJP. “A sessão especial proposta visa a potencializar a discussão sobre a necessidade de maior atenção das pessoas às leis de trânsito e à busca pela tão desejada paz no trânsito da Capital”, justificou o presidente Dinho. Dowsley.

Até abril deste ano, a Paraíba teve 260 vítimas fatais decorrente de acidentes de trânsito. No ano de 2023, a Paraíba contabilizou 788 vítimas fatais de acidentes no trânsito, número menor do que o ano de 2022, 802 mortes. Apesar da diminuição, o número ainda corresponde a mais de duas pessoas mortas por dia em acidentes de trânsito.

Blog do BG PB

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.