Política

Pesquisa Modalmais: Bolsonaro lidera intenções de votos e fica à frente de Lula; presidente tem 33% e petista aparece com 32% no primeiro turno

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu  liderando pesquisa eleitoral para o primeiro turno das Eleições deste ano.

Segundo a pesquisa Modalmais, divulgada na última quarta-feira (30), o atual mandatário possui 33,4% das intenções de votos, enquanto que o ex-presidente Lula (PT) tem 32,9%. O cenário representa um empate técnico entre os dois pré-candidatos ao Palácio do Planalto.

Em um eventual segundo turno, entretanto, Bolsonaro fica atrás do petista e tem com 41,6% das intenções. Já Lula aparece com 48,6%. Com esse resultado, o presidente mostra um crescimento de quase 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa realizada em fevereiro.

A pesquisa da Modalmais entrevistou 2.000 pessoas entre os dias 21 e 25 de março em 862 cidades do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba registra 237 colisões contra postes no primeiro semestre; veja cidades com mais casos


					Paraíba registra 237 colisões contra postes no primeiro semestre; veja cidades com mais casos
Reprodução

A Paraíba registrou 237 colisões de veículos contra postes no primeiro semestre de 2026, o equivalente a uma média de mais de um acidente por dia. Os dados são de um levantamento da Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.

De acordo com o levantamento, João Pessoa lidera o número de ocorrências no estado com 35 acidentes entre veículos e postes registrados no primeiro semestre de 2026. No ranking, também aparecem outras cidades da Grande João Pessoa e Sertão do estado.

Ranking de cidades com o maior número de colisões:

  1. João Pessoa: 35
  2. Campina Grande: 23
  3. Cabedelo: 7
  4. Sousa: 6
  5. Esperança: 4
  6. Guarabira: 4
  7. Queimadas: 4
  8. Santa Rita: 4

Recomendações de segurança

Um dos principais problemas que envolve os acidentes entre veículos e postes é o risco à segurança da população. Segundo a companhia, os danos provocados pela colisão podem soltar os fios da rede elétrica, energizando o solo e até o veículo.

Em caso de acidente, a orientação da Energisa é que os ocupantes permaneçam dentro do veículo e evitem qualquer contato com áreas que possam estar energizadas.

O alerta também vale para moradores e pessoas que estejam próximas ao local do acidente. A orientação é manter distância de postes, cabos e outros equipamentos danificados e potencialmente energizadas.

A distribuidora também orienta que, em caso de acidente, a população acione a empresa pelos canais oficiais de atendimento, como o número de WhatsApp (83) 9135-5540 ou Call Center 0800 083 0196.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Sem vice definido, PL oficializa candidatura de Flávio Bolsonaro neste sábado

Vittor Sales/Divulgação pré-campanha

O PL realiza neste sábado (25), a partir das 10h, em São Paulo, a convenção nacional que deve oficializar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. O evento ocorre em meio às negociações do partido para definir o nome que ocupará a vaga de vice na chapa.

Até o momento, o companheiro de chapa de Flávio Bolsonaro ainda não foi anunciado. O PL também mantém conversas para ampliar a aliança nacional, com tentativas de atrair o Republicanos e a federação União-PP, formada por União Brasil e Progressistas. Além do apoio político, a eventual adesão do Republicanos pode aumentar o tempo de propaganda eleitoral gratuita da candidatura.

Javier Milei na convenção do PL

O presidente argentino Javier Milei chegou nessa sexta-feira (24) ao Brasil para participar da convenção partidária do PL. Milei, contudo, deve ir embora ainda neste sábado, sem ter nenhum encontro com autoridades brasileiras do atual governo.

A direita brasileira tentou articular um encontro entre o argentino e o ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido, no entanto, foi negado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que proibiu visitas a Bolsonaro pelo prazo de 30 dias, em decisão anunciada no último dia 17.

Propostas de Flávio

Em transmissão ao vivo realizada na quinta-feira (23), o senador detalhou parte do plano “Brasil sem Medo”, voltado à segurança pública. Entre as medidas anunciadas, o pré-candidato prometeu construir mais cinco presídios federais de segurança máxima, inspirados no modelo adotado por El Salvador. Segundo ele, a proposta é ampliar a capacidade do sistema prisional para combater o crime organizado.

Na área da educação, Flávio afirmou que pretende retomar a expansão das escolas cívico-militares. O senador também defendeu o uso de inteligência artificial para reduzir e, segundo ele, zerar as filas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Outra proposta apresentada é o aumento das penas para roubos e furtos de celulares. Flávio disse que pretende elevar a pena mínima para esses crimes e para a receptação de dois para oito anos de prisão.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba tem seis trechos impróprios para banho neste final de semana; veja

Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Seis trechos de praias da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de semana. Segundo relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), quatro trechos estão localizados em João Pessoa e dois em Pitimbu.

O relatório coletou amostras nos períodos de 20 e 23 de julho, e é válido até 31 de julho, data de divulgação do próximo relatório.

Segundo o órgão, a classificação de impróprio vale apenas para uma faixa de 100 metros à direita e à esquerda do ponto de coleta. Fora desse perímetro, as praias seguem liberadas para banho até nova avaliação da qualidade da água.

Trechos impróprios para banho na Paraíba

Em João Pessoa

  • Manaíra: Av. João Maurício
  • Manaíra: Av. Manoel Moraes
  • Tambaú: Av. Senador Ruy Carneiro
  • Jacarapé: Rua Manoel Candido Soares

Em Pitimbu

  • Maceió: Av. Beira Mar
  • Acaú/Pontinha: Rua Projetada 5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

PREOCUPANTE: Descumprimento de medidas protetivas cresce 18,7% na Paraíba em 2025

Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa

A Paraíba registrou aumento nos principais indicadores de violência contra a mulher em 2025, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026, divulgado nesta quinta-feira (23).

O estado registrou 1.666 casos de descumprimento de medidas protetivas de urgência (MPU), contra 1.397 em 2024, um aumento de 18,7%, acima da média nacional, de 16,7%. A taxa foi de 40 casos por 100 mil habitantes, abaixo da média brasileira, de 61,9 por 100 mil habitantes.

Segundo o Anuário, o descumprimento de medidas protetivas é um dos principais sinais de alerta para a violência contra a mulher, pois pode indicar a continuidade das agressões e anteceder casos de feminicídio.

Feminicídios

Em 2025, a Paraíba também registrou 36 feminicídios, contra 26 em 2024, um aumento de 37,8%. Os feminicídios passaram a representar 47,4% dos homicídios de mulheres no estado. Em 2024, esse percentual era de 38,8%.

Os dados mostram que nenhuma das 36 vítimas de feminicídio tinha medida protetiva ativa no momento do crime. Em 2024, duas vítimas estavam sob proteção judicial.

Já as tentativas de feminicídio tiveram redução de 3,2%, passando de 36 para 35 casos.

Outros dados

O Anuário também aponta aumento em outros indicadores. A violência psicológica registrou 715 vítimas, alta de 41,2%. Os casos de stalking chegaram a 2.147 ocorrências, crescimento de 39,3%. Já a lesão corporal em contexto de violência doméstica somou 1.435 registros, alta de 4,3%.

Entre os principais indicadores, apenas o crime de ameaça apresentou queda. Foram 11.577 ocorrências em 2025, redução de 1,4% em relação ao ano anterior.

Crimes sexuais

Os crimes contra a dignidade sexual também aumentaram. Os casos de estupro e estupro de vulnerável com vítimas do sexo feminino somaram 1.216 registros, alta de 17,7%. A importunação sexual teve 430 ocorrências, aumento de 0,7%, enquanto o assédio sexual registrou 102 casos, crescimento de 0,5%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Bolsonaro apresenta melhora após crise de soluços, diz boletim

crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Os advogados de Jair Bolsonaro enviaram, nesta sexta-feira (24), ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, o boletim médico mais recente sobre a saúde do ex-presidente.

Segundo o documento, Bolsonaro apresenta melhora progressiva do quadro neurológico e não teve novos episódios nos últimos dias. Apesar disso, ainda sofre efeitos colaterais dos medicamentos e instabilidade corporal.

O relatório também informa que ele “segue em dieta rigorosa com baixo teor de acidez e hipossódica, atividades físicas regulares e cuidados preventivos para redução do risco de quedas e refluxo gastroesofágico”.

Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar desde março, quando Moraes concedeu a domiciliar humanizada durante a recuperação de um quadro de pneumonia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

PESQUISA DATAFOLHA: 38% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo; para 32%, é ótimo ou bom

Uma pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (24) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que o governo Lula (PT) é avaliado negativamente por 38% dos entrevistados. Outros 32% consideram a gestão “ótima/boa” e 28% a classificam como “regular”. O resultado é estável em relação à pesquisa de 20 de junho.

Veja os números:

  • Ruim/péssimo: 38% (eram 38% em junho)
  • Ótimo/bom: 32% (eram 32%)
  • Regular: 28% (eram 29%)
  • Não sabem: 1% (era 1%)

Aprovação/desaprovação de Lula

  • Aprovam: 49% (eram 48% em junho)
  • Desaprovam: 48% (eram 49%)
  • Não sabem: 3% (eram 3%)

Metodologia

O levantamento entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 22 e 24 de julho, segundo dados informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado sob o número BR-01166/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Mais de 130 cidades da PB estão sob alerta de chuvas intensas; confira lista

Foto: Reprodução

Mais de 130 cidades da Paraíba estão sob alertas de chuvas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, de cor amarela, é válido até às 23h59 deste sábado (25).

🟡 “Perigo potencial”: nos municípios sob alerta amarelo, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Municípios sob alerta amarelo

 

  1. Alagoa Grande
  2. Alagoa Nova
  3. Alagoinha
  4. Alcantil
  5. Algodão de Jandaíra
  6. Alhandra
  7. Araçagi
  8. Arara
  9. Araruna
  10. Areia
  11. Areial
  12. Aroeiras
  13. Assunção
  14. Baía da Traição
  15. Bananeiras
  16. Baraúna
  17. Barra de Santana
  18. Barra de Santa Rosa
  19. Barra de São Miguel
  20. Bayeux
  21. Belém
  22. Boa Vista
  23. Boqueirão
  24. Borborema
  25. Caaporã
  26. Cabaceiras
  27. Cabedelo
  28. Cacimba de Dentro
  29. Caiçara
  30. Caldas Brandão
  31. Camalaú
  32. Campina Grande
  33. Capim
  34. Caraúbas
  35. Casserengue
  36. Caturité
  37. Conde
  38. Congo
  39. Coxixola
  40. Cruz do Espírito Santo
  41. Cubati
  42. Cuité
  43. Cuité de Mamanguape
  44. Cuitegi
  45. Curral de Cima
  46. Damião
  47. Dona Inês
  48. Duas Estradas
  49. Esperança
  50. Fagundes
  51. Frei Martinho
  52. Gado Bravo
  53. Guarabira
  54. Gurinhém
  55. Gurjão
  56. Ingá
  57. Itabaiana
  58. Itapororoca
  59. Itatuba
  60. Jacaraú
  61. João Pessoa
  62. Juarez Távora
  63. Juazeirinho
  64. Junco do Seridó
  65. Juripiranga
  66. Lagoa de Dentro
  67. Lagoa Seca
  68. Livramento
  69. Logradouro
  70. Lucena
  71. Mamanguape
  72. Marcação
  73. Mari
  74. Massaranduba
  75. Mataraca
  76. Matinhas
  77. Mogeiro
  78. Montadas
  79. Mulungu
  80. Natuba
  81. Nova Floresta
  82. Nova Palmeira
  83. Olivedos
  84. Parari
  85. Pedra Lavrada
  86. Pedras de Fogo
  87. Pedro Régis
  88. Picuí
  89. Pilar
  90. Pilões
  91. Pilõezinhos
  92. Pirpirituba
  93. Pitimbu
  94. Pocinhos
  95. Puxinanã
  96. Queimadas
  97. Remígio
  98. Riachão
  99. Riachão do Bacamarte
  100. Riachão do Poço
  101. Riacho de Santo Antônio
  102. Rio Tinto
  103. Salgadinho
  104. Salgado de São Félix
  105. Santa Cecília
  106. Santa Luzia
  107. Santa Rita
  108. Santo André
  109. São Domingos do Cariri
  110. São João do Cariri
  111. São João do Tigre
  112. São José do Sabugi
  113. São José dos Cordeiros
  114. São José dos Ramos
  115. São Miguel de Taipu
  116. São Sebastião de Lagoa de Roça
  117. São Vicente do Seridó
  118. Sapé
  119. Serra Branca
  120. Serra da Raiz
  121. Serra Redonda
  122. Serraria
  123. Sertãozinho
  124. Sobrado
  125. Solânea
  126. Soledade
  127. Sossêgo
  128. Sumé
  129. Tacima
  130. Taperoá
  131. Tenório
  132. Umbuzeiro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Mesmo com altas taxas de abandono antes da conclusão do ensino, Lula põe educação política no currículo obrigatório das escolas

Foto: Ricardo Stuckert

A educação no Brasil enfrenta um cenário de desafios e avanços. Houve progressos na universalização do acesso e na redução da evasão escolar, mas o país ainda sofre com a defasagem na aprendizagem, a falta de estímulo dos estudantes e altas taxas de abandono antes da conclusão do ensino médio.

Contudo, a formação política dos estudantes brasileiros deve passar a integrar o currículo obrigatório da educação básica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou duas leis que ampliam o espaço de conteúdos relacionados à cidadania, à organização política do país e à participação democrática nas escolas. As normas também criam uma semana nacional dedicada à promoção de valores éticos, do exercício da cidadania e de iniciativas de combate à corrupção.

As medidas alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabelecem novas diretrizes para o ensino público e privado. Embora a legislação não defina conteúdos específicos nem a forma como o tema será trabalhado em sala de aula, ela incorpora, pela primeira vez, a educação política e os direitos da cidadania como componente curricular obrigatório da educação básica.

A lei, entretanto, não cria uma disciplina específica nem detalha quais conteúdos deverão ser ensinados. Vai caber aos sistemas de ensino e às futuras regulamentações definirem de que forma o componente será incorporado às matrizes curriculares.

Com informações da Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MPPB

RADARES IRREGULARES: Semob de João Pessoa é alvo de investigação do Ministério Público

Medidores de velocidade em vias de João Pessoa — Foto: PMJP/Divulgação

André Firmino – MaisPB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou, nesta sexta-feira (24), um inquérito civil para investigar irregularidades na implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade pela SEMOB/JP. O documento é assinado pelo promotor Francisco Bergson Gomes Formiga Barros, da 43ª Promotoria de Justiça de João Pessoa.

No documento, os equipamentos teriam sido implantados sem observância das exigências previstas na Resolução CONTRAN nº 798/2020, ‘especialmente e quanto à existência de estudos técnicos, histórico de acidentes, sinalização e critérios técnicos para definição dos respectivos locais’.

O MP destacou que ainda era necessário verificar se a instalação dos radares ocorreu como parte de uma política pública de mobilidade urbana e segurança viária ou se representou apenas uma ação administrativa de fiscalização de trânsito. Também pretende analisar a compatibilidade dos equipamentos com o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o planejamento territorial de João Pessoa.

Como diligências, o Ministério Público determinou:

  • À SEMOB/JP: apresentação do Plano Municipal de Segurança Viária (se existente), estudos que justificaram os pontos dos radares, documentos sobre a integração dos equipamentos com a política de mobilidade urbana e informações sobre a participação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.
  • À SEPLAN: esclarecimentos sobre a previsão dos radares no Plano Diretor ou Plano de Mobilidade Urbana, estudos de planejamento urbano utilizados e qual órgão definiu tecnicamente os locais de instalação.
  • Ao DETRAN/PB: informações sobre eventual participação na escolha dos locais, estudos de segurança viária e recomendações técnicas feitas ao município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Brasil está entre os dez países que mais perdem dinheiro com golpes digitais; prejuízo é equivalente a 0,8% do PIB nacional


Foto: Dragana_Gordic/Freepik

O Brasil é o 9º país que mais perde parcela do Produto Interno Bruto (PIB) com golpes e fraudes cibernéticas, segundo análise da PP_Tech baseada no relatório Global State of Scams 2025, da Global Anti-Scam Alliance (GASA) e da Feedzai.

De acordo com o levantamento dos dados analisados pela CNN Brasil, o prejuízo equivale a 0,8% do PIB brasileiro, colocando o país à frente de economias como a Bélgica. No topo da lista estão Nigéria (11,3%) e Quênia (10,9%).

O estudo também mostra que 64% dos golpes no mundo são concluídos em até 24 horas após o primeiro contato com a vítima. Na América do Sul, esse índice sobe para 76%, evidenciando a rapidez da ação dos criminosos.

As transferências bancárias seguem como o principal meio de envio de dinheiro aos golpistas. Na América do Sul, elas representam 34% dos pagamentos feitos às quadrilhas, acima da média global de 29%.

Outro dado preocupante é que 20% das vítimas sul-americanas não denunciam os golpes. Vergonha, medo de não serem acreditadas e a sensação de que outra pessoa fará a denúncia estão entre os principais motivos, o que dificulta o combate às fraudes e favorece a atuação dos criminosos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.