Brasil

Sete estados diminuem intervalo entre doses da vacina Astrazeneca

Foto: REUTERS/Sergio Perez

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca foi reduzido em cidades de ao menos cinco estados no Brasil.  Pernambuco (60 dias), Acre (45 dias), Ceará (60 dias), Espírito Santo (70 dias) e Piauí (70 dias) anunciaram que resolveram diminuir o tempo de 12 semanas (três meses) recomendado pelo Ministério da Saúde.

Os estados de Alagoas e Sergipe fizeram mudanças pontuais. Em São Paulo, apesar do interesse em encurtar o prazo, o governo informou que espera aval da Anvisa. O prazo foi encurtado por gestores que buscam ampliar a proteção da população contra a variante delta do coronavírus.

Ministério da Saúde escolheu o maior prazo previsto em bula para aumentar o total de pessoas vacinadas com ao menos 1 dose, já que a AstraZeneca oferece proteção parcial de 76% já 21 dias após a primeira aplicação. O ministério chegou a estudar a redução do prazo, mas reunião da Câmara Técnica manteve as 12 semanas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Heineken muda fórmula da cerveja no Brasil sem avisar a consumidores


Foto: Reprodução

A sede brasileira da Heineken alterou, há pelo menos três anos, a fórmula original que consagrou a cerveja em todo o mundo, sem comunicar aos clientes a mudança. A fórmula original da Heineken, divulgada em toda a publicidade da cervejaria, determina que a bebida seja produzida em 28 dias. Documentos obtidos pela coluna, porém, apontam que, desde 2021, a cerveja vem sendo produzida também em 21 e 23 dias.

Procurada pela coluna, a Heineken disse que a produção “sempre foi de no mínimo 21 dias” — um discurso completamente diferente do adotado em sua comunicação institucional. A afirmação também contrasta com os documentos dos testes feitos pela cervejaria, para avaliar o impacto que a redução teria no sabor final da cerveja.

A fórmula original de produção da Heineken tem como requisito a duração de 28 dias. O tempo do enchimento do tanque leva entre 12 e 24 horas e o tempo de fermentação principal tem entre sete e oito dias.

O tempo de armazenamento para atingir o número específico de diacetil da fórmula dura em torno de seis a oito dias. O diacetil é um aromatizante produzido na fermentação, presente em cervejas, vinhos e iogurtes, entre outros produtos.

Após o armazenamento, o tempo total de fermentação e maturação deveria, segundo a receita original, ser maior ou igual a 14 dias. O corte de sete dias foi feito nesta última etapa, durante a maturação do fermento, que deveria durar de seis a oito dias.

Funcionários que trabalharam na Heineken, ouvidos pela coluna sob a condição de anonimato, afirmaram que a série de testes para a mudança da fórmula original da Heineken no Brasil começaram há pelo menos três anos, com o objetivo de suprir a demanda por cerveja no país.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Após derrotas no Congresso, Lula se reúne com líderes do governo nesta segunda

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta segunda-feira (3), a primeira reunião com os líderes do governo no Congresso após uma série de derrotas em votações na última semana.

A previsão é de que participem do encontro os líderes:

  • na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE);
  • no Senado, Jaques Wagner (PT-BA);
  • e no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

Lula quer lidar diretamente com os líderes e não deixar as conversas apenas com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Segundo interlocutores, o petista já avisou que a ideia é tornar esses encontros diretos uma rotina. O movimento acontece depois das derrotas acumuladas na última terça-feira (28).

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

Cármen Lúcia toma posse como presidente do TSE, nesta segunda

Foto: STF

A ministra Cármen Lúcia tomará posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira (3), a partir das 19h, em sessão solene realizada no plenário da corte, em Brasília.

Na mesma ocasião, o ministro Nunes Marques será empossado vice-presidente do tribunal.

Eles serão responsáveis por conduzir as eleições municipais de 2024. A cerimônia deve contar com a presença de convidados e autoridades dos Três Poderes da República.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

Claudia Sheinbaum é eleita 1ª mulher presidente do México

Foto: Hector Vivas/Getty Images

A candidata Claudia Sheinbaum, do partido Movimento Regeneração Nacional (Morena), foi eleita a primeira presidente mulher do México. Segundo o Instituto Nacional Eleitoral, ela será eleita com um índice entre 58,3% e 60,7% dos votos válidos emitidos, contra os 26% e 28% por cento obtidos por Xóchitl Gálvez, da coligação Fuerza y Corazón por México; e 10% de Jorge Álvarez Maynez.

A contagem continuava na manhã desta segunda-feira (3/6), mas, com mais de 55% dos votos válidos contados, matematicamente ninguém mais poderia alcançar Sheinbaum.

Claudia é do mesmo partido do atual presidente Andrés Manuel López Obrador. Ela já foi prefeita e secretária de Meio Ambiente da Cidade do México.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

VÍDEO: Flávio Bolsonaro reage a críticas sobre ‘PEC das praias’ e diz que ‘privatização’ é ‘narrativa da esquerda’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 3, de 2022 , que ficou conhecida como PEC da “privatização das praias”, foi às redes sociais defender a medida. Segundo ele, a discussão sobre a transferência dos terrenos de marinha (como são chamadas as faixas de terras da União no litoral) para empresas privadas está enviesada porque o governo tem “medo de perder arrecadação”. Flávio relata a PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

“Vocês já devem ter visto aqui na internet ou até na própria grande mídia [pessoas] dizendo que eu sou relator de uma PEC que privatiza as praias. E não é nada disso, obviamente isso é uma grande mentira, isso é uma narrativa que a esquerda está criando, porque o governo está com medo de perder arrecadação”, disse ele em vídeo.

A discussão sobre a PEC das praias ganhou destaque nos últimos dias e envolveu celebridades. Neymar e Luana Piovani se envolveram uma treta por conta do assunto. Na argumentação de Flávio Bolsonaro, a proposta “nada mais faz” do que acabar com taxas “absurdas” e históricas e termina com o pagamento de um “aluguel” ao governo federal.

A PEC, de autoria do ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania-PA), revogaria um trecho da Constituição e autorizaria a transferência dos territórios de marinha, de forma gratuita, para habitações de interesse social e para estados e municípios, onde há instalações de serviços.

A proposta acaba com o pagamento anual do foro equivalente a 0,6% do valor do imóvel. O texto também põe fim à taxa de 5% paga à União, o chamado laudêmio, paga sempre que um imóvel considerado “de marinha” é vendido de uma pessoa para outra. Embora esses imóveis sejam ocupados e comercializados por particulares, a propriedade formal é da União.

“Qual o sentido disso?”, questionou o primogênito do ex-presidente. “Óbvio que não pode fechar praia, não pode proibir o acesso à praia de ninguém. Isso não é permitido”, continuou.

Por fim, o senador alegou que, caso a PEC seja aprovada, empresários terão mais interesse em investir em áreas como o Nordeste brasileiro para realizar grandes empreendimentos. “Óbvio que o investimento para se criar um grande empreendimento na beira da praia vai ser menor. Portanto, vai ser mais fácil gerar empregos, gente”, defendeu ele.

“Quem está contra a PEC está mais uma vez atrapalhando porque quer ficar pagando aluguel para a União. Qual a lógica disso? O que isso tem a ver com privatização de praia? Absolutamente nada”, finalizou.

Governo Lula é contra

Representando o governo Lula (PT) em audiência realizada no Senado na última semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) se posicionou contra a proposta.

Segundo o ministério, a aprovação da PEC traria diversos riscos, como especulação imobiliária, impactos ambientais descontrolados, perda de receitas para a União e insegurança jurídica.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

ATAQUE: Itamaraty condena bombardeio que deixou três brasileiros feridos no Líbano

O governo brasileiro condenou bombardeio que deixou três brasileiros feridos nesse sábado (1°) no Líbano. Em nota, a chancelaria brasileira informou que os feridos receberam atendimento médico no Hospital Libanês Italiano, em Tiro, cidade localizada no sul do país. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

A situação é acompanhada pela embaixada do Brasil em Beirute, que também está em contato com os familiares dos feridos.

“O governo brasileiro manifesta sua indignação e condena o bombardeio de ontem, dia 1°, em Saddikine, no sul do Líbano, que resultou em ferimentos em três cidadãos brasileiros”, diz a nota.

Segundo o Itamaraty, o bombardeio ocorreu em função dos conflitos entre as forças armadas de Israel e combatentes do Hezbollah.

“O Brasil exorta as partes envolvidas nas hostilidades à máxima contenção, assim como ao respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário, de forma que se previna o alastramento do conflito em Gaza e se evitem novas vítimas civis inocentes”, completou o governo brasileiro.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Policial penal, ex-candidato a deputado, assassina esposa e cunhada em João Pessoa

Imagem reprodução – (Foto: Redes Sociais/WhatsApp)

Um crime foi registrado em uma comunidade no bairro João Paulo II, em João Pessoa, após um homem, supostamente em surto, matar a própria esposa e a cunhada na tarde deste domingo (2).

De acordo com as primeiras informações, o autor dos disparos é um policial penal identificado como Osmany Moraes, de 60 anos, que também é ex-candidato a deputado estadual pelo partido Solidariedade nas eleições de 2022.

Ainda segundo informações colhidas no local, militares do 5° Batalhão foram acionados para uma ocorrência de violência doméstica. Porém, ao chegarem na casa, foram recebidos por tiros disparados pelo policial penal.

Na sequência, ele atirou contra a esposa e a cunhada, que foram a óbito ainda no local. O genro do suspeito, mesmo assustado com os tiros, conseguiu tomar a arma do policial penal e deu uma coronhada na cabeça.

O suspeito foi conduzido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, onde se encontra sob custódia. O estado de saúde não foi divulgado.

Uma equipe de perícia da Policia Civil também foi acionada e se encontra neste momento fazendo os primeiros levantamentos sobre o crime.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PB.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Golpistas usam página falsa do Enem para roubar dinheiro da inscrição

A família da jornalista Mônica Siqueira teve uma surpresa desagradável quando tentou fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Moradora de Brasília, a filha dela, ainda menor de idade, quer fazer a prova como forma de treinamento, mesmo antes de concluir o ensino médio.

Ao tentar fazer a inscrição na última quinta-feira (30), ela usou o Google para pesquisar o endereço da página de inscrição e encontrou um site que se passava pelo oficial. Era, no entanto, uma página falsa.

“Eu olhei e estava direitinho o design, o layout. A página era igual, estava escrito ‘Inscrição Enem 2024’, tinha o robozinho (chat de inteligência artificial) que ensina o passo a passo”, lembra Mônica, destacando as semelhanças.

Golpe pagamento da taxa do enem. Print de página fraudulenta.
Golpe pagamento da taxa do enem. Print de página fraudulenta. – Print/AgenciaBrasil

Ao seguir o procedimento e informando alguns dados, a estudante chegou à página da cobrança de R$ 85, que oferecia a opção de pagamento por boleto ou pix. Mônica fez o pagamento, inclusive com pequeno desconto, por ter escolhido a opção pix.

Sem receber qualquer email de confirmação, mãe e filha passaram a desconfiar de que se tratava de um golpe. Inclusive, a filha notou que o site da suposta inscrição sequer perguntou se a prova seria feita por participante “treineiro”, que é o caso dela, ou “para valer”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

Luan Santana tem mal estar e cancela show

 

O cantor Luan Santana teve um mal estar quando chegava a Divinópolis (MG) para fazer um show. Ele se apresentaria no evento DivinaExpo, na noite deste sábado (1º).

A informação foi divulgada neste domingo (2), pelo Sindicato Rural de Divinópolis, organizador do evento.

Segundo a empresa, o cantor passou mal ao chegar no aeroporto Brigadeiro Cabral e necessitou de transporte médico aéreo para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP).

A assessoria do cantor se manifestou sobre o ocorrido no final da manhã deste domingo (2) e explicou que o cantor teve um mal estar, e não um mal súbito, como divulgado primeiro pela organização do evento. O pai do cantor afirmou que ele já está em casa, foi medicado e está descansando.

Luan tem uma apresentação agendada para o dia 22 de junho, em um evento privado em Campina Grande.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PortalCorreio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Alerta de chuvas intensas é emitido para João Pessoa e mais 62 cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste domingo (2), um alerta amarelo para chuvas intensas a partir deste domingo até às 10h da segunda-feira (3) em 63 cidades paraibanas.

As regiões do Agreste e Mata Paraibana serão as mais afetadas.

De acordo com o Inmet, o alerta amarelo prevê precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira a lista dos municípios em alerta para chuvas:

  • Alagoa Grande
  • Alagoinha
  • Alhandra
  • Araçagi
  • Araruna
  • Areia
  • Baía da Traição
  • Bananeiras
  • Bayeux
  • Belém
  • Borborema
  • Caaporã
  • Cabedelo
  • Caiçara
  • Caldas Brandão
  • Capim
  • Conde
  • Cruz do Espírito Santo
  • Cuité de Mamanguape
  • Cuitegi
  • Curral de Cima
  • Dona Inês
  • Duas Estradas
  • Guarabira
  • Gurinhém
  • Ingá
  • Itabaiana
  • Itapororoca
  • Itatuba
  • Jacaraú
  • João Pessoa
  • Juarez Távora
  • Juripiranga
  • Lagoa de Dentro
  • Logradouro
  • Lucena
  • Mamanguape
  • Marcação
  • Mari
  • Mataraca
  • Mogeiro
  • Mulungu
  • Natuba
  • Pedras de Fogo
  • Pedro Régis
  • Pilar
  • Pilões
  • Pilõezinhos
  • Pirpirituba
  • Pitimbu
  • Riachão
  • Riachão do Poço
  • Rio Tinto
  • Salgado de São Félix
  • Santa Rita
  • São José dos Ramos
  • São Miguel de Taipu
  • Sapé
  • Serra da Raiz
  • Serraria
  • Sertãozinho
  • Sobrado
  • Tacima

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.