Política

ORÇAMENTO SECRETO: Governo espera que STF reverta suspensão de emendas de relator

Dvulgação

O fim de semana foi marcado por um clima de contrariedade entre integrantes do governo Jair Bolsonaro e aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O motivo: a decisão liminar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o pagamento das emendas de relator – que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”.

Após serem surpreendidos na sexta-feira (5), articuladores políticos do governo esperam reverter no plenário virtual do Supremo a decisão liminar de Weber. Levantamento preliminar feito pelo grupo indica uma Corte dividida, ou seja, um placar final apertado.

O tema será levado ao plenário virtual do Supremo entre terça (9) e quarta-feira (10), quando os demais ministros poderão confirmar ou derrubar a decisão de Rosa Weber. Eles podem ainda pedir destaque do tema, o que levaria o julgamento para o plenário físico em data a ser definida.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

VÍDEO: Lula diz que quem ‘se meter’ nas eleições brasileiras ‘vai apanhar muito’

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (25), que quem “se meter” nas eleições brasileiras vai “apanhar muito”. Durante convenção que confirmou a candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo, Lula disse que “ninguém de fora” deve “meter o dedo” no pleito e afirmou que o Brasil é soberano.

“Quem quiser de fora vir se meter nas eleições brasileiras, já vou avisando logo: vão apanhar muito aqui nas eleições. Quem vai decidir o destino desse país são 157 milhões de eleitores”, declarou.

A declaração foi feita um dia após o Ministério das Relações Exteriores negar o visto de dois funcionários norte-americanos que viriam ao Brasil nos próximos dias.

“O aviso está dado. O Brasil é soberano, o Brasil quer manter relações com todos os países do mundo, o Brasil não quer guerra, o Brasil quer paz, o Brasil não quer ódio, o Brasil quer amor, o Brasil não quer fazer futrica, o Brasil quer trabalhar”, disse Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

CLIMA SECO: Mais de 100 cidades paraibanas estão sob alerta de baixa umidade neste domingo (26)

Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de baixa umidade do ar para 117 cidades da Paraíba. O aviso é válido a partir das 12h e vai até as 18h deste domingo (26).

Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e de impactos à saúde.

O Inmet orienta que a população das cidades afetadas mantenha a hidratação constante, evite atividades físicas intensas nas horas mais secas do dia e reduza a exposição ao sol nos períodos de maior calor.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Municípios sob alerta amarelo de baixa umidade

  1. Água Branca
  2. Aguiar
  3. Amparo
  4. Aparecida
  5. Areia de Baraúnas
  6. Assunção
  7. Belém do Brejo do Cruz
  8. Bernardino Batista
  9. Boa Ventura
  10. Bom Jesus
  11. Bom Sucesso
  12. Bonito de Santa Fé
  13. Brejo do Cruz
  14. Brejo dos Santos
  15. Cachoeira dos Índios
  16. Cacimba de Areia
  17. Cacimbas
  18. Cajazeiras
  19. Cajazeirinhas
  20. Camalaú
  21. Caraúbas
  22. Carrapateira
  23. Catingueira
  24. Catolé do Rocha
  25. Conceição
  26. Condado
  27. Congo
  28. Coremas
  29. Coxixola
  30. Curral Velho
  31. Desterro
  32. Diamante
  33. Emas
  34. Frei Martinho
  35. Gurjão
  36. Ibiara
  37. Igaracy
  38. Imaculada
  39. Itaporanga
  40. Jericó
  41. Joca Claudino
  42. Juazeirinho
  43. Junco do Seridó
  44. Juru
  45. Lagoa
  46. Lastro
  47. Livramento
  48. Mãe d’Água
  49. Malta
  50. Manaíra
  51. Marizópolis
  52. Mato Grosso
  53. Maturéia
  54. Monte Horebe
  55. Monteiro
  56. Nazarezinho
  57. Nova Olinda
  58. Nova Palmeira
  59. Olho d’Água
  60. Ouro Velho
  61. Parari
  62. Passagem
  63. Patos
  64. Paulista
  65. Pedra Branca
  66. Pedra Lavrada
  67. Piancó
  68. Poço Dantas
  69. Poço de José de Moura
  70. Pombal
  71. Prata
  72. Princesa Isabel
  73. Quixaba
  74. Riacho dos Cavalos
  75. Salgadinho
  76. Santa Cruz
  77. Santa Helena
  78. Santa Inês
  79. Santa Luzia
  80. Santana de Mangueira
  81. Santana dos Garrotes
  82. Santa Teresinha
  83. Santo André
  84. São Bentinho
  85. São Bento
  86. São Domingos
  87. São Francisco
  88. São João do Cariri
  89. São João do Rio do Peixe
  90. São João do Tigre
  91. São José da Lagoa Tapada
  92. São José de Caiana
  93. São José de Espinharas
  94. São José de Piranhas
  95. São José de Princesa
  96. São José do Bonfim
  97. São José do Brejo do Cruz
  98. São José do Sabugi
  99. São José dos Cordeiros
  100. São Mamede
  101. São Sebastião do Umbuzeiro
  102. São Vicente do Seridó
  103. Serra Branca
  104. Serra Grande
  105. Soledade
  106. Sousa
  107. Sumé
  108. Taperoá
  109. Tavares
  110. Teixeira
  111. Tenório
  112. Triunfo
  113. Uiraúna
  114. Várzea
  115. Vieirópolis
  116. Vista Serrana
  117. Zabelê

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba registra duas vítimas de morte violenta por dia no primeiro semestre de 2026

Divulgação

Pelo menos duas pessoas foram vítimas de morte violenta por dia, na Paraíba, durante o primeiro semestre de 2026. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam 445 casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que incluem homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Mesmo com o número de casos registrado neste ano, houve redução de 13% em comparação com o primeiro semestre de 2025.

Junho foi o mês com mais registros, somando 91 casos. Os homicídios lideram o total, com 412 ocorrências, seguidos por 19 feminicídios, 8 casos de lesão corporal seguida de morte e 6 latrocínios.

João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Mamanguape e Cabedelo foram as cidades com mais casos de violência no primeiro semestre de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Após Milei chamar Moraes de ‘lixo careca’, presidente do STF diz que fala é ‘incompatível com civilidade’ entre países

Divulgação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, criticou neste sábado (25) as declarações do presidente da Argentina, Javier Milei, contra o ministro Alexandre de Moraes, feitas durante a convenção nacional do PL, em São Paulo.

Em nota, Fachin afirmou que a fala de Milei foi uma “referência desrespeitosa a magistrado da mais alta Corte do País, feita em solo brasileiro” e ressaltou que a decisão judicial questionada foi tomada conforme a Constituição e as leis brasileiras.

O presidente do STF também declarou que a Corte “deplora manifestações incompatíveis com a civilidade que deve caracterizar as relações entre os Estados” e reafirmou a autonomia do Judiciário brasileiro.

Durante o evento, Milei chamou Moraes de “lixo careca” ao comentar a decisão que negou seu pedido para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.

Na última semana, Alexandre de Moraes rejeitou o pedido de visita ao informar que todas as visitas ao ex-presidente estavam suspensas por 30 dias.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Milei chama Moraes de “lixo careca” após proibição de visita a Jair Bolsonaro


O presidente da Argentina, Javier Milei, criticou neste sábado (25) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter o pedido para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negado.

Durante a convenção nacional do PL, que oficializou a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República, Milei afirmou:

“Esse lixo careca não me permitiu visitar meu amigo injustamente preso, embora eu saiba que Lula recebia constantemente líderes estrangeiros enquanto estava na cadeia, inclusive aquele ex-presidente argentino desastroso, Alberto Fernández”.

Na sequência, o presidente argentino declarou:

“Isso não passa de uma demonstração clara da injustiça de sua prisão e de seu evidente caráter vingativo. Caro Jair, te abraço à distância, pois o que os burocratas estão impedindo hoje logo se tornará realidade e voltaremos a nos abraçar com o querido Jair Bolsonaro.”

O pedido de visita foi negado por Alexandre de Moraes em 18 de julho. Na decisão, o ministro afirmou que todas as visitas ao ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar, estavam suspensas por 30 dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Flávio se emociona em convenção do PL ao assistir vídeo de Jair Bolsonaro feito por inteligência artificial

magem: reprodução

A oficialização da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República foi marcada por um momento de emoção neste sábado (25), durante a convenção nacional do PL, na Arena Pacaembu, em São Paulo.

O senador chorou ao assistir a um vídeo produzido por inteligência artificial que simulava um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível e impedido de participar de atos de campanha. A homenagem foi exibida em um telão para os apoiadores presentes no evento.

Depois de se recompor, Flávio fez um discurso de cerca de 15 minutos, afirmou que dará continuidade ao projeto político do pai, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o Brasil foi “sequestrado” e prometeu “libertar o país desse cativeiro”. O senador também declarou esperar receber a faixa presidencial das mãos de Jair Bolsonaro em janeiro de 2027.

A convenção reuniu ainda o presidente da Argentina, Javier Milei, e exibiu uma mensagem em vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O PL, porém, ainda não anunciou o candidato a vice.

ASSISTA:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Stalking contra mulheres cresce quase 40% na Paraíba, aponta anuário

Anuário de Segurança Pública aponta aumento dos casos de stalking e dos furtos de celulares na Paraíba. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os casos de stalking contra mulheres cresceram cerca de 40% na Paraíba entre 2024 e 2025, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026, divulgado nessa quinta-feira (24). O levantamento aponta que o estado registrou 2.147 ocorrências do crime de perseguição no ano passado, contra 1.534 casos em 2024.

Em todo o Brasil, foram contabilizados mais de 123 mil registros de stalking. O crime passou a integrar o Código Penal em 2021 e é caracterizado pela perseguição repetitiva, presencial ou virtual, capaz de ameaçar a integridade física ou psicológica da vítima, restringir sua liberdade ou invadir sua privacidade.

Além do avanço nos casos de perseguição, o anuário mostra que a violência psicológica contra mulheres também aumentou na Paraíba. Foram 715 registros em 2025, alta de 41% em relação ao ano anterior.

Os dados têm como base informações das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Furto de celulares cresce 51%

O Anuário também aponta aumento expressivo nos furtos de celulares na Paraíba. Em 2025, foram 4.799 ocorrências, contra 3.174 registradas em 2024, crescimento de 51%, o equivalente a 1.625 casos a mais em apenas um ano.

A taxa do crime passou de 76 para 115 furtos por 100 mil habitantes.

Outro dado destacado pelo levantamento é que a Paraíba ficou atrás apenas do Rio de Janeiro entre os estados que registraram aumento no indicador que reúne roubos e furtos de celulares. Enquanto a Paraíba teve crescimento de 21%, o Rio apresentou alta de 22%. Os demais estados registraram redução.

Na contramão dos furtos, os roubos de celulares diminuíram 23,3% no estado. Foram 1.598 ocorrências em 2025, frente a 2.082 em 2024. A taxa caiu de 50,2 para 38,4 roubos por 100 mil habitantes.

Ao todo, a Paraíba contabilizou 6.397 registros de roubos e furtos de celularesem 2025.

Panorama nacional

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também aponta que o Brasil registrou recorde de feminicídios em 2025, com média de quatro mulheres assassinadas por dia, apesar da redução das mortes violentas em geral.

Entre os indicadores que cresceram nacionalmente estão os casos de violência psicológica (17%), stalking (30%), descumprimento de medidas protetivas (17%) e ameaças (0,5%).

Resumo da notícia

  • Casos de stalking cresceram cerca de 40% na Paraíba, passando de 1.534 para 2.147 registros.
  • Violência psicológica contra mulheres aumentou 41% em relação a 2024.
  • Furtos de celulares avançaram 51%, com 4.799 ocorrências em 2025.
  • Roubos de celulares caíram 23,3% no estado.
  • Paraíba ficou atrás apenas do Rio de Janeiro entre os estados que mais elevaram o indicador de roubos e furtos de celulares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba registra 237 colisões contra postes no primeiro semestre; veja cidades com mais casos


					Paraíba registra 237 colisões contra postes no primeiro semestre; veja cidades com mais casos
Reprodução

A Paraíba registrou 237 colisões de veículos contra postes no primeiro semestre de 2026, o equivalente a uma média de mais de um acidente por dia. Os dados são de um levantamento da Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.

De acordo com o levantamento, João Pessoa lidera o número de ocorrências no estado com 35 acidentes entre veículos e postes registrados no primeiro semestre de 2026. No ranking, também aparecem outras cidades da Grande João Pessoa e Sertão do estado.

Ranking de cidades com o maior número de colisões:

  1. João Pessoa: 35
  2. Campina Grande: 23
  3. Cabedelo: 7
  4. Sousa: 6
  5. Esperança: 4
  6. Guarabira: 4
  7. Queimadas: 4
  8. Santa Rita: 4

Recomendações de segurança

Um dos principais problemas que envolve os acidentes entre veículos e postes é o risco à segurança da população. Segundo a companhia, os danos provocados pela colisão podem soltar os fios da rede elétrica, energizando o solo e até o veículo.

Em caso de acidente, a orientação da Energisa é que os ocupantes permaneçam dentro do veículo e evitem qualquer contato com áreas que possam estar energizadas.

O alerta também vale para moradores e pessoas que estejam próximas ao local do acidente. A orientação é manter distância de postes, cabos e outros equipamentos danificados e potencialmente energizadas.

A distribuidora também orienta que, em caso de acidente, a população acione a empresa pelos canais oficiais de atendimento, como o número de WhatsApp (83) 9135-5540 ou Call Center 0800 083 0196.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Sem vice definido, PL oficializa candidatura de Flávio Bolsonaro neste sábado

Vittor Sales/Divulgação pré-campanha

O PL realiza neste sábado (25), a partir das 10h, em São Paulo, a convenção nacional que deve oficializar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. O evento ocorre em meio às negociações do partido para definir o nome que ocupará a vaga de vice na chapa.

Até o momento, o companheiro de chapa de Flávio Bolsonaro ainda não foi anunciado. O PL também mantém conversas para ampliar a aliança nacional, com tentativas de atrair o Republicanos e a federação União-PP, formada por União Brasil e Progressistas. Além do apoio político, a eventual adesão do Republicanos pode aumentar o tempo de propaganda eleitoral gratuita da candidatura.

Javier Milei na convenção do PL

O presidente argentino Javier Milei chegou nessa sexta-feira (24) ao Brasil para participar da convenção partidária do PL. Milei, contudo, deve ir embora ainda neste sábado, sem ter nenhum encontro com autoridades brasileiras do atual governo.

A direita brasileira tentou articular um encontro entre o argentino e o ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido, no entanto, foi negado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que proibiu visitas a Bolsonaro pelo prazo de 30 dias, em decisão anunciada no último dia 17.

Propostas de Flávio

Em transmissão ao vivo realizada na quinta-feira (23), o senador detalhou parte do plano “Brasil sem Medo”, voltado à segurança pública. Entre as medidas anunciadas, o pré-candidato prometeu construir mais cinco presídios federais de segurança máxima, inspirados no modelo adotado por El Salvador. Segundo ele, a proposta é ampliar a capacidade do sistema prisional para combater o crime organizado.

Na área da educação, Flávio afirmou que pretende retomar a expansão das escolas cívico-militares. O senador também defendeu o uso de inteligência artificial para reduzir e, segundo ele, zerar as filas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Outra proposta apresentada é o aumento das penas para roubos e furtos de celulares. Flávio disse que pretende elevar a pena mínima para esses crimes e para a receptação de dois para oito anos de prisão.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba tem seis trechos impróprios para banho neste final de semana; veja

Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Seis trechos de praias da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de semana. Segundo relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), quatro trechos estão localizados em João Pessoa e dois em Pitimbu.

O relatório coletou amostras nos períodos de 20 e 23 de julho, e é válido até 31 de julho, data de divulgação do próximo relatório.

Segundo o órgão, a classificação de impróprio vale apenas para uma faixa de 100 metros à direita e à esquerda do ponto de coleta. Fora desse perímetro, as praias seguem liberadas para banho até nova avaliação da qualidade da água.

Trechos impróprios para banho na Paraíba

Em João Pessoa

  • Manaíra: Av. João Maurício
  • Manaíra: Av. Manoel Moraes
  • Tambaú: Av. Senador Ruy Carneiro
  • Jacarapé: Rua Manoel Candido Soares

Em Pitimbu

  • Maceió: Av. Beira Mar
  • Acaú/Pontinha: Rua Projetada 5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.