TJPB

Juiz de João Pessoa concede sentença inédita de adoção após morte da mãe

Foto: Divulgação

O juiz Adhailton Lacet, da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, proferiu sentença inédita nessa sexta-feira (17) concedendo uma adoção para uma pessoa que já faleceu.

De acordo com os autos, a mulher, que faleceu em 2016, cuidava juntamente com seu marido da jovem como se pais fossem. O pedido de adoção teve o consentimento da mãe biológica da menor.

“Analisando o caso dos autos, verifica-se que se trata de um caso em que a adotanda conviveu desde um ano de idade com os requerentes, ora promoventes, tendo tido pouquíssimo ou nenhum contato adequado, com a sua família biológica, notadamente, a sua genitora”, destacou o magistrado na decisão.

Ele lembrou que conforme consta no parecer da equipe interdisciplinar e também no depoimento da testemunha arrolada pela parte autora, o desejo do requerente e da sua companheira, hoje falecida, sempre foi adotar a jovem e que estes sempre ofertaram amor, carinho e afeto.

“Foi constatado que enquanto a segunda promovente esteve viva, ofertou amor, carinho e cuidado necessários para o seu bom desenvolvimento. Os vínculos de afeto foram devidamente constatados através do relatório da equipe, por meio do depoimento da própria adotanda e de prova testemunhal”, ressaltou.

O magistrado destacou que o direito fundamental da criança e do adolescente de ser criado e educado no seio da sua família, preconizado no artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente, engloba a convivência familiar ampla, para que o menor alcance em sua plenitude um desenvolvimento sadio e completo.

Ainda na decisão, o juiz Adhaiton Lacet afirma que seria um contrassenso retirar a menor de um lar constituído, onde, ao que tudo indica, está recebendo todos os cuidados que merece.

“Uma reversão dessa situação poderá ensejar em danos psíquicos significativos, que certamente terão desdobramentos na sua vida adulta e na composição da sua personalidade”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Defesa de Gustavo Sagaiz se manifesta após desabamento na UP Garden em João Pessoa; confira nota

Imagem: G1 Paraíba

Após a tragédia ocorrida na noite de domingo (28) no espaço de eventos Up Garden Altiplano, no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, a defesa do cantor Gustavo Sagaiz, que promoveu a festa, emitiu uma nota oficial por meio do escritório Daniel Alisson Advocacia. O posicionamento foi divulgado na tarde desta segunda-feira (29).

A defesa explicou que o evento tratava-se de uma festa de aniversário, reunindo familiares, amigos e conhecidos do cantor e que todas as normas públicas e contratuais foram rigorosamente respeitadas para a realização do evento, e a responsabilidade pelo incidente seria de responsabilidade da UP Garden.

Confira a nota na íntegra:

O desabamento da estrutura de madeira e telhado da UP Garden resultou em 46 pessoas feridas, conforme boletim divulgado pelo Hospital de Trauma e Emergência de João Pessoa. Dentre esses, 38 já receberam alta, enquanto três permanecem em estado grave, sendo uma delas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PB.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

PRESSÃO: MST invade sede do Incra em Alagoas após governo nomear superintendente ligado a Arthur Lira

Foto: Reprodução MST

Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) invadiu novamente a sede da superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) nesta segunda-feira, 29, em protesto contra a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento, o novo indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para o cargo.

Essa invasão é mais um episódio do chamado “Abril Vermelho”, mês em que o MST intensifica suas marchas e invasões para pressionar o governo em relação à reforma agrária.

Em uma rede social, o MST afirmou que cerca de 400 integrantes do movimento denunciam a continuidade do bolsonarismo com a posse do novo superintendente.

“A ação repudia a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento para superintendência do órgão, substituindo o superintendente exonerado nas últimas semanas, César Lira, ambos indicados pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP)”, disse o movimento.

“Para os movimentos a nomeação representa a continuidade da gestão com traços do bolsonarismo, herdado pela condução de César Lira desde o governo Temer”, acrescentou.

Desde o início do mês, o MST invadiu pelo menos 32 lotes de terra em 15 estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Quanto ao novo indicado de Arthur Lira para o Incra em Alagoas, após o impasse criado pela demissão de Wilson César de Lira Santos, primo do presidente da Câmara, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária nomeou Junior Rodrigues do Nascimento para a superintendência. Essa nomeação foi publicada no Diário Oficial da União em 25 de abril.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), afirmou que o impasse estava superado, pois o próprio presidente Lira já enviou uma proposta de nome para substituir Wilson César de Lira Santos.

“Está superado porque o próprio presidente Lira já enviou uma proposta de nome para substituí-lo. Foi dialogado”, disse o petista.

A demissão desse primo de Arthur Lira ocorreu em meio ao embate do deputado com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Além disso, o avanço das invasões de terras pelo MST durante o Abril Vermelho também contribuiu para essa demissão. Os sem-terra pleiteiam trocas em chefias do órgão, responsável por gerir os processos de regularização de assentamentos.

Fonte: Portal Terra Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

STF mantém julgamento da operação Calvário, no TRE-PB

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu os julgamentos de dois recursos impetrados pela defesa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para que a Operação Calvário fosse julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

O ministro Gilmar Mendes, relator da investigação na Corte, já tinha decidido de forma monocrática pela competência da Justiça Eleitoral. A Procuradoria-Geral da República, porém, ingressou com recurso e os casos foram levados à julgamento pela Segunda Turma.

Nas duas ações, Mendes votou pela manutenção da decisão liminar. O voto dele foi seguido pelos ministros Dias Toffoli e Nunes Marques.

O ministro Edson Fachin abriu a primeira divergência. O entendimento do magistrado foi seguido pelo ministro André Mendonça.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Golpistas se aproveitam de desabamento no Up Garden, em João Pessoa, e pedem dinheiro na internet

Golpistas estão se aproveitando do desabamento na estrutura do Up Garden, em João Pessoa, e estão pedindo dinheiro na internet. A cobertura do palco desabou na noite deste domingo (28) e deixou 46 pessoas feridas, três delas em estado grave.

A denúncia foi feita por uma internauta em comentário no Instagram. “Lembrando que já estão pedindo pix se aproveitando da situação que aconteceu. Ninguém tem que mandar pix ajudando, a responsabilidade em custear remédios ou qualquer outra necessidade dos feridos é da casa de show”, relatou a mulher.

Entenda o caso
A estrutura de madeira e coberta com telhas da casa de eventos localizada no bairro Altiplano Cabo Branco, desabou durante uma festa particular no fim da noite desse domingo (28).

O evento, que comemorava o aniversário de um artista, teria começado por volta das 17h, e contava com centenas de outros artistas e influenciadores digitais.

Quatro unidades de resgate do Corpo de Bombeiros e sete do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu) foram acionadas, mas esse número de viaturas foi insuficiente. Dessa forma, muitas das pessoas que ficaram feridas precisaram ser levadas por parentes e amigos em carros particulares para o Hospital de Emergência e Trauma da Capital.

De acordo com o boletim médico da unidade, emitido no fim da manhã desta segunda, deram entrada 46 pessoas, sendo 23 homens e 23 mulheres, com idades entre 17 e 46 anos. Os ferimentos eram de diferentes níveis, algumas pessoas tiveram fraturas no corpo. Dessas, 38 pessoas já receberam alta nesta segunda-feira (29) e outras oito seguem internadas, três delas em estado grave.

Ainda não há informações sobre o que teria motivado o desabamento, mas acredita-se que as fortes chuvas e ventanias registradas durante a noite desse domingo tenham sido a causa.

A casa de shows foi oficialmente interditada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (29) e a Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar se a empresa responsável pelo espaço seguiu todos os trâmites necessários para a regularização do espaço.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Clickpb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TJPB

Juiz Aluízio Bezerra é eleito desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

Juiz Aluízio Bezerra Filho novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

O juiz Aluízio Bezerra Filho foi eleito, na tarde desta segunda-feira (29), novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O magistrado vai substituir o desembargador Marcos William, que se aposentou do cargo no ano passado.

A sessão para escolha do novo desembargador aconteceu de forma híbrida e foi presidida pelo desembargador João Benedito da Silva, presidente da Corte.

Os juízes que obtiveram a maior pontuação na análise por parte dos desembargadores que compõe o Pleno do Tribunal foram os seguintes:

– Carlos Eduardo Leite Lisboa;

– Aluízio Bezerra Filho;

– Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes.

Apesar de não ter sido o mais votado, Aluízio Bezerra foi nomeado seguindo o entendimento da Constituição Federal que determina que um juiz que figurar pela terceira vez numa lista tríplice será escolhido desembargador.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Mais de 75 alimentos vencidos são apreendidos em mercado de Campina Grande

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de Campina Grande das prateleiras de um mercadinho localizado no bairro das Cidades na última sexta-feira, 26. A ação aconteceu durante fiscalização de rotina realizada pelo órgão todos os dias, mas os consumidores podem registrar reclamação sempre que identificar qualquer irregularidade.

Segundo Waldeny Santana, coordenador do Procon Municipal, durante a fiscalização no estabelecimento comercial, os fiscais identificaram 75 produtos com a data de validade vencida e até mesmo sem o registro de data de validade expostos à venda para consumidores, a exemplo de pães, bolos, biscoitos, salgadinhos, carnes e iogurte. Todos os produtos foram recolhidos e encaminhado para o devido descarte.

Já o responsável pelo mercadinho, de acordo com o coordenador do Procon-CG, foi autuado pelos fiscais com base no artigo 18, parágrafo 6°, que define os produtos que são impróprios para o consumo: I – os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos; II os produtos deteriorados, alterados, adulterado, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde. ”Eles têm um prazo de 10 dias para apresentarem defesa e a multa pela infração que pode chegar a R$ 10 mil”, informou Waldeny Santana.

Com isso, os consumidores devem sempre observar o prazo de validade dos produtos nas prateleiras, antes de efetuar a compra e, caso encontre algum produto vencido à venda ou sem as informações clara e precisa, faça uma reclamação ao Procon-CG pelos canais de comunicação do órgão: telefones 151 (Disque Procon), 83 98185 8168 (WhatsApp), (83) 98186 3609. Ou presencialmente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, na rua Prefeito Ernani Lauritzen, no centro da cidade; bem como apresentar denúncia também na Vigilância Sanitária local.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Estrutura que desabou em casa de shows em JP não foi construída por profissionais habilitados, diz Crea

Foto: redes sociais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) afirmou nesta segunda-feira (29) que iniciou uma atuação sobre o acidente ocorrido na noite desse domingo (28 ), na casa de eventos “Up Garden”, localizada no bairro do Portal do Sol em João Pessoa, onde houve a queda de uma estrutura de madeira e metal, iniciamos a atuação conforme nossas atribuições legais.

De acordo com o Conselho, os registro apontam que não consta nenhuma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relacionada à construção ou manutenção da estrutura envolvida no incidente. Ou seja, a falta de uma ART indica que os trabalhos técnicos não foram conduzidos por profissionais habilitados e registrados, comprometendo a qualidade e segurança da edificação.

O Crea-PB não é responsável pela emissão de licenças de funcionamento de eventos, competência que pertence a outros órgãos municipais ou estaduais, conforme legislação específica. Em nota oficial, o Conselho informou que contribui com a investigação instaurada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

“O CREA-PB não possui poder de embargo, sendo nossa função primordial a fiscalização do exercício profissional da engenharia, agronomia e geociências, assegurando que tais atividades sejam realizadas por profissionais devidamente habilitados. Estamos comprometidos em reforçar a fiscalização para evitar que eventos como este se repitam e para garantir a segurança da população”, disseram em nota.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Após estrutura desabar durante festa, bombeiros interditam casa de shows de João Pessoa

Foto: Reprodução

Foi oficialmente interditada na manhã desta segunda-feira (29) uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa. A interdição acontece horas depois de um acidente em que a estrutura do local desabou e deixou 44 pessoas feridas.

De acordo com a nota, uma equipe de bombeiros foi até o local, mas não encontrou nenhum responsável pelo espaço. E como não foi apresentado alvará de funcionamento ou documento que comprovasse a vistoria que autorizava a realização do evento, o local vai permanecer fechado por tempo indeterminado.

Os responsáveis pelo estabelecimento UP Garden, onde o acidente aconteceu, foram procurados pelo g1 por várias vias de contatos, mas não responderam ou atenderam as ligações.

O acidente aconteceu na noite deste domingo (28), durante uma festa que contava com várias apresentações musicais. No momento em que o cantor Gustavo Sagaiz estava no palco, uma estrutura de madeira e telhas desabou por cima de artistas e público.

G1 PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: Organizador da festa, cantor Gustavo Sagaiz nega responsabilidade por tragédia em casa de shows

O cantor Gustavo Sagaiz se pronunciou, na madrugada desta segunda-feira (29), após a tragédia ocorrida na casa de shows Up Garden, no Altiplano. Pelo menos 44 pessoas foram transferidas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, sendo uma delas com gravidade. O evento era em comemoração ao aniversário do artista e várias atrações tinham passado pelo palco.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Gustavo afirmou que a estrutura de palco montada evitou que uma tragédia maior acontecesse.

 

Leia mais: VÍDEO: Teto de casa de shows desaba e deixa vários feridos, em João Pessoa

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Casas Bahia entra com pedido de recuperação extrajudicial para dívida de R$ 4,1 bi

ImagemFoto: Reprodução

A Casas Bahia entrou com pedido de recuperação extrajudicial para dívidas que somam R$ 4,1 bilhões. O pedido já é pré-acordado com os principais credores, que detém 54,5% dos débitos e, portanto, deve ser aplicado também aos demais credores pulverizados, dentre eles, pessoas físicas.

O montante renegociado, que envolve a 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries de debêntures, tinha custo médio de CDI +2,7% e prazo de 22 meses. Agora, o custo está em CDI + 1,2%, em um prazo de 72 meses. Nos cálculos da empresa, o novo perfil da dívida preserva R$ 4,3 bilhões de caixa até 2027, sendo R$ 1,5 bilhão somente em 2024. Como contrapartida, os principais bancos credores ganham o dinheiro de converter 63% dos valores que lhe são devidos em ações da varejista.

O acordo inclui uma carência de 24 meses para pagamentos de juros e 30 meses para pagamento de principal. Assim, antes da renegociação, a empresa desembolsaria, até 2027, R$ 4,8 bilhões. Agora, a empresa terá de arcar, no mesmo prazo, apenas com R$ 500 milhões.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.