MPPB

MP aciona Justiça para obrigar Prefeitura de CG pagar servidores da saúde

A promotora Adriana Amorim, do Ministério Público da Paraíba, ingressou, nesta terça-feira (04), com uma Ação Civil Pública para que a Justiça obrigue a Prefeitura de Campina Grande a solucionar o atraso de pagamento de salários a servidores da Saúde. Na petição, a promotora afirma que medida se faz necessária diante do cenário de não se chegar a uma solução através de medidas administrativas.

“A frustração das tentativas de solução administrativa e consensual evidenciam a necessidade de imediata intervenção judicial, como medida indispensável para assegurar o cumprimento das obrigações salariais e preservar o princípio da continuidade do serviço público — de observância obrigatória pela Administração”, afirmou.

Adriana Amorim foi além. Ela disse, na ação, que “a persistência desse quadro [atrasos salariais], em se tratando de serviços essenciais como a saúde, afronta não apenas os direitos trabalhistas e sociais dos servidores, mas também compromete a própria efetividade das políticas públicas e o direito constitucional da população à saúde”.

Por isso, o Ministério Público pede que a Justiça obrigue a gestão Bruno Cunha Lima (União) a realizar, de forma imediata, os pagamentos em atrasos “em estrita observância aos princípios da dignidade da pessoa humana, da moralidade administrativa e da continuidade do serviço público, de modo a restaurar a regularidade e a credibilidade da gestão na área da saúde”.

“O atraso nos pagamentos não apenas lesiona direitos individuais, mas compromete a continuidade dos serviços públicos essenciais à população, em especial à saúde, afrontando o princípio da continuidade dos serviços públicos, corolário do art. 37 da Constituição Federal e do regime jurídico-administrativo que vincula a atuação da Administração Pública à legalidade e à moralidade”, peticionou o MP.

Além do depósito dos salários em atraso, a promotora pede, também, que a Prefeitura adote um plano de regularização orçamentária, o que inclui um calendário de pagamentos previsível, e medidas de transparência.

O que pede o Ministério Público: 

1) Seja concedida a tutela provisória de urgência para determinar que o Município de Campina Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, efetue o pagamento imediato das remunerações referentes aos meses em atraso dos servidores contratados da área da saúde que efetivamente prestaram seus serviços, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após a intimação desta decisão, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais), ou outro valor que Vossa Excelência entender adequado.

2) Seja assegurado o pagamento regular das remunerações vincendas até o 5o (quinto) dia útil do mês subsequente ao trabalhado, de modo a evitar novos atrasos, sob pena de adoção das medidas coercitivas cabíveis.

3) Seja determinado ao Município de Campina Grande que apresente, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, planilha detalhada das receitas e despesas da Saúde Municipal referentes aos últimos 12 (doze) meses, contendo:

(i) quantitativo de servidores efetivos, contratados, comissionados, credenciados e terceirizados da saúde;

(ii) valor atualizado da folha de pagamento de cada categoria;

(iii) receitas vinculadas (Fundo Municipal de Saúde, emendas parlamentares, repasses federais/estaduais, etc.);

(iv) demonstrativo dos atrasos mensais e valor das obrigações pendentes.

4) Seja determinado ao Município de Campina Grande que apresente cronograma de pagamento para regularização integral das remunerações a partir de novembro de 2025, com envio trimestral de relatórios a este juízo e publicação no portal oficial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Falsa médica é solta após audiência de custódia e terá que cumprir medidas cautelares

0

SHARES

A falsa médica Isabela de Melo Dantas, presa nesta quinta-feira (27) enquanto atendia uma paciente em João Pessoa, foi colocada em liberdade provisória após passar por audiência de custódia. Ela deverá cumprir medidas cautelares, entre elas a suspensão do exercício de atividades de natureza econômica ou financeira.

Isabela é investigada por crimes como exercício ilegal da medicina, estelionato e aplicação de medicamentos irregulares. Segundo as denúncias, vítimas relataram o uso de substâncias como silicone de construção, soro e até ar durante os procedimentos estéticos. Pelo menos 15 pessoas já procuraram a Delegacia de Defraudações para registrar queixas.

Nas redes sociais, ela se apresentava como “Doutora Isabela Dantas”, “rainha da harmonização glútea” e especialista em harmonização corporal e facial. À polícia, no entanto, negou ter se passado por médica e afirmou ser esteticista. As investigações continuam.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

[VÍDEO] Lula interrompeu a fala da jornalista Renata Vasconcellos ao menos 11 vezes em entrevista ao Jornal Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu a jornalista Renata Vasconcellos ao menos 11 vezes durante a entrevista concedida à TV Globo na quinta-feira (27). O petista foi entrevistado por Renata e César Tralli, apresentadores do Jornal Nacional.

Durante a sabatina, Lula também reagiu com tom de desdém ao ser questionado sobre a dívida pública e as metas do governo para reduzir sua proporção em relação ao PIB. O presidente afirmou que a pergunta deveria ter sido feita de outra forma e sugeriu que a jornalista deveria estar mais bem preparada para a entrevista.

A depender das situações, as práticas de Lula podem ser compreendidas de duas formas. Manterrupting, quando um homem interrompe uma mulher de forma desnecessária enquanto ela fala, impedindo que conclua seu raciocínio ou termine de expor sua ideia, ou ainda como “Mansplaining” que é o comportamento de um homem que explica algo a uma mulher com um ar de superioridade, partindo do pressuposto de que ela não domina o assunto ou sabe menos do que ele, mesmo quando ela possui conhecimento ou é especialista na área.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba não terá apoio de tropas federais nas Eleições 2026

0

SHARES

A Paraíba não está entre os estados que terão apoio de tropas federais no primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (27), o envio de forças para municípios de Tocantins, Piauí, Ceará, Acre e Rio de Janeiro.

A situação é diferente da registrada nas eleições municipais de 2024, quando Bayeux, Cabedelo e Fagundes receberam o reforço das forças federais. Em Bayeux e Cabedelo, os pedidos foram motivados por preocupações com a atuação de facções criminosas. Já em Fagundes, o reforço foi autorizado diante do acirramento político no município.

Nas eleições de 2022, a Paraíba também não recebeu tropas federais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Prefeitura não descarta incêndio criminoso no Centro de Passagem de João Pessoa

Defesa Civil e engenheiros foram acionados para vistoriar o prédio. Foto: Reprodução

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti, disse nesta sexta-feira (28), que a Prefeitura de João Pessoa não descarta a possibilidade de o incêndio que atingiu Centro Comercial de Passagem, tenha sido criminoso. A declaração foi durante entrevista á BandNews FM João Pessoa 101.1.

Segundo Marmuthe, ainda é cedo para afirmar se o fogo começou de forma acidental ou intencional. O laudo do Corpo de Bombeiros deve ser divulgado até este sábado (29).

“Tem um sistema de câmeras e tudo isso vai ser avaliado. Vamos esperar o laudo pericial dos bombeiros para indicar qual foi a causa”, declarou.

O secretário também afirmou que uma eventual ação criminosa será punida conforme a legislação.

“É muito prematuro fazer algum juízo de valor. Mas, se for algo intencional e criminoso, com certeza haverá as penalidades da lei”, disse.

O incêndio atingiu o Centro Comercial de Passagem, na tarde dessa quinta-feira (27), que possui 97 boxes. Quatro espaços tiveram perda total e outros quatro foram afetados indiretamente pelo calor.

Marmuthe estimou que a área atingida diretamente representa aproximadamente 3% do estabelecimento.

“São 97 boxes. Apenas 3% foram atingidos. Quatro boxes tiveram perda total e outros quatro foram atingidos indiretamente por força do calor”, explicou.

Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. O secretário informou que não houve vítimas com ferimentos graves ou leves.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

CONTRADIÇÃO: Veja 12 fotos de Lula com lobista que ele disse no JN nunca ter visto na vida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante sabatina do Jornal Nacional, nesta quinta-feira (27), que não conhece e nunca viu a lobista Roberta Luchsinger, amiga de seu filho Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. No entanto, há pelo menos 12 fotos publicadas nas redes sociais de Roberta em que ela aparece com Lula.

“Não conheço essa moça. Nunca vi essa moça na minha vida. Nunca conversei com essa moça. Ela nunca esteve próxima de mim”, declarou Lula ao ser questionado sobre a lobista.

Os registros publicados no perfil de Roberta no Instagram vão de 2018 a 2023 e mostram encontros em diferentes ocasiões. Em uma das publicações, de 20 de julho de 2022, ela aparece ao lado de Lula e da primeira-dama Janja Lula da Silva. Na legenda, escreveu: “Quem tem amigos, tem tudo”.

Há também registros feitos durante a campanha eleitoral de 2022 e após a eleição de Lula. Em uma publicação de novembro daquele ano, Roberta aparece novamente com o petista e o chama de “o melhor presidente que esse país já teve e terá novamente”.

Em outro registro, de 2023, Lula aparece entre Roberta e a advogada Daniela Teixeira, posteriormente indicada para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Roberta Luchsinger é investigada pela Polícia Federal por suspeitas relacionadas à atuação junto ao governo federal. Ela também é apontada nas investigações como próxima de Lulinha.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Operação contra grupo de apostas que movimentou R$ 5 bilhões cumpre mandados em João Pessoa

A Receita Federal e o Ministério Público Federal (MPF) cumprem, nesta sexta-feira (28), seis mandados de busca e apreensão em João Pessoa, Recife e São Paulo.

A ação faz parte da Operação Jogo de Sombras, que investiga supostos crimes de sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro relacionados à exploração de apostas de quota fixa, as bets.

A investigação tem como foco um grupo empresarial responsável pela exploração de uma plataforma de apostas esportivas. Segundo as apurações, o grupo teria movimentado mais de R$ 5 bilhões apenas no ano de 2025.

A ação é realizada pela Receita Federal e pelo MPF, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com a investigação, os possíveis crimes teriam ocorrido antes e depois da regulamentação do setor de apostas de quota fixa no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

ELEIÇÃO: Horário eleitoral no rádio e TV começa nesta sexta (28)

Agência Brasil

Começa hoje (28) o horário eleitoral gratuito para o primeiro turno das eleições de 2026. Trata-se do tempo destinado a candidatos e candidatas para divulgar ideias e propostas de campanhas nas redes abertas de TV e de rádio.

A veiculação vai até o dia 1º de outubro, quatro dias antes do 1° turno, de segunda a sábado, em dois blocos de televisão e de rádio, somando 25 minutos diários.

Confira a grade completa por cargo:

Presidente da República (terças, quintas e sábados): rádio das 7h às 7h12m30 e das 12h às 12h12m30; TV das 13h às 13h12m30 e das 20h30 às 20h42m30.

Governador (segundas, quartas e sextas): rádio das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25; TV das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55.

Senador (segundas, quartas e sextas): rádio das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05; TV das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35.

Deputado federal (terças, quintas e sábados): rádio das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25; TV das 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55.

Deputado estadual e distrital (segundas, quartas e sextas): rádio das 7h05 às 7h15 e das 12h05 às 12h15; TV das 13h05 às 13h15 e das 20h35 às 20h45.

Fora desses blocos, ainda há as inserções de 30 e 60 segundos, espalhadas pela programação entre 5h e meia-noite, somando 70 minutos diários por emissora.

Tempo dos candidatos

O tempo de cada candidato dentro do bloco para os postulantes à presidência não é igual entre si. A legislação eleitoral determina que 90% do horário eleitoral disponível seja dividido de forma proporcional ao número de deputados federais eleitos em 2022 pelos partidos e pelas federações que compõem cada candidatura.

Os 10% restantes são repartidos igualmente entre as legendas que cumprem a cláusula de desempenho, regra que exige um mínimo de votos ou de deputados eleitos para acesso ao Fundo Partidário e à propaganda gratuita.

Na prática, isso reduz o espaço na Televisão e no rádio a poucos nomes.

Com R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Dia D de Vacinação Antirrábica Animal acontece neste sábado (29) em João Pessoa

Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa realiza, neste sábado (29), o “Dia D” de Vacinação Antirrábica Animal 2026 para cães e gatos a partir de três meses. A vacinação será feita em pontos fixos e móveis distribuídos por diferentes regiões da cidade.

Podem ser vacinados animais a partir de três meses que não estejam em tratamento de saúde, amamentando ou gestantes. A revacinação deve ser feita anualmente.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a raiva, doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. Para vacinar, o tutor deve apresentar documento de identificação e informar o endereço de residência.

Os cães devem estar com coleira e guia, enquanto animais de grande porte ou agressivos precisam usar focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou recipientes adequados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Centro Comercial de Passagem deve ficar fechado por tempo indeterminado após incêndio

Foto: G1/montagem

O Centro Comercial de Passagem, em João Pessoa, deve permanecer fechado por tempo indeterminado após o incêndio que atingiu o local na quinta-feira (27).

Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro boxes foram destruídos pelo fogo, enquanto o calor danificou outros pontos do centro comercial. O incêndio foi controlado por volta das 18h, mas um novo foco, de menor proporção, foi identificado e também controlado.

As equipes permaneceram no local até as 22h e retornaram na manhã desta sexta-feira (28). O espaço continua isolado e só poderá ser liberado após a perícia do Corpo de Bombeiros.

Segundo o major Rafael, da corporação, a área precisa permanecer preservada para que os investigadores possam identificar o que aconteceu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

PESQUISA ÍNDICE: Lucas Ribeiro lidera disputa pelo Governo da Paraíba com 33,6%, Cícero tem 32,2% e Efraim 18,5%

Uma pesquisa do Instituto Índice mostra Lucas Ribeiro na liderança da disputa pelo Governo da Paraíba, com 33,6% das intenções de voto no cenário estimulado.

Na sequência aparece Cícero Lucena, com 32,2%. O levantamento também aponta Efraim Filho, com 18,5%, em terceiro lugar.

Confira:

  • Lucas Ribeiro – 33,6%
  • Cícero Lucena – 32,2%
  • Efraim Filho – 18,5%
  • Não sabe/não respondeu – 10,2%
  • Pedro Coutinho – 0,9%
  • Camilo Duarte – 0,2%
  • Yuri Ezequiel – 0,1%

Metodologia

O levantamento ouviu 2 mil eleitores em municípios da Paraíba entre os dias 20 e 22 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PB-04351/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.