
Na tarde desta quinta-feira (31), foi realizada a votação para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba no biênio 2025-2027.


Na tarde desta quinta-feira (31), foi realizada a votação para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba no biênio 2025-2027.

A minuta com a proposta de premiação foi apresentada em reunião com 16 institutos de pesquisa no TSE.
Participaram:
“É chegado o momento da Justiça Eleitoral laurear as empresas que a cada ciclo dedicam os seus maiores esforços em favor da democracia. Essa iniciativa destina-se ao reconhecimento das entidades cuja estimativas apresentem o maior grau de aderência dos resultados oficiais das eleições”, disse o ministro.
Os institutos de pesquisa terão até sexta-feira (17) para enviar contribuições sobre a proposta. Essas contribuições, de acordo com o presidente do TSE, servirão para a definição dos critérios de escolha dos ganhadores da premiação.
Segundo Kassio Nunes Marques, as pesquisas eleitorais ocupam posição de relevância no debate público. “O eleitorado brasileiro atribui significativo valor às informações por elas produzidas, que se consolidaram como sustentáculo na compreensão da dinâmica eleitoral, possuindo impacto efetivo no engajamento desse processo”, acrescentou o ministro.
“Em um cenário de constante evolução das metodologias de coleta de dados, dos hábitos de comunicação da sociedade e das formas de interação entre os eleitores, o aprimoramento permanente das pesquisas constitui desafio compartilhado por toda a comunidade científica e pelas instituições que atuam no processo democrático”, disse o ministro.
g1
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/0/C/RAT8FfStmhjMXNQMscdg/bets.jpg)
O juiz João Lucas Souto Gil Messias, da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, mandou a empresa de bets PixBet suspender todas as plataformas de apostas on-line em território nacional, em caráter liminar, por considerar que os mecanismos atuais não impedem o acesso de menores de idade.
De acordo com a decisão, a suspensão deve acontecer em até 48 horas sob pena de multa diária de R$ 100 mil até que a empresa regularize os mecanismos de barrar os sites para menores de idade.
A suspensão é válida para todo o território nacional e também para plataformas que são de propriedade da Pixbet, como a Flabet e a Bet da Sorte
Entre as medidas impostas pela Justiça para a regularização e retomada das plataformas estão:

O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido de liminar apresentado pela defesa da vereadora Rosiene Sarinho e manteve o afastamento cautelar da parlamentar da Câmara Municipal de Bayeux. Ela é investigada na Operação Mal Partido, da Polícia Civil da Paraíba.
Rosiene é suspeita dos crimes de peculato, que é o desvio de recursos públicos, e concussão, caracterizada pela exigência de vantagem indevida por agente público. As medidas cautelares foram determinadas pela Justiça da Paraíba em abril deste ano e já haviam sido mantidas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
A defesa argumentou que o afastamento é desproporcional, que os fatos investigados ocorreram em 2025 e que a medida representa uma punição antecipada. Também alegou que as restrições impostas configuram um “exílio institucional”.
Ao analisar o pedido, o ministro Joel Ilan Paciornik afirmou que, em avaliação preliminar, não identificou constrangimento ilegal que justificasse a suspensão da decisão. O STJ ainda solicitou informações ao TJPB e ao juízo de primeira instância. Depois dessa etapa e do parecer do Ministério Público Federal, o mérito do habeas corpus será julgado pela Quinta Turma da Corte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46,3% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra o senador e pré-candidato à Presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro (RJ), que tem 46,1%, segundo pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (16).
Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro do levantamento.
Brancos, nulos e eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos somam 6,5%, enquanto 1,1% não souberam responder.
Metodologia
Foram ouvidas 2.000 pessoas em todo o Brasil entre os dias 7 e 11 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.
A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-07294/2026.
CNN
Ver essa foto no Instagram
Três homens suspeitos de roubar um carro e integrar um grupo armado foram baleados após trocarem tiros com a Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (14), no Distrito Mecânico, em João Pessoa.
Segundo a PM, equipes do Radiopatrulhamento do 1º Batalhão foram até uma comunidade do bairro após informações sobre homens armados. No local, os policiais encontraram um carro preto roubado pouco antes, com sete suspeitos.
De acordo com o capitão Mendonça, ao perceberem a aproximação das equipes, os ocupantes do veículo desceram e atiraram contra os policiais.
Após o confronto, três suspeitos foram baleados, detidos e levados para o Hospital de Trauma de João Pessoa. A PM recuperou o carro roubado e apreendeu um revólver e munições.
O material foi encaminhado para a Central de Polícia Civil, onde serão realizados os procedimentos da ocorrência e a identificação dos envolvidos.
Já os outros quatro suspeitos fugiram e continuam sendo procurados. Segundo a Polícia Militar, as buscas pelo grupo continuam.

Pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (14) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 47,6% dos eleitores. Em seguida aparece o senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato do partido, rejeitado por 45,4%.
Na sequência, aparece a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 32,2%. O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), tem 15,3%; seguido por Cabo Daciolo (Mobiliza), tem 14,7% de rejeição.
Veja os números:
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 7 e 11 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Ver essa foto no Instagram
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) questionou uma suposta diferença de tratamento entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT) durante períodos em que os dois enfrentaram decisões judiciais.
Ao falar das restrições impostas ao pai, Flávio comparou o caso com o período em que Lula ficou preso em Curitiba, entre abril de 2018 e novembro de 2019.
“Lula escreveu 22 cartas, podia fazer tudo. Qual o critério com Bolsonaro?”, afirmou o senador durante uma live no YouTube.
A comparação feita por Flávio envolve as condições de Lula durante a prisão e as medidas determinadas pela Justiça para Jair Bolsonaro. Os dois casos ocorreram em contextos jurídicos diferentes.
Com BlogdoBG
Ver essa foto no Instagram
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento para investigar a abordagem de policiais militares contra torcedores do Botafogo-PB antes da partida contra o Confiança, no domingo (12), nas proximidades do Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram três policiais agredindo um torcedor do Belo com socos e joelhadas durante a dispersão de torcedores reunidos no local.
O caso é investigado pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do MPPB. Os possíveis delitos serão analisados pela Vara de Auditoria Militar, por se tratar de uma ocorrência durante o exercício da função militar.
“O Ministério Público não compactua com atos de emprego de violência que estaria em desacordo com os protocolos de atuação policial. E os eventuais excessos serão investigados e seus responsáveis punidos na forma da lei no devido processo legal, uma vez concluídas as apurações já determinadas”, afirmou o promotor José Leonardo Pinto.
Proibição
Após a confusão entre torcedores de Botafogo-PB e Confiança, o Nudetor ampliou por mais dois jogos a suspensão das torcidas organizadas “Jovem” e “Fúria” e proibiu a presença dos integrantes em um raio de 5 km dos estádios.
Nesta terça-feira (14), o MPPB também vai discutir a suspensão por tempo indeterminado das duas torcidas organizadas dos estádios da Paraíba, devido à reincidência em episódios de violência.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não haverá um novo tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita à imprensa presente na visita dele ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP).
“Não vai ter tarifaço, não vai ter tarifaço”, repetiu Lula ao ser questionado por um jornalista da TV Vanguarda presente em São José dos Campos (SP).
A fala do petista ocorre dois dias antes do prazo final para o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) apresentar o relatório final sobre a taxação. A Casa Branca deve anunciar até quarta-feira (15) se colocará em prática as medidas.
Comente aqui