
A taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais caiu na Paraíba em 2025, passando de 12,7% em 2024 para 11,6%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C). Apesar da redução, o índice ficou acima da média nacional, que foi de 4,9%, o menor da série histórica.
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Paraíba tinha, em 2025, 1.402 escolas com matrículas na modalidade, sendo 1.384 da rede pública. Ao todo, foram 89.977 matrículas, das quais 87.886 em instituições públicas.
Para ampliar o acesso à EJA, o Ministério da Educação mantém ações como o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA e o Cadastro da Educação de Jovens e Adultos (CadEJA), plataforma que permite a pessoas interessadas em retomar os estudos manifestarem interesse e receberem orientação para encontrar uma vaga.





Comente aqui