O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido de liminar apresentado pela defesa da vereadora Rosiene Sarinho e manteve o afastamento cautelar da parlamentar da Câmara Municipal de Bayeux. Ela é investigada na Operação Mal Partido, da Polícia Civil da Paraíba.
Rosiene é suspeita dos crimes de peculato, que é o desvio de recursos públicos, e concussão, caracterizada pela exigência de vantagem indevida por agente público. As medidas cautelares foram determinadas pela Justiça da Paraíba em abril deste ano e já haviam sido mantidas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
A defesa argumentou que o afastamento é desproporcional, que os fatos investigados ocorreram em 2025 e que a medida representa uma punição antecipada. Também alegou que as restrições impostas configuram um “exílio institucional”.
Ao analisar o pedido, o ministro Joel Ilan Paciornik afirmou que, em avaliação preliminar, não identificou constrangimento ilegal que justificasse a suspensão da decisão. O STJ ainda solicitou informações ao TJPB e ao juízo de primeira instância. Depois dessa etapa e do parecer do Ministério Público Federal, o mérito do habeas corpus será julgado pela Quinta Turma da Corte.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, determinou nesta terça-feira (14) a suspensão cautelar do exercício profissional de dois advogados investigados por supostamente utilizarem a técnica conhecida como prompt injection em petições apresentadas à Justiça paraibana. Os casos chegaram à Ordem após comunicações encaminhadas por magistrados do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Em uma das situações, a suspeita surgiu após a identificação de comandos ocultos inseridos em petições relacionadas a um processo que tramita sob segredo de justiça. De acordo com a representação encaminhada à OAB-PB, as instruções estavam escondidas em texto branco, com tamanho reduzido e de difícil visualização, mas poderiam ser interpretadas por sistemas de inteligência artificial utilizados como apoio na elaboração de minutas judiciais.
Outro caso foi comunicado pela Justiça de Sousa. Conforme a decisão judicial, o documento continha comandos direcionados a ferramentas de IA para favorecer os argumentos de uma das partes. O texto também fazia referência a um teste para verificar eventual utilização exclusiva de inteligência artificial na produção das decisões judiciais.
Ao justificar a medida cautelar, Harrison Targino afirmou que “a Ordem tem o dever institucional de agir com rigor sempre que houver indícios de condutas que possam comprometer a ética profissional, a boa-fé processual e a confiança da sociedade na advocacia. A suspensão cautelar não representa um julgamento definitivo, mas uma medida excepcional prevista no Estatuto da Advocacia para resguardar a dignidade da profissão e garantir a adequada apuração dos fatos, assegurando ao profissional investigado o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa”.
O que é prompt injection?
Prompt injection é uma técnica utilizada para tentar influenciar sistemas de inteligência artificial por meio da inserção de comandos ocultos em textos aparentemente comuns. Essas instruções podem ficar invisíveis para a leitura tradicional, mas ainda serem identificadas por ferramentas automatizadas que processam documentos.
Na prática, o objetivo é induzir a IA a seguir orientações específicas durante a análise do conteúdo. Especialistas apontam que esse tipo de prática é considerado um dos principais desafios de segurança envolvendo modelos de linguagem, especialmente quando utilizados como ferramenta de apoio em atividades profissionais e institucionais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46,3% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra o senador e pré-candidato à Presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro (RJ), que tem 46,1%, segundo pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (16).
Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro do levantamento.
Brancos, nulos e eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos somam 6,5%, enquanto 1,1% não souberam responder.
Metodologia
Foram ouvidas 2.000 pessoas em todo o Brasil entre os dias 7 e 11 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.
A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-07294/2026.
Três homens suspeitos de roubar um carro e integrar um grupo armado foram baleados após trocarem tiros com a Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (14), no Distrito Mecânico, em João Pessoa.
Segundo a PM, equipes do Radiopatrulhamento do 1º Batalhão foram até uma comunidade do bairro após informações sobre homens armados. No local, os policiais encontraram um carro preto roubado pouco antes, com sete suspeitos.
De acordo com o capitão Mendonça, ao perceberem a aproximação das equipes, os ocupantes do veículo desceram e atiraram contra os policiais.
Após o confronto, três suspeitos foram baleados, detidos e levados para o Hospital de Trauma de João Pessoa. A PM recuperou o carro roubado e apreendeu um revólver e munições.
O material foi encaminhado para a Central de Polícia Civil, onde serão realizados os procedimentos da ocorrência e a identificação dos envolvidos.
Já os outros quatro suspeitos fugiram e continuam sendo procurados. Segundo a Polícia Militar, as buscas pelo grupo continuam.
Pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (14) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 47,6% dos eleitores. Em seguida aparece o senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato do partido, rejeitado por 45,4%.
Na sequência, aparece a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 32,2%. O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), tem 15,3%; seguido por Cabo Daciolo (Mobiliza), tem 14,7% de rejeição.
Veja os números:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — 47,6%
Flávio Bolsonaro (PL) — 45,4%
Michelle Bolsonaro (PL) — 32,2%
Romeu Zema (Novo) — 15,3%
Cabo Daciolo (Mobiliza) — 14,7%
Ronaldo Caiado (PSD) — 13,3%
Renan Santos (Missão) — 12,3%
Joaquim Barbosa (DC) — 10,5%
Augusto Cury (Avante) — 9,6%
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 7 e 11 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) questionou uma suposta diferença de tratamento entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT) durante períodos em que os dois enfrentaram decisões judiciais.
Ao falar das restrições impostas ao pai, Flávio comparou o caso com o período em que Lula ficou preso em Curitiba, entre abril de 2018 e novembro de 2019.
“Lula escreveu 22 cartas, podia fazer tudo. Qual o critério com Bolsonaro?”, afirmou o senador durante uma live no YouTube.
A comparação feita por Flávio envolve as condições de Lula durante a prisão e as medidas determinadas pela Justiça para Jair Bolsonaro. Os dois casos ocorreram em contextos jurídicos diferentes.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento para investigar a abordagem de policiais militares contra torcedores do Botafogo-PB antes da partida contra o Confiança, no domingo (12), nas proximidades do Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram três policiais agredindo um torcedor do Belo com socos e joelhadas durante a dispersão de torcedores reunidos no local.
O caso é investigado pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do MPPB. Os possíveis delitos serão analisados pela Vara de Auditoria Militar, por se tratar de uma ocorrência durante o exercício da função militar.
“O Ministério Público não compactua com atos de emprego de violência que estaria em desacordo com os protocolos de atuação policial. E os eventuais excessos serão investigados e seus responsáveis punidos na forma da lei no devido processo legal, uma vez concluídas as apurações já determinadas”, afirmou o promotor José Leonardo Pinto.
Proibição
Após a confusão entre torcedores de Botafogo-PB e Confiança, o Nudetor ampliou por mais dois jogos a suspensão das torcidas organizadas “Jovem” e “Fúria” e proibiu a presença dos integrantes em um raio de 5 km dos estádios.
Nesta terça-feira (14), o MPPB também vai discutir a suspensão por tempo indeterminado das duas torcidas organizadas dos estádios da Paraíba, devido à reincidência em episódios de violência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não haverá um novo tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita à imprensa presente na visita dele ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP).
“Não vai ter tarifaço, não vai ter tarifaço”, repetiu Lula ao ser questionado por um jornalista da TV Vanguarda presente em São José dos Campos (SP).
A fala do petista ocorre dois dias antes do prazo final para o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) apresentar o relatório final sobre a taxação. A Casa Branca deve anunciar até quarta-feira (15) se colocará em prática as medidas.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender por 90 dias as visitas do senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar. A medida foi tomada após o senador postar nas redes sociais, no último sábado (11), uma carta escrita pelo pai em seu favor.
Na decisão, Moraes deu prazo de 48 horas para a defesa de Jair Bolsonaro se manifestar sobre a publicação da carta.
Segundo o ministro, o ex-presidente está proibido de usar as redes sociais, inclusive por meio de terceiros.
“Não há dúvidas, portanto, que a conduta irregular de Flávio Nantes Bolsonaro desrespeitou expressa vedação judicial e configurou ostensivo desvio de finalidade no exercício de seu direito de visita, permitindo, nos termos do parágrafo 1º do artigo 41 da Lei de Execuções Penais, sua imediata suspensão”, concluiu o ministro.
O ministro também determinou que o caso seja enviado ao Ministério Público Eleitoral para ciência e adoção das medidas cabíveis em função do período eleitoral.
Ministro da Fazenda, Dario Durigan. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Considerado o pilar da reforma tributária, o sistema de “split payment” operará em uma escala 170 vezes superior à do Pix. A tecnologia permitirá o desmembramento automático da carga tributária no ato da compra, destinando os valores devidos diretamente ao erário em tempo real. Dessa forma, os recursos não transitarão pelas contas da empresa, eliminando possibilidades de sonegação fiscal.
Para viabilizar o projeto, o Ministério da Fazenda destinou um investimento de R$ 2 bilhões no desenvolvimento da plataforma para o ano de 2026. A execução do cronograma terá início em 2027, promovendo a substituição gradual de cinco tributos vigentes, com a conclusão da transição estabelecida para 2033.
Sob a perspectiva governamental, a medida representa a erradicação da inadimplência fiscal estrutural. Todavia, para o setor privado, a novidade exigirá adaptações profundas na gestão do fluxo de caixa, nos sistemas operacionais internos e nos processos de emissão de notas fiscais.
A implementação da maior estrutura tributária já concebida no Brasil está prevista para começar em um ano.
Adolescente foi baleado após pular muro de escola. Ewerton Correia/TV Cabo Branco
Um adolescente de 17 anos, que foi baleado neste sábado (11) após ser confundido com um assaltante por um policial militar à paisana em João Pessoa, disse que correu por pensar que era um assalto.
Em entrevista o adolescente, que não teve a identificação divulgada, relembrou o momento em que foi confundido com um criminoso após pular o muro de um cursinho pré-vestibular no colégio Sesquincentenário para deixar a aula mais cedo.
“Um assalto, sei lá, só não pensava que era um policial. Se fosse policial, se ele tivesse se comunicado ali mesmo, eu tinha parado. Pensei: ‘um carro fumê, pronto’. Pensei que ia roubar, até matar, e comecei a correr, quando eu escutei o barulho”.
O estudante contou também que estava saindo mais cedo para comprar um bolo para a mãe, porque era aniversário dela.
“Eu ia cortar o cabelo e era aniversário da minha mãe. De lá, eu ia passar em alguma padaria para comprar um bolinho para a gente comemorar, por isso que eu queria sair mais cedo”.
O estudante conta que o policial ainda pediu para olhar a mochila, que estava com um código no zíper. “Imediatamente, falei a senha, falei: ‘Pode olhar, aí só tem caderno, folha, lápis, tem meu cartão de passagem e meu celular, e pronto’. Eu só soube que ele era policial à paisana quando já tinha chamado a viatura”.
O adolescente foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa. Ele já recebeu alta e se recupera em casa.
O adolescente é atleta de judô e de wrestling, com participação em vários campeonatos. Recentemente, ele participou de um campeonato nacional de judô.
Entenda o caso
Momento em que adolescente foi baleado após pular muro de escola.. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Um adolescente de 17 anos foi baleado, neste sábado (11), após ser confundido com um assaltante por um policial militar que estava à paisana no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa.
Segundo um colega da vítima, o adolescente e um grupo de amigos pularam o muro de um cursinho pré-vestibular no Sesquincentenário para deixar a aula mais cedo. A movimentação chamou a atenção do policial militar, que perseguiu o grupo por algumas ruas.
Em um vídeo de um circuito de segurança, é possível ver o jovem correndo de um homem armado. Ao chegar a uma calçada, ele se rende, cai e leva um chute do policial.
O disparo atingiu o ombro do jovem. Após o ocorrido, o adolescente foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa.
Comente aqui