
A Justiça autorizou nesta sexta-feira (19) a retomada dos trabalhos da chamada CPI da Cagepa, instalada pela Câmara Municipal de João Pessoa para investigar o despejo de efluentes e esgoto no litoral da Capital.
Na decisão, a Justiça suspendeu parcialmente os efeitos da liminar que havia paralisado a comissão no último dia 10. Com isso, os vereadores poderão apurar denúncias sobre despejo irregular de efluentes, identificar possíveis responsáveis e investigar falhas de fiscalização e de integração entre órgãos públicos e concessionárias.
A decisão também permite a análise de falhas operacionais relacionadas ao problema ambiental, mas proíbe que a CPI realize auditorias amplas sobre a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, como investigações sobre contratos, licitações, balanços financeiros ou investimentos sem ligação direta com os fatos apurados.
A CPI havia sido suspensa por decisão do juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, que entendeu que a Câmara não poderia investigar atos internos da estatal estadual. Agora, a comissão volta a funcionar, mas com atuação limitada às questões ambientais relacionadas ao despejo de esgoto no litoral de João Pessoa.


Comente aqui