Política

Lula diz que cidadão que comprou celular roubado terá que devolver ou sofrerá consequências

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que dará aval para que o Ministério da Justiça e Segurança Pública avise pessoas que tenham celulares roubados que precisam devolvê-los ao poder público. A declaração foi feita nesta quarta-feira (10), durante a abertura da 7ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), em Brasília.

Segundo Lula, há cerca de 2,5 milhões de celulares roubados cadastrados no país.

“Eu vou disparar o sinalzinho [mensagem] para quem estiver com celular roubado, devolver, porque, senão, haverá consequências”, afirmou.

“Nós temos o cadastro, o endereço e o chassi de 2,5 milhões de celulares roubados. Eu ia apertar um botãozinho e passar a mensagem dizendo que todas as 2,5 milhões de pessoas que estão com o celular roubado têm que devolver”, acrescentou.

Atualmente, o aplicativo Celular Seguro permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e as contas bancárias vinculadas ao smartphone em casos de roubo, furto ou extravio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

SEM PAGAMENTO: Funcionários da terceirizada SERVE BEM denunciam atrasos e problemas em benefícios na UFPB

Trabalhadores da empresa terceirizada SERVE BEM, que presta serviços na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), relatam enfrentar atrasos constantes no pagamento e falta de esclarecimentos por parte da gestão. Segundo os funcionários, até o momento não houve nenhuma satisfação oficial sobre os valores pendentes.

Além dos salários, os colaboradores afirmam que o depósito das passagens de transporte não é feito regularmente. “Quando depositam, colocam apenas metade do valor”, relatou um dos trabalhadores. A situação tem dificultado o deslocamento diário para o trabalho.

Outro ponto de insatisfação ocorreu no mês de maio, quando os funcionários receberam a cesta básica referente ao vale-alimentação. O item de charque, segundo eles, estava estragado. Embora tenha sido feita a troca, os trabalhadores afirmam que foi criada uma lista com os nomes de quem reclamou, acompanhada da ameaça de possíveis consequências.

Na tentativa de buscar explicações, um grupo de funcionários procurou a encarregada da empresa. Em vez de esclarecimentos, dizem ter sido repreendidos. “Estamos até hoje esperando pagamento e nenhuma satisfação deram”, desabafou uma funcionária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Corpo de delegado Walter dos Santos desaparecido é encontrado em São José da Mata

 Corpo de delegado desaparecido é encontrado em São José da Mata
Walter dos Santos Oliveira estava desaparecido desde o dia 20 de maio. Reprodução/TV Cabo Branco

Foi encontrado nesta quinta-feira (11) o corpo do delegado aposentado Walter dos Santos Oliveira, que estava desaparecido desde o dia 20 de maio, no distrito de São José da Mata. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

Dois suspeitos foram presos. O corpo do delegado foi encontrado no Sítio Monte Alegre, distrito de São José da Mata, na propriedade de um dos suspeitos.

Segundo o delegado Francisco Júnior, um dos dois suspeitos presos já havia trabalhado como caseiro do aposentado e, atualmente, era responsável por cuidar de 20 cabeças de gado pertencentes a ele.

De acordo com a investigação, a vítima pretendia vender os animais. O suspeito teria então planejado com o genro, que também foi preso, para matar o delegado aposentado e se apropriar do rebanho.

Ainda segundo o delegado Francisco Júnior, para atrair a vítima até a propriedade, o suspeito informou à vítima que havia encontrado um possível comprador para o gado.

Os delegados responsáveis pela investigação do caso realizaram uma coletiva de imprensa na Central de Polícia de Campina Grande. O delegado Paulo Ênio informou que, pelo estado avançado de decomposição em que o corpo foi encontrado, a causa da morte só poderá ser confirmada após o exame cadavérico. No entanto, ele adiantou que houve uma foice apreendida.

O delegado afirmou também que o corpo do aposentado foi ocultado a aproximadamente 1km da casa do suspeito preso, que é apontado como o autor, próximo a uma área de pasto onde o gado da vítima pastava.

Desaparecimento

O delegado aposentado da Polícia Civil da Paraíba Walter dos Santos Oliveira, de 61 anos, estava desaparecido desde a última terça-feira (20). O caso é investigado pela Polícia Civil, que realiza diligências para tentar localizar o ex-policial.

Walter, conhecido entre familiares e amigos como “João”, morava em Campina Grande e atualmente trabalhava como autônomo. Segundo informações da família, ele foi visto pela última vez após sair da cidade de Boa Vista, no Cariri paraibano.

De acordo com familiares, o veículo do delegado aposentado teria sido visto circulando pela BR-104, nas proximidades do município de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco. Apesar da identificação da passagem do carro pela rodovia, o automóvel ainda não foi localizado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copa do Mundo

“VAI SAIR MAIS CEDO?” Governo define horário de expediente em jogos do Brasil na Copa do Mundo

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou portaria com orientações sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2026.

As regras valem para servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

De forma excepcional, os órgãos poderão flexibilizar o horário de trabalho nos dias das partidas. A autorização prevê saída antecipada dos agentes públicos, conforme o horário do jogo. Segundo a Portaria Nº 4.779, as horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro de 2026.

Nos dias em que os jogos ocorrerem às 14h, a liberação poderá ocorrer a partir das 11h. Para partidas às 16h, a saída será autorizada a partir das 13h; às 17h, a partir das 14h; às 18h, a partir das 15h e às 19h, a partir das 16h, sempre no horário de Brasília.

Nos jogos marcados para as 21h30, poderão sair às 18h30 os servidores cujo expediente se encerre depois desse horário.

Nas partidas às 22h, a liberação será a partir das 19h para aqueles com jornada além desse horário.

Para quem atua presencialmente fora do Programa de Gestão, a compensação de horas ocorrerá com antecipação ou extensão da jornada diária. Já os participantes do programa, em regime presencial ou de teletrabalho, deverão cumprir integralmente as entregas previstas em seus planos de trabalho.

Caso a compensação não seja feita, haverá desconto proporcional na remuneração. O limite de compensação é de até duas horas diárias para servidores, empregados públicos e temporários, e de uma hora diária para estagiários.

A portaria determina ainda que os órgãos sigam em funcionamento durante os jogos, caso o servidor prefira manter o expediente normal. Os dirigentes também devem assegurar a continuidade dos serviços essenciais.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Prefeitura de Alhandra exonera motorista após acidente com van na BR-101

A Prefeitura de Alhandra exonerou o motorista da van envolvida no acidente registrado na BR-101, no município do Conde, na Grande João Pessoa, nesta quarta-feira (10).

Em nota, a gestão informou que tomou conhecimento do caso por meio de imagens divulgadas nas redes sociais e destacou que “não compactua com qualquer conduta imprudente no trânsito e que medidas rigorosas serão sempre adotadas diante de situações que coloquem vidas em risco.”

Segundo a PRF, a van foi localizada horas depois e o condutor foi preso. Ele e o motorista do carro que capotou foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Alhandra.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista da van foi autuado por omissão de socorro, condução perigosa e fuga do local do acidente.

A Prefeitura informou que identificou o servidor após a circulação das imagens e adotou medidas imediatas, com a exoneração do motorista. A gestão acrescentou que acompanha o caso e colabora com as investigações junto aos órgãos competentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

DESPESAS: MP do Ceará paga R$ 44 mil em diárias para promotores e procurador irem à Copa do Mundo

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Três membros do Ministério Público do Ceará (MP-CE) foram autorizados a acompanhar de perto a Copa do Mundo deste ano com diárias e ajuda de custo que somam R$ 44.409,39. Entre eles estão os promotores Déric Funck Leite e Wander de Almeida Timbó, além do procurador-geral de Justiça do Ceará, Herbet Gonçalves Santos. A informação é do Estadão.

Segundo o órgão, os recursos destinam-se a cobrir despesas com alimentação, hospedagem e deslocamento decorrentes do exercício de atividades funcionais ou institucionais. O MP-CE informou que passagens aéreas, hospedagem e ingressos para os jogos serão custeados pelos próprios integrantes.

A justificativa é que eles atuarão como “observadores”, acompanhando protocolos de segurança, gestão operacional e organização de grandes eventos esportivos. As informações coletadas deverão servir de subsídio para o planejamento da Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá Fortaleza como uma das cidades-sede.

O MP-CE também informou que estão previstas visitas técnicas e reuniões com instituições policiais dos Estados Unidos para conhecer protocolos de segurança, estratégias de prevenção à violência e modelos de atuação em grandes eventos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Música

PROGRAMAÇÃO: São João 2026 de Campina Grande tem Matuê nesta quinta (11)

Foto: Divulgação

O rapper Matuê, a banda Cavaleiros do Forró e o cantor Jonas Esticado se apresentam nesta quinta-feira (11) no Parque do Povo, em mais uma noite d’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

O São João 2026 acontece de 3 de junho a 5 de julho, somando 33 dias de programação. Esta é a 43ª edição da festa, que também marca os 40 anos do Parque do Povo.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a expectativa é que mais de 3,52 milhões de pessoas passem pelo local durante o evento. A movimentação econômica deve ultrapassar R$ 800 milhões.

Shows do São João de Campina Grande nesta quinta-feira (11)

 

  • Matuê
  • Jonas Esticado
  • Cavaleiros do Forró
  • Karkará

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: “UM EMPURRÃOZINHO” paraibano Hulk ajuda a desatolar carro em estrada de barro de Campina Grande

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

O paraibano Hulk, atacante do Fluminense, foi filmado ajudando a desatolar um carro em uma estrada de barro no distrito de Jenipapo, na zona rural de Campina Grande.

Nas imagens, registradas durante a noite, o jogador aparece ao lado de moradores tentando retirar um veículo que havia ficado preso na lama. Em um dos momentos, Hulk utiliza uma enxada para remover o barro acumulado próximo às rodas do carro.

Em seguida, ele também ajuda a empurrar o veículo junto com outras pessoas até que o automóvel consiga sair do atoleiro.

O vídeo circulou nas redes sociais e repercutiu entre internautas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

CCJ da Câmara aprova PEC que reduz maioridade penal de 18 para 16 anos

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil e JusBrasil

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 32/15) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O texto recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários.

A proposta ainda será analisada por uma Comissão Especial, que discutirá o mérito da matéria e poderá realizar audiências públicas, receber sugestões de mudanças e votar um relatório final. Somente após essa etapa a PEC poderá ser encaminhada ao Plenário da Câmara.

Para avançar, o texto precisará do apoio de três quintos dos deputados, o equivalente a 308 votos, em dois turnos de votação. Se aprovado, seguirá para análise do Senado Federal, onde também passará por duas votações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: Briga no trânsito termina em capotamento na BR-101, na Grande João Pessoa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

Uma briga de trânsito terminou em um capotamento na BR-101, no município do Conde, na Grande João Pessoa, na altura do km 95, nesta quarta-feira (10).

Segundo a PRF, uma discussão entre os condutores teria motivado sucessivas tentativas de ultrapassagem entre um carro e uma van pertencente à Secretaria de Saúde de Alhandra. Durante uma das manobras, o motorista do carro perdeu o controle do veículo e capotou no acostamento da rodovia.

No carro estava apenas o condutor, que não ficou ferido. Já o motorista da van seguiu viagem após o ocorrido. Horas depois, ele foi localizado e preso.

O motorista da van foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Alhandra e autuado pelos crimes de omissão de socorro, condução perigosa e fuga do local do acidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Construção civil perde 20% de produtividade em 30 anos e encolhe no PIB: Veja impacto para a economia na PB

Foto: Reprodução

Se a construção civil é um dos pilares da economia, o alerta da indústria mostra que algumas rachaduras começam a aparecer na base do crescimento brasileiro. E os reflexos podem chegar também aos canteiros de obras da Paraíba.

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria aponta que a construção civil perdeu participação na economia brasileira e viu sua produtividade cair cerca de 20% nos últimos 30 anos.

O estudo revela que, enquanto outros setores avançaram em tecnologia e eficiência, a construção enfrenta dificuldades para modernizar processos, qualificar mão de obra e elevar a capacidade de produção.

O resultado é uma redução da competitividade de um setor que historicamente tem grande peso na geração de empregos, investimentos e renda em todo o país.

Construção continua gigante, mas cresce menos

A construção civil responde por milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil e movimenta uma extensa cadeia produtiva, que vai da indústria de cimento ao comércio de materiais de construção.

No entanto, segundo a CNI, a perda de produtividade limita o potencial de crescimento do setor, reduz a capacidade de execução de obras e aumenta custos, fatores que acabam impactando empresas, consumidores e governos.

Especialistas apontam que o cenário é resultado de décadas de baixa adoção tecnológica, informalidade, burocracia e dificuldades para capacitar trabalhadores em larga escala.

Reflexos na Paraíba

Na Paraíba, o tema ganha relevância porque a construção civil vem sendo um dos motores da atividade econômica, especialmente em cidades como João Pessoa e Campina Grande.

Nos últimos anos, a expansão imobiliária da capital paraibana impulsionou novos empreendimentos residenciais, comerciais e turísticos, fortalecendo a geração de empregos e atraindo investimentos de outras regiões do país.

Por outro lado, uma construção civil nacional menos produtiva pode significar custos maiores para obras públicas e privadas, além de pressionar preços de imóveis e reduzir margens das empresas do setor.

Para um estado que aposta no crescimento urbano, no turismo e na atração de investimentos, o aumento da eficiência da construção se torna uma questão estratégica para sustentar o ritmo de desenvolvimento.

Oportunidades para a economia paraibana

Apesar do alerta, o estudo também abre espaço para oportunidades.

A digitalização de projetos, o uso de inteligência artificial, a industrialização de processos construtivos e a qualificação profissional aparecem como caminhos para recuperar produtividade.

Na Paraíba, empresas que conseguirem incorporar novas tecnologias poderão ganhar competitividade em um mercado cada vez mais disputado, especialmente diante da expansão imobiliária observada no litoral e em polos urbanos do estado.

Além disso, programas de qualificação podem ajudar a suprir a demanda crescente por profissionais especializados, um desafio recorrente relatado por construtoras e incorporadoras.

O que está no fundamento da edificação

A construção civil tem efeito multiplicador sobre diversos segmentos da economia. Quando o setor cresce, impulsiona emprego, consumo, arrecadação e investimentos.

Por isso, a perda de produtividade apontada pela CNI vai além dos canteiros de obras. Ela representa um desafio para a capacidade do Brasil de expandir infraestrutura, reduzir custos e acelerar o crescimento econômico.

Na Paraíba, onde a construção tem ajudado a transformar o cenário urbano e atrair novos investimentos, a discussão sobre eficiência pode ser tão importante quanto a quantidade de empreendimentos lançados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.