Paraíba

Professores da PB vão receber R$ 1,3 bilhão em indenização do Estado

João Azevêdo – (Foto: Aloísio Abrantes/MaisPB)

O governador João Azevêdo assinou, na manhã desta quarta-feira (3), na Granja Santana, em João Pessoa, acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) referente ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que irá destinar R$ 2,3 bilhões para a Educação, dos quais 60% serão repassados para os professores e 40% para melhoria na infraestrutura escolar e formação de docentes e alunos.

De acordo com o documento assinado hoje, os recursos serão enviados para o estado entre os anos de 2027 e 2029, sendo 40% no primeiro ano e os demais 60% divididos entre os anos seguintes.

Serão beneficiados com o abono indenizatório os profissionais do Magistério que estavam no exercício da profissão entre os anos de 1998 e 2006. Os valores serão repassados para professores efetivos, temporários, aposentados ou para os herdeiros, totalizando R$ 1,38 bilhão.

Os demais R$ 920,4 milhões serão destinados para a aquisição, manutenção e conservação de instalação de equipamentos para a rede de ensino; concessão de bolsas de estudos a alunos; aquisição de material didático e programas de transporte escolar; realização de atividades curriculares complementares voltadas ao aprendizado dos alunos e formação continuada dos professores; dentre outras ações.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o ganho real para a Educação, o que representa uma “vitória para o ensino público estadual”.

“Esse, sem dúvida, é um momento de muita alegria para nós. A Educação da Paraíba vive um grande momento, com resultados positivos, a exemplo do avanço nos índices de alfabetização, também temos programas importantes como o Desafio Nota Mil, Se Liga no Enem, além das ações na Ciência e Tecnologia, como as bolsas de estudo, a implantação do Centro Internacional de Computação Quântica, o radiotelescópio Bingo e hoje celebramos mais uma grande conquista para os nossos professores e para a melhoria do ensino público estadual”, frisou.

A procuradora nacional de Negociação da AGU, Clara Barros, destacou que a finalização do processo que culminou com a assinatura do acordo do Fundef representa a consolidação do federalismo de cooperação entre a União, os Estados e os municípios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

VÍDEO: “POLÊMICA” Ranniery Gomes acusa equipe de Paula Fernandes de impedir show em Serra Redonda; cantora nega

O cantor paraibano Ranniery Gomes acusou o escritório da cantora Paula Fernandes de impedir sua apresentação durante o São João de Serra Redonda, no Agreste da Paraíba.

Em nota publicada nas redes sociais neste sábado (27), o artista informou que o show estava marcado para as 21h e que a banda chegou ao local por volta das 19h. No entanto, devido ao atraso na montagem da estrutura da atração principal, foi avisado de que não poderia subir ao palco.

Segundo Ranniery, a produção local foi informada de que, caso alguma banda se apresentasse antes de Paula Fernandes, a cantora deixaria o evento sem realizar o show. “Falaram bem claro à produção local: se subir algum artista antes dela, ela vai embora e não canta”, escreveu. O cantor também afirmou que conversou por telefone com o empresário da artista, mas disse que a ligação foi encerrada durante a conversa.

Ainda de acordo com o cantor, a produção técnica de Paula Fernandes tentou viabilizar uma apresentação parcial antes do show principal, mas a autorização teria sido negada pelo escritório.

Na publicação, o artista questionou a postura atribuída ao escritório da cantora. “Agora eu pergunto a vocês: o Nordeste precisa de uma artista dessa nos nossos eventos? Todos são iguais e merecem o mínimo de respeito. Respeitem o meu Nordeste”, declarou.

Cantora nega

Ao saber da situação, a cantora Paula Fernandes gravou um vídeo para se posicionar sobre o caso. Ela negou a acusação e afirmou não acreditar que a situação tenha sido causada por sua equipe.

“Fiquei sabendo de uma coisa super chata. Fiquei sabendo que ele foi impedido de fazer seu show. Eu não sei o que aconteceu. Fiquei super triste e ele está dizendo que foram os meus empresários que o impediu de fazer o show. Tenho certeza que os meus empresários e a minha equipe jamais faria algo desse tipo”, comentou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

São João de Campina Grande tem Simone Mendes e mais atrações nesta sexta (26)

Foto: reprodução/Instagram

O São João 2026 de Campina Grande continua neste domingo (28), com shows no palco principal do Parque do Povo. A programação da noite inclui apresentações de Simone Mendes, Japãozin, Mara Pavanelly e Nicácia Brasil.

A festa acontece de 3 de junho a 5 de julho, somando 33 dias de programação. Esta é a 43ª edição do evento, que também marca os 40 anos do Parque do Povo.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a expectativa é que mais de 3,52 milhões de pessoas passem pelo local durante o evento. A movimentação econômica deve ultrapassar R$ 800 milhões.

Shows do São João de Campina Grande neste domingo (28):

  • Simone Mendes
  • Japãozin
  • Mara Pavanelly
  • Nicácia Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Flávio Bolsonaro diz orar para ter uma mulher “qualificada” como vice

Foto: Divulgação/Flavio Bolsonaro

O senador e pré-candidato à Presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro (RJ), afirmou neste sábado (27), durante evento em Goiânia (GO), pedir a Deus para ter uma mulher “qualificada” como vice. A declaração foi feita ao elogiar a pré-candidata à vice-governadoria de Goiás, Ana Paula Rezende (PL).

Na ocasião, o PL lançou a pré-candidatura do senador Wilder Morais (PL-GO) ao governo de Goiás, com Ana Paula como vice, além de apresentar candidatos ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa.

Wilder é uma pessoa privilegiada de ter ao seu lado uma mulher tão qualificada, como a Ana Paula [Rezende]. Eu peço a Deus, Ana, que eu também tenha o privilégio de ter uma vice tão qualificada como você, tão disposta a colaborar com o futuro do país como você está disposta a colaborar com o futuro de Goiás”, disse Flávio.

O senador também defendeu união e pediu que “pequenas diferenças” fossem deixadas de lado.

As declarações ocorrem em meio à crise entre Flávio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), por disputas partidárias no Ceará. Antes, Michelle chegou a ser cotada para disputar a Presidência e também para compor a chapa de Flávio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copa do Mundo

COPA DO MUNDO 2026: confira duelos e chaveamento da segunda fase

Foto: Divulgação/Fifa

A fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 terminou e definiu os 32 classificados para a inédita fase de “16 avos de final”. Pela primeira vez disputado com 48 seleções, o Mundial reúne os dois primeiros colocados de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados antes das tradicionais oitavas de final.

A segunda fase já começa neste domingo (28), com o confronto entre África do Sul e Canadá, em Los Angeles. O Brasil, líder do Grupo C, joga na segunda-feira (29), diante do Japão, em Houston.

Chaveamento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

SEM AVANÇO: PEC do fim da escala 6×1 completa um mês parada no Senado

Carlos Moura/Agência Senado

A proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 completa neste domingo (28) um mês parada no Senado Federal. A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 27 de maio e enviada ao Senado no dia seguinte, mas ainda aguarda despacho do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP), para começar a tramitar.

Na quarta-feira (1º), o texto será tema de uma sessão de debate no plenário do Senado, na primeira discussão formal desde que chegou à Casa. No mesmo dia, Alcolumbre deve se reunir com parlamentares autores das propostas que tratam do fim da escala 6×1, entre eles a deputada Erika Hilton (PSOL) e o deputado Reginaldo Lopes (PT). Também participarão representantes das centrais sindicais e a líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT).

A aprovação da PEC é tratada como prioridade pelo governo, que deu à senadora Teresa Leitão (PT-PE) a “missão” de conduzir o avanço da proposta. Apesar disso, Alcolumbre afirmou que o Senado não será apenas “carimbadora” do texto aprovado pela Câmara e indicou que a Casa deve sugerir mudanças. Caso isso aconteça, a PEC precisará retornar à Câmara dos Deputados.

O que diz a proposta

A matéria reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e estabelece dois dias de descanso, sem reduções salariais. A redução ocorrerá no período total de 14 meses, em duas etapas com diminuição de duas horas: uma após 60 dias da formalização da nova emenda constitucional e outra depois de 12 meses.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA VOX BRASIL: Flávio Bolsonaro e Lula empatam no 2º turno

Reprodução

Uma pesquisa da Vox Brasil, divulgada neste sábado (27), mostra um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026.

Lula aparece com 45,3% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 42,8%. Os votos brancos, nulos ou em nenhum candidato somam 5,5%, e 6,4% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Em comparação com a pesquisa de 5 de junho, Lula caiu 2,5 pontos percentuais (tinha 47,8%), enquanto Flávio Bolsonaro subiu 1,5 ponto (41,3%), reduzindo a diferença entre os dois.

Metodologia

O levantamento ouviu 2.100 eleitores entre os dias 23 e 25 de junho de 2026, por meio de entrevistas presenciais em domicílio. A margem de erro é de 2,15 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06630/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Defesa de Bolsonaro pede rejeição de falta por arma apreendida e prorrogação de domiciliar

Foto: Reprodução

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que rejeite o reconhecimento de falta grave pela apreensão de uma arma registrada em seu nome durante abordagem policial a um servidor do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). A defesa quer ainda a prorrogação da prisão domiciliar.

Na manifestação apresentada neste sábado (27), os advogados argumentam que o armamento era de propriedade regular de Bolsonaro, permanecia armazenado em sua residência e havia sido retirado temporariamente pelo servidor Estácio Leite da Silva Filho para reparo, em razão de uma falha mecânica. Segundo a defesa, não houve ocultação, adulteração de registro ou tentativa de frustrar a fiscalização estatal.

Os advogados sustentam que a situação não se enquadra em artigo da Lei de Execução Penal que trata da posse indevida de instrumento capaz de ofender a integridade física de terceiros. A peça ressalta que a arma permanecia regularmente registrada e que Bolsonaro nunca foi comunicado sobre eventual cassação do certificado ou ordem de apreensão definitiva.

A defesa também afirma que a arma estava inoperante e cita precedente do próprio STF que reconheceu a atipicidade da posse de arma sabidamente inoperante. No entendimento dos advogados, o contexto da prisão domiciliar humanitária exige interpretação distinta daquela aplicada ao ambiente carcerário tradicional, onde a restrição a objetos potencialmente ofensivos tem como foco a segurança do presídio.

Ao final, os defensores pedem o afastamento da hipótese de falta grave e a manutenção da prisão domiciliar humanitária nos moldes já definidos pelo Supremo. A decisão caberá a Moraes, relator da execução penal.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Fux vota e STF forma maioria para liberar parte dos ‘penduricalhos’ a juízes e membros do MP

Foto: Antonio Augusto/STF

O STF formou maioria para liberar parte dos chamados “penduricalhos” pagos a magistrados e membros do Ministério Público. Após o ministro Luiz Fux confirmar seu voto, o placar está em 6 votos a favor da flexibilização das regras, e o julgamento segue até terça-feira (30).

Ao acompanhar os votos de Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes e Edson Fachin, Fux defendeu um ponto divergente, que não haja limite de 35% para as indenizações e rejeitou a necessidade de auditoria prévia do CNJ para liberar pagamentos retroativos.

Ainda faltam os votos de Dias Toffoli, André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Cármen Lúcia.

Entre os pontos aprovados está o pagamento em dinheiro por horas extras de plantão presencial, limitado a 35% do teto do funcionalismo. Também foi autorizada a indenização por férias, licenças-prêmio e plantões não usufruídos antes da decisão do STF que restringiu esses benefícios.

A maioria ainda manteve a valorização por tempo de antiguidade na carreira (PVTAC), inclusive para aposentados e pensionistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

VÍDEO: ROMPIMENTO DE BARRAGEM: BR-101 é interditada nos dois sentidos em Caaporã após fortes chuvas

As fortes chuvas que atingem o Litoral Sul da Paraíba provocaram a interdição dos dois sentidos da BR-101, na região de Caaporã, neste sábado (27). O bloqueio ocorre nas proximidades do distrito de Mata Redonda, na divisa entre a Paraíba e Pernambuco, e causa longos congestionamentos na principal ligação rodoviária entre João Pessoa e Recife.

De acordo com informações preliminares, o grande volume de água que atingiu a região provocou o rompimento de uma barragem nas proximidades da rodovia, fazendo com que água, lama e detritos invadissem a pista. A situação obrigou a interrupção do tráfego nos dois sentidos por questões de segurança.

Motoristas que seguiam em direção a Pernambuco e também no sentido João Pessoa enfrentaram quilômetros de congestionamento. Em alguns pontos, condutores chegaram a retornar na contramão para tentar deixar a área afetada, aumentando o risco de acidentes.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanham a situação e orientam os motoristas a evitarem o trecho até que as condições de segurança sejam restabelecidas. Ainda não há previsão oficial para a liberação total da rodovia.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Flávio Bolsonaro pede ‘diferenças de lado’ e ‘união sem exceção’ para ‘libertar o Brasil das mãos do PT’

Foto: Vittor Sales/Divulgação pré-campanha Flávio Bolsonaro

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou neste sábado (27), durante um evento do PL realizado em Goiânia-GO, que é preciso deixar as divergências internas de lado para “libertar o Brasil das mãos do PT”.

Muito importante todos nós, sem exceção, estarmos cada vez mais unidos, deixarmos nossas pequenas diferenças de lado. Porque muitas vezes o caminho que nós escolhemos são diferentes, mas para chegar no mesmo destino, para alcançar o mesmo objetivo“, declarou.

Durante o discurso, o senador também voltou a criticar o governo federal, especialmente na área da segurança pública, e defendeu a redução da maioridade penal para 16 anos.

A fala ocorre dias após um desentendimento público com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sobre articulações políticas no Ceará. Após a troca de críticas, Flávio pediu desculpas nas redes sociais e afirmou, na sexta-feira (26), que a situação é uma “página virada”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.