A vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PP), criticou e ironizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vídeo publicado no domingo (13), chamando o petista de “meu machista favorito”.
A declaração faz referência à fala de Lula durante um evento em São Paulo, na última terça-feira (8), quando o presidente chamou a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, de “mulherzinha”.
Eliza aproveitou o episódio para relembrar outras falas polêmicas do presidente envolvendo mulheres, acusando Lula de desrespeitar o público feminino e de manter posturas machistas. “Eu vou provar pra vocês que Lula é super, super machista”, disse. A vereadora também questionou o silêncio de movimentos feministas diante das declarações e comparou a situação com o caso da vereadora Marielle Franco, afirmando que as feministas “sumiram” após decisões judiciais envolvendo réus do caso.”
Em tom de crítica, Eliza ainda ironizou: “Não é o que se defende, é quem se defende. Não é sobre natureza, não é sobre o meio ambiente. É sobre quem está no comando dessa bagaça toda, né? Nessa república das bananas”.
A fala de Lula foi duramente criticada por políticos, veículos de imprensa e setores da sociedade civil. A diretora do FMI, Kristalina Georgieva, é doutora em economia e ex-diretora do Banco Mundial. O episódio gerou novo desgaste para o presidente, que já soma uma série de declarações consideradas ofensivas contra mulheres desde o início de seu atual mandato.
Comente aqui