O vídeo de uma mulher sendo filmada em um avião da companhia Gol por não ceder seu lugar a uma criança que estava chorando viralizou em diferentes redes sociais nos últimos dias. A postagem, inicialmente feita como crítica à postura da passageira, virou alvo de internautas e mexeu com especialistas em direito, psicólogos, mães, influencers e viajantes.
O ocorrido envolve questões como direito do consumidor, direito aeronáutico, psicologia infantil e maternidade, exposição indevida de imagem e o compartilhamento de conteúdo na internet.
Em entrevista ao programa Encontro na manhã desta sexta-feira (06), Jeniffer afirmou que foi xingada pela mãe da criança “várias vezes”. “No final, quando eu fui sair, pegar a mala, ela estava atrás de mim, ela falou assim: ‘agora você levanta sua imbecil'”, conta.
Ela disse que está sentindo medo de toda a situação, além de não entender o sucesso, o que as pessoas estão pensando.
A intenção da mulher que fez as imagens e da filha que postou o vídeo em seu perfil era, inicialmente, constranger a passageira que não quis ceder seu lugar para a criança. Jeniffer, no entanto, procura não se envolver na discussão e mantém, em grande parte da gravação, os olhos fechados.
⚠️Quem fez as imagens não foi a mãe da criança que queria o lugar de Jeniffer, e sim uma passageira que originalmente não estava envolvida na troca de assentos.
“Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas”, diz a voz no vídeo. E completa: “Isso é repugnante, no século 21, não ter empatia com uma criança. Se fosse com um adulto, tudo bem, agora com criança é demais”.
Ao fundo do vídeo, é possível ouvir uma voz feminina criticando Jeniffer e uma criança chorando.
Depois que o caso tomou as redes sociais, os perfis de @marycomciencia foram desativados.
💺 Assento pago
📲 Postagem
▶️Tudo começou quando o perfil @marycomciência, que é de uma filha mais velha da mãe da criança, postou no TikTok o vídeo que viralizou com um texto dizendo: “e minha mãe que encontrou uma pessoa sem empatia com criança”.
Na imagem, uma passageira está sentada em um assento próximo à janela, usando fones de ouvido e tentando ignorar o fato de estar sendo filmada sem autorização. A passageira exposta se chama Jeniffer Castro. Ela ficou conhecida na internet como “diva do avião”.
Uma das principais questões abordadas pelos internautas é que Jeniffer aparece em um assento especial, com custo extra. Isto quer dizer que a passageira pagou um valor a mais para se sentar ali.
Na simulação de voos da Gol entre as cidades de São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, um assento Conforto pode custar R$ 51 a mais no valor da passagem por trecho.
Alguns perfis que compartilham o caso afirmam que, quando Jeniffer chegou ao assento, havia uma criança sentada ali. A mãe, então, retirou a criança para que Jeniffer pudesse se sentar. Depois disso, a criança teria começado a chorar por querer ficar justamente naquele lugar.
Quem é Jeniffer
Os internautas tomaram as dores de Jeniffer Castro por ter sido exposta nas redes sociais. A grande maioria acredita que, além de ter sido indevidamente filmada, a passageira teve razão em não ceder o lugar.
As pessoas que apoiam Jeniffer também admiram o fato de ela não ter se envolvido na briga. Na tarde da quinta-feira (05), Jeniffer somava pouco mais de 400 mil seguidores em seu perfil do Instagram. Na manhã desta sexta (06), a “diva do avião” já ultrapassou mais de 1,3 milhões de fãs.
G1
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