A Paraíba apresenta uma desigualdade salarial de 18,9% entre homens e mulheres, de acordo com o 2° Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, divulgado pelos Ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres. O estudo analisou empresas com 100 ou mais funcionários em todo o Brasil e constatou que, em média, as mulheres paraibanas ganham quase 19% a menos que os homens.
A média nacional de desigualdade salarial entre gêneros é de 20,7%. Estados como Acre e Ceará apresentam as menores disparidades, com as mulheres ganhando cerca de 9,7% a menos que os homens, enquanto no Espírito Santo e Paraná, as diferenças chegam a 29%. No Brasil, as mulheres negras são ainda mais desfavorecidas, com salários que representam apenas 50,2% dos recebidos por homens não negros.
O estudo também aponta que a desigualdade de gênero persiste em todas as regiões do país, mesmo nos estados com salários mais altos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Na Paraíba, o levantamento reflete as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho, especialmente em cargos de liderança e setores de alta remuneração.
Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp
Blog do BG PB
Comente aqui