O ex-presidente Jair Bolsonaro deu passaporte diplomático para familiares de Domingos Brazão apontado como mandante da morte de Marielle.
O ex-presidente Jair Bolsonaro deve vir cumprir agenda política na Paraíba, em fevereiro. Segundo informações do jornalista Luís Tôrres, ele estaria se programando para ficar dias 16 e 17 se reunindo com lideranças do PL no estado. Ainda conforme informou Luís Tôrres, Jair Bolsonaro pode cumprir agenda em João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.
Em João Pessoa, o encontro deve ser conduzido pelo ex-ministro da saúde e pré-candidato a prefeito, Marcelo Queiroga, nome escolhido pelo próprio Bolsonaro para entrar na disputa pela Prefeitura da Capital nas eleições deste ano.
Jair Bolsonaro pode ir a Bayeux e Santa Rita
Jair Bolsonaro deve avançar para outras cidades durante a visita para analisar a possibilidade de candidaturas próprias ou alianças que fortaleçam o partido.
Em Santa Rita, por exemplo, Bruno Roberto – filho de Wellington Roberto – se adiantou e disse que o PL já possui nome para disputar prefeitura de Santa Rita e descarta Nilvan Ferreira: “estamos com Flávio Panta”.
Para Bayeux, os rumos do partidos estão indefinidos e pode surgir um nome ou possível aliança durante a visita do ex-presidente.
A visita de Bolsonaro pode se estender também para Cabedelo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estará na final da Copa do Mundo de 2026 entre Espanha e Argentina, neste domingo (19), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A informação foi confirmada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Durante entrevista, Leavitt disse que Trump está animado para acompanhar a decisão e afirmou: “Estamos ansiosos pela final de domingo, e sei que o presidente também está. A presença dele marcará o encerramento da Copa do Mundo mais assistida, mais segura e mais bem-sucedida da história dos Estados Unidos.”
Ela também afirmou que não sabe para qual seleção Trump vai torcer e brincou ao dizer que a pergunta deve ser feita ao próprio presidente. Antes da final, ele participará, na sexta-feira (17), de uma recepção da Fifa na Trump Tower, em Nova York.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também confirmou que entregará o troféu ao campeão ao lado de Trump.
As vendas do varejo da Paraíba cresceram 1,5% entre abril e maio deste ano, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (16). O resultado foi o segundo maior do país, atrás apenas do Distrito Federal (1,6%). A média nacional foi de 0,1%.
Na comparação com maio de 2025, o varejo paraibano teve alta de 0,6%, enquanto o Brasil registrou crescimento de 0,4%.
No varejo ampliado, que inclui veículos, motocicletas, peças, materiais de construção e atacado de alimentos, bebidas e fumo, a Paraíba também avançou 1,5% em maio, na comparação com abril, e 0,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. No país, os índices tiveram queda de 0,2% no comparativo mensal e de 0,6% no anual.
Segundo o IBGE, entre as oito atividades pesquisadas no comércio varejista nacional, cinco registraram avanço em maio. Os maiores destaques foram os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria; tecidos, vestuário e calçados; além de móveis e eletrodomésticos, setores que tiveram influência de datas comemorativas como o Dia das Mães e da preparação para a Copa do Mundo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (16), que não há justificativa para os Estados Unidos aplicarem uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros.
A declaração foi feita nas redes sociais, onde o presidente compartilhou o pronunciamento em que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, rebate falas do secretário de Estado americano, Marco Rubio.
“Desde o primeiro momento, buscamos o diálogo e enfatizamos nossa disposição de negociar. Apontamos que não há justificativa para as tarifas anunciadas. Não vamos abrir mão de defender o nosso Pix, a nossa soberania e os produtores brasileiros”, escreveu Lula.
O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) confirmou nesta quarta-feira (15) novas tarifas sobre produtos brasileiros. O órgão também publicou uma lista com mais de 2 mil produtos que ficaram isentos da taxação
O governo norte-americano justifica a isenção afirmando que os insumos são matérias-primas que poderiam levar à indisponibilidade de oferta doméstica e causar “perturbações” na economia do país caso fossem submetidas à nova tarifa.
Além de carne bovina, café, laranja e suco de laranja, que já constavam da lista divulgada pelo USTR quando a investigação foi aberta, em junho, itens como mel orgânico, hidróxido de alumínio, sucata de ferro e de aço, peixes e frutos do mar, couros, alguns produtos de madeira, medicamentos e insumos farmacêuticos foram incluídos na lista de exceções.
O governo americano disse que rejeitou solicitações de pedidos de isenção para outros produtos, como vestuário, calçados e máquinas agrícolas e industriais.
O USTR diz também que, nas audiências públicas, houve a defesa de alternativas às tarifas, como a realização de negociações bilaterais ou multilaterais. Parte dos participantes das audiências disse que qualquer tarifa, mesmo abaixo de 25%, seria inadequada e poderia frustrar os objetivos do governo americano.
Vítimas fatais de acidente na BR-412, no Cariri da Paraíba — Foto: Montagem/g1
O acidente que tirou a vida do pastor Gean Santos, da missionária Alba Simões e da jovem Ruth Gomes, na BR-412, na Paraíba, continua repercutindo em todo o país. Nesta quinta-feira (16), a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional e a Frente Parlamentar Evangélica do Senado divulgaram uma nota oficial de pesar em solidariedade às famílias das vítimas e ao Ministério Verbo da Vida.
No documento, as entidades classificam a tragédia como uma perda para a comunidade cristã e destacam o legado deixado pelos três. O pastor Gean é lembrado pela dedicação ao pastoreio e ao Evangelho. Ruth Gomes, pela disposição em servir a Cristo ainda na juventude. Já Alba Simões é citada pelo trabalho missionário e pelo compromisso com ações de cuidado ao próximo.
A nota também ressalta a relação construída ao longo dos anos entre as Frentes Parlamentares Evangélicas e o Ministério Verbo da Vida. Segundo o texto, a instituição se consolidou pelo investimento na formação de líderes, na expansão missionária e no compromisso com os princípios cristãos. O reconhecimento é direcionado, de forma especial, ao presidente do ministério, apóstolo Guto Emery, e ao pastor Edilson de Lira, apontados como lideranças de referência dentro da organização.
Em meio ao luto, a mensagem reforça a esperança cristã na ressurreição e na vida eterna, citando o Salmo 116:15 como forma de consolar familiares, amigos e integrantes da igreja. O documento é assinado pelo senador Carlos Viana, presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Senado, e pelo deputado federal Gilberto Nascimento, presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional.
A Polícia Civil da Paraíba pediu à Justiça a prisão preventiva do delegado Braz Morrone e dos policiais civis Everton Aires e Eduardo Jorge, presos temporariamente desde 2 de junho na Operação Perfidus.
No primeiro inquérito concluído, os três foram indiciados por subtração de entorpecentes e por elaborar um boletim de ocorrência com informações falsas para dar aparência de legalidade às ações investigadas.
Segundo a Polícia Civil, as provas apontam a participação dos investigados na retirada, distribuição e venda de drogas, além do recebimento do dinheiro obtido com o tráfico. O pedido de prisão preventiva foi baseado na gravidade dos crimes e nas provas reunidas.
Outros três inquéritos da Operação Perfidus seguem em andamento para apurar suspeitas de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
O ministro Alexandre de Moraes assume nesta quinta-feira (16) a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) temporariamente. A mudança ocorre por causa do sistema de plantão estabelecido para o recesso do Judiciário, período em que o magistrado ficará responsável por decidir questões de urgência que cheguem à Corte até o dia 31 de julho.
De acordo com as regras do tribunal, a responsabilidade pelas decisões durante o intervalo de meio de ano foi dividida entre o presidente da instituição, ministro Luiz Edson Fachin, e o vice-presidente, Alexandre de Moraes. Fachin conduziu o plantão entre os dias 2 e 15 de julho, e agora Moraes completa o período final do recesso.
Embora o plenário físico esteja com as atividades suspensas até agosto, os ministros mantêm a autonomia para decidir sobre processos sob sua relatoria. No atual recesso, apenas os ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux optaram por suspender os trabalhos em seus gabinetes, enquanto os demais integrantes da Corte seguem atuando em seus casos específicos.
Esta é a segunda ocasião em que Alexandre de Moraes ocupa a presidência do STF de forma interina durante um recesso. Na primeira oportunidade, em janeiro deste ano, o ministro também utilizou as atribuições do cargo para dar andamento a processos urgentes. O funcionamento regular do tribunal será retomado no início de agosto.
Um jovem de 19 anos foi preso ao tentar furtar a chave de uma moto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em João Pessoa. A situação ocorreu em frente ao Hospital de Trauma da Capital, nesta quinta-feira (16), durante fiscalização da PRF no trecho da BR-230.
O policial Francimuller informou que o homem se aproximou da motocicleta e começou a mexer na ignição enquanto os policiais estavam afastados. Um policial pediu para ele se afastar, o homem pegou a chave da moto e tentou correr. Outro membro da corporação conseguiu rendê-lo.
Questionado sobre o motivo de tentar furtar a chave, o homem disse que já teve uma moto apreendida pela PRF e estava tentando “farmar aura” e também para se vingar após ter a moto apreendida uma vez pela PRF.
“Farmar aura” é uma expressão que tem sido usada entre jovens para definir quando alguém pratica uma ação para chamar atenção, para ganhar admiração e somar pontos com um público. O homem foi preso e encaminhado à delegacia.
A Prefeitura de João Pessoa recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para tentar restabelecer a cobrança da Tarifa de Pós-Utilização (TPU), conhecida como “tarifa de R$ 30” da Zona Azul. A cobrança foi suspensa por decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública.
O recurso, protocolado na última segunda-feira (13), será analisado pelo desembargador Miguel de Britto Lyra Filho, da 3ª Câmara Cível, e tramita em caráter de urgência.
No pedido, o Município argumenta que a suspensão da tarifa compromete a fiscalização das vagas da Zona Azul, prejudica a mobilidade urbana e pode estimular o uso irregular dos espaços públicos de estacionamento.
A Prefeitura também sustenta que a TPU não é uma multa de trânsito, mas uma forma de regularização pelo uso indevido das vagas rotativas. Segundo a Procuradoria, a cobrança tem natureza diferente das multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro e, por isso, não configura dupla punição.
Uma mãe denunciou à Polícia Civil que a filha, de dois anos, foi vítima de abuso sexual em João Pessoa. A violência foi confirmada por um laudo do Instituto de Polícia Científica (IPC), e a mulher acredita que o crime ocorreu na creche onde a criança estudava. A denúncia foi registrada em 23 de abril de 2026, mas o caso veio à tona nesta terça-feira (14).
O caso é investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Infância e a Juventude. A mãe da criança, a diretora, professora, cuidadoras e auxiliares da creche já foram ouvidas. Segundo a delegada Adriana Guedes, ainda não há indícios de autoria.
“A delegacia imediatamente tomou as providências, ouviu a diretora da creche, ouviu a professora da criança, ouviu as cuidadoras, ouviu as auxiliares. Eu fui pessoalmente à creche fazer uma inspeção. Então, assim, as diligências continuam. Até o presente momento, a gente não tem assim nenhum indício de autoria”.
Em nota, a Secretaria de Educação de João Pessoa informou que adotou as providências administrativas, colabora com a investigação da Polícia Civil e disponibilizou as imagens do sistema de videomonitoramento da unidade. A pasta também afirmou que a avaliação realizada não encontrou elementos que confirmassem que o caso aconteceu nas dependências da creche.
A mãe contou à TV Cabo Branco que percebeu um ferimento na região íntima da filha durante uma troca de fraldas. A criança foi levada ao hospital e, depois, encaminhada ao IPC para realizar o exame sexológico.
“A gente foi imediatamente para o hospital para ser avaliada. E nessa avaliação, tiveram umas dúvidas, mas foi encaminhada para o conselheiro tutelar e, após os procedimentos na delegacia, a gente foi para o IPC para fazer o exame sexológico. E, no momento do exame físico mesmo, a perita confirmou; ela positivou o abuso sexual da minha filha”, relatou.
O laudo do IPC aponta que não houve conjunção carnal, mas indica que a criança foi vítima de outro ato libidinoso. O documento também informa que a lesão era recente.
A mãe disse que deixou a filha na creche por volta das 7h30 e a buscou às 16h30. Segundo ela, a menina não teve contato com outras pessoas em casa.
Imagens das câmeras de segurança
Foto: Reprodução/Cabo Branco
Foto: Reprodução/Cabo Branco
Imagens do sistema de segurança mostram funcionárias tirando fotos de crianças de fralda ou sem roupa. Em um dos registros, uma funcionária usa o flash do celular para fotografar crianças deitadas de bruços.
A delegada Adriana Guedes informou que a gestão da escola disse que os funcionários são orientados a inspecionar os corpos das crianças e registrar qualquer machucado. As fotos são enviadas à gestão que, por sua vez, aciona os pais.
A Secretaria de Educação, no entanto, informou que desconhece o procedimento e que a funcionária em questão foi afastada.
Comente aqui