Diariamente, situações de violência contra idosos são denunciadas na Paraíba. De janeiro a agosto de 2023, foram 315 registros de crimes dessa natureza no estado. As denúncias foram feitas por meio do Disque 123, que é o canal de denúncias do Governo da Paraíba que encaminha, monitora e acompanha a apuração dos casos de violações de direitos de pessoas.
Os dados obtidos pelo Portal T5 revelam que, todos os dias, pelo menos uma situação de violência contra idosos é denunciada na Paraíba. Entre os registros, as violações denunciadas com mais frequência são de negligência e violências psicológicas, patrimonial e financeira. Veja o quadro abaixo:
Fonte: Disque 123/SEDH – PB
Conforme levantamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, responsável pelo Disque 123, denúncias de negligência no cuidado de pessoas idosas representam 40% dos registros relacionados a esse público em 2023. Mas, assim como em outras esferas, os dados de violência contra idosos não estão livres da subnotificação. Por isso, é preciso coragem para enfrentar e denunciar violações contra esse público.
Denuncie
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra idosos, denuncie. Violações de direitos com a pessoa idosa podem ser denunciadas à Polícia Militar (telefone 190), Polícia Civil (197), em delegacias, disque-denúncias, Centros de Referência Especializada em Assistência Social, entre outros locais.
De forma virtual também é possível fazer uma denúncia. Para isso, a Polícia Civil disponibiliza a delegacia online. Acesse através do endereço www.delegaciaonline.pb.gov.br. A nível nacional, uma opção de canal de denúncia é o disque 100.
- João Pessoa
A população da capital paraibana pode ligar para denunciar este tipo de violência é o 3218-9816, do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso funciona na Avenida Francisca Moura, 36, no Centro de João Pessoa. O telefone para denúncia é o 3218-6762.
Também é possível registrar uma denúncia através do Disque 156, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).
Portal T5
Comente aqui