
O vereador Thiago Lucena (PRTB), manifestou na manhã de hoje (26) em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal da capital, seu posicionamento contrário ao Projeto de Lei 995/2023, proposto pelo governador João Azevêdo (PSB), que busca aumentar a alíquota do ICMS de 18% para 20%. O ICMS é um imposto estadual que incide sobre energia, combustíveis, telecomunicações e outros produtos e serviços.
“Aumento de imposto nunca é um bom caminho, pois acaba penalizando de forma mais intensa justamente as pessoas mais pobres. Tenho elogiado algumas ações do Governo do Estado, mas sobre a proposta de aumentar o ICMS de 18% para 20% frontalmente contra”, comentou Thiago Lucena.
Na justificativa, o governador afirma que tem mantido a alíquota em 18% como medida de justiça social e sensibilidade, mas que é preciso recompor as perdas de arrecadação com a mudança da sistemática de cálculo do ICMS incidente sobre combustíveis trazida pela Lei Complementar 192/22.
Outro argumento colocado pelo governo do Estado é que praticamente, todos os estados do Nordeste fizeram a alteração de suas alíquotas modais. “A alteração da alíquota modal, muito mais do que uma política de governo, é uma política de estado, visando à manutenção das receitas estaduais para gestões futuras”.
Contudo, para o vereador “O governo do Estado tem dito que a Paraíba é o último estado a aumentar o ICMS. Ora, nós não devemos ser o último estado a aumentar imposto, devemos ser o único Estado a não aumentar”, disse Thiago Lucena em seu pronunciamento na Câmara Municipal.
Blog do BG PB
Comente aqui