O ministro dos Transportes, Renan Filho (MBD), anunciou, nesta terça-feira (05), o avanço dos estudos para concessão à inciativa privada das gestões nos trechos das BRs 101 e 230 na Paraíba. A informação foi repassada aos deputados e senadores paraibanos durante uma reunião em Brasília.
Durante o discurso, Renan adiantou que o valor que poderá ser cobrado pelas empresas que vencerem o leilão da BR-101 no que se refere ao pedágio, poderá ser “barato”, já que o investimento deve ser baixo para rodovia.
A realidade, no entanto, é diferente na BR-230, entre João Pessoa e Campina Grande, onde, segundo o auxiliar de Lula (PT), será necessário um investimento superior.
“O governo vem estudando a concessão da BR-101 em todo o Nordeste e na Paraíba seria a concessão de toda a extensão, da divisa com o Rio Grande do Norte até Pernambuco. A tarifa nesse trecho seria barata, já que será mais para manutenção. Já na BR-230 será um investimento considerável e será um pouco maior”, disse Renan.
Estudos para privatização
O governo Lula (PT) deu prosseguimento ao estudos do projeto lançado pela gestão Jair Bolsonaro (PL), em agosto de 2019, que prevê a concessão ou parceria pública-privada nas duas principais rodovias federais que cortam a Paraíba: BR-230 e BR-101.
O Ministério dos Transportes explicou que os dois lotes fazem parte do “Lotes Nordeste”. Pela proposta inicial, o trecho que terá a viabilidade analisada por parte do Governo Federal da BR-230 é o que vai de João Pessoa ao entroncamento com a BR-104 em Campina Grande. Já o da BR-101, é toda a faixa litorânea, já que tem início na divisa do Espírito Santo com a Bahia e segue até o Rio Grande do Norte.
MaisPB
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