Tecnologia

Estudo internacional projeta cenários para futuro do trabalho em 2050

 (Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil)

Pesquisadores do Laboratório do Futuro do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), que participaram do Projeto Millennium, para elaboração de um estudo sobre o futuro do trabalho e da tecnologia para 2050, projetam três cenários. A análise considerou a evolução tecnológica atual e o que poderá vir como provável consequência.
Além de apresentar projeções, o relatório aborda a visão das nações mais avançadas economicamente e dos demais países. De forma geral, o primeiro cenário mostra o que se vê hoje em dia: alguns países adotam tecnologias de forma mais rápida e outros, de forma mais lenta. “O Brasil se enquadra no segundo grupo, que tende a demorar mais para colocar as tecnologias em prática”, disse à Agência Brasil o pesquisador Yuri Lima, coordenador da linha de pesquisa Futuro do Trabalho, do Laboratório do Futuro da Coppe/UFRJ.
“O cenário 1, chamado É Complicado – Uma Mistura, é projeção da realidade atual. A gente continua com dificuldades para lidar com novas tecnologias, não cria estratégias de longo prazo. Em consequência, há um certo impacto tecnológico, que não chega a ser desemprego tecnológico, Aí, existe a questão do emprego em que os governos não foram capazes de criar estratégias de longo prazo, cenário que já se vê no Brasil, com dificuldades de planejamento de longo prazo. Esse cenário é caracterizado também pelo aumento do poder de grandes empresas , que superam inclusive o controle do governo”.
Lima destacou que isso já acontece com algumas multinacionais que se tornam até mais fortes do que alguns países, chegando a ter receita maior que alguns produtos internos brutos (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos pelos países). Segundo o pesquisador, é um cenário que acaba exacerbando a visão de como as coisas estarão em 2050.
Pessimismo
O estudo Future Work/Technology 2050 projeta um segundo cenário ainda mais pessimista, com piora do quadro atual. Chamado de Agitação Político-Econômica, é um cenário muito parecido com o que já se vive no Brasil, com desemprego alto e o governo tendo dificuldade de prever o impacto de tecnologias na política e de levar em conta a visão da ciência, disse Yuri Lima. Apesar de ser uma projeção para 2050, o cenário mostra a dificuldade de lidar com o avanço tecnológico, que acaba causando automação muito além do que o previsto, desemprego em diversas partes do mundo, além de governos e empresários querendo lucro rápido.
A perspectiva é que a automação provoque desemprego em massa, como ocorreu na Revolução Industrial, em que a máquina substituiu a mão de obra. De acordo com Lima, nessa projeção mais pessimista, a automatização do trabalho é mais rápida do que se poderia imaginar para um mundo que não foi capaz de se preparar. Conforme o relatório, nesse cenário, dos 6 bilhões de pessoas hoje trabalhando no mundo, 2 bilhões seriam desempregados, 2 bilhões estariam na economia informal e os 2 bilhões restantes estariam divididos meio a meio entre empregados e autônomos.
Novas profissões
Yuri Lima destacou que o primeiro e o terceiro cenários não têm perspectiva tão negativa. A ideia, no cenário 1, é que as coisas deverão permanecer como estão e, no cenário 3, mais positivo, que a tecnologia criará tantos empregos quantos destruir, ou criará até mais empregos do que os que serão destruídos. O pesquisador lembrou que, nas revoluções industriais, quem vivia aquele momento tinha dificuldade de imaginar que trabalho poderia existir para ele a partir dali. “Agora, a gente vê um trabalho criativo também sendo automatizado e fica um pouco perdido sobre o que pode vir a acontecer.”
Uma das ideias no terceiro cenário é que a tecnologia crie novas profissões e mais demanda em áreas que não eram imaginadas. Citou, como exemplo, a economia do cuidado, com a profissionalização das pessoas que cuidam de idosos ou de crianças, por exemplo, e das que trabalham como a saúde, como enfermeiros, médicos, profissionais de educação física. Pode haver também aumento de profissões vinculadas às artes, na própria área de tecnologia. “Há várias possibilidades. Tem áreas já conhecidas que podem crescer, outras que nem se sabe que existem e as que vão ser criadas no futuro. Esta é a perspectiva que se coloca: que a automação deve criar mais empregos do que destruir.”
No terceiro cenário, denominado Se os Humanos Fossem Livres – A Economia da Autorrealização, a ideia é que os governos tentem se antecipar em termos da inteligência artificial (IA), principalmente a geral, e não a restrita que se vê hoje em dia. A IA geral é capaz de resolver o que for preciso, em termos de inteligência.
Segundo Lima, o governo que se antecipar a isso e promover a renda básica universal, o autoemprego como possibilidade de autorrealização do indivíduo, com capacidade de sobreviver sem se preocupar com suas necessidades básicas, terá mais vantagens. A pessoa não precisará se preocupar com seu trabalho e poderá agir de maneira mais autônoma, com liberdade no que quer fazer. Este cenário sinaliza para a digitalização, a automação, ajudando a produzir com menos custos. Porém, os pesquisadores não estão seguros de que tal quadro poderá ser realidade para todo mundo.
Iniciativas
O relatório apresenta 100 iniciativas divididas entre governo, empresas, ciência, educação e cultura que podem ser feitas para endereçar desafios futuros. “Vai além da questão de cenários para ações que podem ser tomadas”, afirmou Yuri Lima.
Em termos de governo, o estudo sugere a criação de uma agência nacional de prospecção e avaliação tecnológica, que seria capaz de identificar as próximas tecnologias e pensar sobre o impacto que terão na sociedade. Isso serve para a discussão legislativa ou do Poder Executivo para a criação de políticas públicas, para incentivar a discussão com outros setores.
Já no sentido da educação, Yuri Lima propôs o ensino do futuro como disciplina. “Assim como a história ensina [sobre] o passado, é importante a começar a aprender também a refletir sobre o futuro, desde criança, na escola”. Segundo o relatório, outra iniciativa interessante nessa área seria o uso de robôs e de inteligência artificial para promover e melhorar a educação ao longo do tempo.
De acordo com Lima, o estudo sugere que se abracem essas tecnologias como novas possibilidades.
Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

Datena é internado em UTI e passa por cirurgia em São Paulo: ‘Obrigado pelas orações’

Foto: Reprodução/ Instagram

José Luiz Datena foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para realizar uma cirurgia corretiva. A informação foi confirmada pelo próprio apresentador por meio de suas redes sociais nesta sexta-feira, 3.

Ele esclareceu que o procedimento foi feito para corrigir uma cirurgia feita seis meses atrás. “Em primeiro lugar gostaria de agradecer às mensagens de todos vocês Eu passei por uma cirurgia para a correção de uma cirurgia anterior, que foi realizada seis meses atrás”.

O Estadão procurou a assessoria do apresentador para confirmar qual foi o procedimento realizado, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Datena ainda explicou que deve receber alta hospitalar no sábado, 4, e que retorna ao seu trabalho na Band na manhã de segunda-feira, 6. “Obrigado pelas orações e que Deus as devolva para o Brasil inteiro”, finalizou.

O apresentador não apresenta o programa Brasil Urgente desde a última segunda-feira, 29. Quem o substituiu foi Joel Datena, seu filho. No ano passado, ele também foi submetido a duas cirurgias cardíacas no mesmo hospital.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CMJP

Presidente da CMJP convoca empreendedores para a Feira de Negócios Viva o Centro

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho (PSD), convidou a sociedade e empresários em geral para conhecer a Feira de Negócios Viva o Centro, que teve que teve início ontem (2), e segue suas atividades até as 17h desta sexta-feira (3), no Teatro do Sesc, Centro. Durante o evento, os interessados em investir na região central da cidade podem conhecer os estandes de diversos órgãos municipais e estaduais para obter orientações de como ter acesso a isenção de impostos, concessão de crédito, entre outros serviços voltados a empresas e pessoas físicas.

“Estamos no segundo dia de evento, ainda dá tempo. Você que é comerciante, empresário, venha para o Sesc do Centro discutir e ter conhecimento sobre os benefícios e isenções de IPTU, ITBI, ISS. Você que é empresário do ramo de serviços, por exemplo, e quer vir para o Centro, aqui o Imposto Sob Serviços é reduzido de 5 para 2%. Essa feira tem esse intuito: incentivar a obter esses benefícios. Corram, que ainda dá tempo”, aconselhou o presidente Dinho.

No decorrer do evento, os participantes podem conhecer os benefícios fiscais oferecidos para quem quiser investir na região, como isenção de IPTU, redução de ISS e ICMS Cultural; ter acesso aos programas de crédito Eu Posso, da Prefeitura, e Empreender Paraíba, do Governo, e até iniciar os processos de adesão aos programas. Além disso, o participante pode conhecer as ações de segurança, habitação, cultura e turismo que estão sendo empreendidas para revitalizar o Centro Histórico. O evento também conta com estandes do IPHAEP, Creci-PB, Sinduscon e Sebrae para auxiliar e tirar dúvidas.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

STF

Moraes manda soltar Mauro Cid e mantém acordo de delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu nesta sexta-feira (3) liberdade provisória ao tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na decisão, Moraes também mantém integralmente a delação premiada de Mauro Cid, pois “foram reafirmadas a regularidade, legalidade, adequação dos benefícios pactuados e dos resultados da colaboração à exigência legal e a voluntariedade da manifestação de vontade” do delator.

Mauro Cid estava preso desde o dia 22 de março, por descumprir medidas cautelares e por obstrução da Justiça. Ele voltou à prisão depois do vazamento de áudios, revelados pela revista “Veja”, em que afirma ter sido pressionado pela Polícia Federal durante depoimentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Governo federal adia Enem dos Concursos em todo o país

(Foto: Divulgação/MEC)

O Governo federal confirmou nesta sexta-feira (3) que o CNPU (Concurso Nacional Público Unificado), cujas provas seriam realizadas neste domingo (5), vai ser adiado em todo o país.

A decisão foi tomada devido às chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o início desta semana.

O estado de calamidade pública foi decretado nesta quinta-feira (2), e 37 pessoas morreram, 74 estão desaparecidas e outras 23 mil estão desabrigadas no estado.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Turismo

PESQUISA: Booking destaca João Pessoa como um dos quatro destinos para apreciar a tranquilidade

Em um mundo cada vez mais acelerado, a busca por tranquilidade e silêncio tem se tornado uma tendência entre os viajantes. Segundo um levantamento realizado pela Booking.com, mais da metade (59%) dos turistas brasileiros deseja viajar este ano para dar uma pausa e, ainda, 53% pretendem reservar um tempo para a mente. A pesquisa da plataforma destacou a capital paraibana, João Pessoa, como um dos quatro destinos mais procurados pelos viajantes para aproveitarem momentos de tranquilidade.

A pesquisa foi realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Os critérios para participação incluíam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e ter planos de viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ressaltou que a capital da Paraíba tem se destacado como um dos destinos turísticos mais atraentes do Brasil, graças à sua hospitalidade e tranquilidade. “A cidade tem atraído muitas pessoas que escolhem não apenas visitar, mas também fazer dela seu lar. A capital oferece aos seus habitantes e visitantes a oportunidade de apreciar os pequenos prazeres da vida, como caminhar na areia e mergulhar em um mar de tons esverdeados. A hospitalidade do nosso povo é conhecida em todo o país, tornando a estadia dos visitantes ainda mais agradável. Além disso, a cidade é abençoada com paisagens ricas e deslumbrantes”, comentou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, atestou a beleza e a tranquilidade da Paraíba. “Nossa capital é um santuário de paz e serenidade, onde a vida é vivida em um ritmo mais calmo e cada momento é valorizado. É gratificante saber que os turistas estão buscando cada vez mais a nossa região para suas viagens”, pontuou.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protestos

PROTESTO: Servidores da UFPB e IFPB protestam contra ministro da Educação em João Pessoa e cobram reajuste salarial

Foto: Albemar Santos/Rede Mais

Os professores da Universidade e Instituto Federal da Paraíba protestaram nesta manhã de sexta-feira (3) em evento que recebe o ministro da Educação, Camilo Santana. A solenidade acontece na cidade de João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino. Os funcionários levaram faixas, bandeiras e megafones para reivindicar maiores investimentos no ensino superior.

Nos arredores do Teatro Pedra do Reino, a segurança para a solenidade do ministro, que irá lançar de forma oficial o programa governamental “Pé-de-Meia”, isolou as entradas para o local, deixando apenas uma opção. Os protestantes estão sendo barrados de entrar no teatro com as faixas, bandeiras e outros adereços, somente entram individualmente.

De acordo com Hélio Graça, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB), o protesto junta três entidades voltadas à educação e técnico-administrativo. Todos buscam aumento no percentual salarial, atualização do plano de carreiras e recomposição orçamentária.

De acordo com informações apuradas pelo Portal MaisPB, o ministro Camilo Santana decidiu que, após o evento que será realizado no teatro, irá se reunir com uma comissão de professores que protestam no local. A expectativa é ouvir as demandas da categoria e trabalhar para uma solução viável.

“Eu creio que isso foi uma importante sinalização que o Ministério da Educação deu para a gente. Ele mesmo demonstrou interesse em receber os integrantes do comando de greve estadual das três entidades”, disse o coordenador-geral do Sintef-PB, Hélio Graça.

“A gente veio dialogar com a ‘estudantada’ da rede estadual, do instituto federal. A gente entende que o Pé-de-Meia é um importante programa que o Governo está lançando, mas ao mesmo tempo a gente entende que é de suma importância que os servidores sejam valorizados e sejam enxergados com o mesmo carinho que os estudantes do nosso país”, completou.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Cícero Lucena minimiza ligação de detento para sua filha: ‘Se ligar, ela atende”

Foto: Reprodução.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, comentou sobre a sua filha, a secretária de Saúde, Janine Lucena, ter recebido a ligação de um detento dentro de um presídio.

“Se ela ligar, ela lhe atende, como ela vai saber quem é?!”, disse Cícero.

Janine é alvo de investigação da Polícia Federal, que apura a existência de servidores da Prefeitura de João Pessoa, ligados com o crime organizado.

A Operação Mandare cumpriu 18 mandados judiciais, sendo sete de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão nas Secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e na Autarquia de Limpeza Urbana de João Pessoa. Também foram realizados bloqueios em contas bancárias. Cerca de 44 policiais federais e 40 policiais militares participam das diligências.

Blog do BG PB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

PF faz buscas em secretarias da PMJP e investiga indicação de cargos por detento

 

Foto: Reprodução

A operação da Polícia Federal que tem por objetivo desarticular um grupo criminoso que atua em João Pessoa e região metropolitana, cumpre mandados na prefeitura de João Pessoa.

Entre os alvos estão secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e na Empresa de Limpeza Urbana de João Pessoa.

A investigação teve início após se observar a intensa movimentação financeira do grupo investigado, uma vez que se valeria de pessoas interpostas para operacionalizar valores referentes às atividades criminosas, especialmente o tráfico de drogas.

No decorrer da investigação, com o seu aprofundamento, foi observado que um preso do sistema penitenciário estadual, o qual tem posição de liderança em organização criminosa, articulou a obtenção de vantagens em órgão público, notadamente cargos, em contrapartida a apoio que dá a agentes públicos para adentrarem em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime.

Estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 7 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio em contas bancárias.

Jornal da Paraíba 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Agentes públicos estariam atuando em esquema de tráfico de drogas na Grande João Pessoa, diz Polícia Federal

Concurso Polícia Federal: pedido de novo edital será encaminhado ainda em  abrilFoto: PF

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira (3), a Operação Mandare, com o objetivo desarticular e aprofundar a coleta de elementos de prova acerca de um grupo criminoso que atua em João Pessoa e região metropolitana da Paraíba.

A investigação teve início após se observar à intensa movimentação financeira do grupo investigado. Os suspeitos operavam os valores referentes às atividades criminosas, especialmente ao tráfico de drogas.

No decorrer da investigação, foi observado que um preso do sistema penitenciário estadual, líder de uma organização criminosa, articulou a obtenção de vantagens em cargos de órgão público, com o apoio de agentes públicos, para adentrarem em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime.

Durante a ação, foram cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 7 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio em contas bancárias. Cerca de 44 policiais federais e 40 policiais militares participam das diligências.

BG com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Pessoas preferem trair parceiro do que partido político, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Ao se falar de uma pessoal infiel no âmbito dos relacionamentos, há uma crença de que ela teria a incapacidade de ser leal a combinados como uma característica geral em todas as áreas de sua vida — mas não é bem assim.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ashley Madison, a maioria das pessoas mantém a infidelidade apenas entre quatro paredes. Entre os homens, por exemplo, 87% preferem trair a parceira do que os ideais políticos.

O levantamento feito com os usuários da plataforma de encontros extraconjugais se baseou em uma lista com mais de 20 categorias, e questionou se os entrevistados eram mais propensos a trair a parceria ou o item citado. No caso da política, a porcentagem geral foi de 80%, sendo 87% dos homens e 86% das mulheres que preferem trair o(a) amado ao partido político.

Além disso, para 85% é mais fácil ter um affair do que mudar seu pedido regular de café e 97% por cento dos entrevistados preferem trair seu parceiro do que preencher uma declaração de imposto de renda errada.

O que poderia explicar essa “preferência” por trair o parceiro do que ser infiel a outras particularidades da vida? O psicólogo e terapeuta sexual André Almeida ressalta que a fidelidade é um valor e sua importância varia de pessoa para pessoa, de acordo com cultura, criação, noções de ética e moral, entre outros fatores.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.