Tragédia

VIDEO: Duas pessoas morrem após desabamento de prédio em Olinda

Parte de um edifício em Olinda, no Grande Recife, desabou por volta das 22h desta quinta-feira (27). Até a última atualização desta reportagem, os bombeiros haviam confirmado duas mortes e buscam dois desaparecidos. Além disso, outras quatro pessoas ficaram feridas. Segundo informações de moradores, houve um grande estrondo antes do desabamento.

Não foi divulgado os nomes das vítimas. O Corpo de Bombeiros informou que um dos mortos foi um homem de 32 anos. O corpo dele foi o primeiro a ser localizado. Durante a madrugada desta sexta-feira (28), o corpo de um adolescente de 13 anos também foi encontrado.

Já entre os socorridos com vida estão três mulheres e um homem. Além disso, um cachorro também foi resgatado com vida.

Das vítimas retiradas com vida do local, duas estavam em estado grave e duas foram resgatadas com ferimentos leves.

O que aconteceu

Moradores vizinhos ao prédio disseram que houve um grande estrondo antes do desabamento do Edifício Lene, na Rua Acapulco, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda.

Os bombeiros foram acionados às 22h08 para a ocorrência e chegaram ao local 20 minutos depois. Foram deslocadas três viaturas de resgate, três viaturas de salvamento e uma viatura de combate a incêndio.

A Defesa Civil de Olinda também está no local e informou que o imóvel já havia sido desocupado pela instituição.

Segundo a reportagem de TV Globo que acompanha os resgates no local, havia 16 pessoas no edifício – que tem 32 apartamentos, com térreo e três andares. Os bombeiros ainda não sabem o que causou a queda do prédio e o incêndio que aconteceu em seguida.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Turismo

PESQUISA: Booking destaca João Pessoa como um dos quatro destinos para apreciar a tranquilidade

Em um mundo cada vez mais acelerado, a busca por tranquilidade e silêncio tem se tornado uma tendência entre os viajantes. Segundo um levantamento realizado pela Booking.com, mais da metade (59%) dos turistas brasileiros deseja viajar este ano para dar uma pausa e, ainda, 53% pretendem reservar um tempo para a mente. A pesquisa da plataforma destacou a capital paraibana, João Pessoa, como um dos quatro destinos mais procurados pelos viajantes para aproveitarem momentos de tranquilidade.

A pesquisa foi realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Os critérios para participação incluíam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e ter planos de viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ressaltou que a capital da Paraíba tem se destacado como um dos destinos turísticos mais atraentes do Brasil, graças à sua hospitalidade e tranquilidade. “A cidade tem atraído muitas pessoas que escolhem não apenas visitar, mas também fazer dela seu lar. A capital oferece aos seus habitantes e visitantes a oportunidade de apreciar os pequenos prazeres da vida, como caminhar na areia e mergulhar em um mar de tons esverdeados. A hospitalidade do nosso povo é conhecida em todo o país, tornando a estadia dos visitantes ainda mais agradável. Além disso, a cidade é abençoada com paisagens ricas e deslumbrantes”, comentou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, atestou a beleza e a tranquilidade da Paraíba. “Nossa capital é um santuário de paz e serenidade, onde a vida é vivida em um ritmo mais calmo e cada momento é valorizado. É gratificante saber que os turistas estão buscando cada vez mais a nossa região para suas viagens”, pontuou.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protestos

PROTESTO: Servidores da UFPB e IFPB protestam contra ministro da Educação em João Pessoa e cobram reajuste salarial

Foto: Albemar Santos/Rede Mais

Os professores da Universidade e Instituto Federal da Paraíba protestaram nesta manhã de sexta-feira (3) em evento que recebe o ministro da Educação, Camilo Santana. A solenidade acontece na cidade de João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino. Os funcionários levaram faixas, bandeiras e megafones para reivindicar maiores investimentos no ensino superior.

Nos arredores do Teatro Pedra do Reino, a segurança para a solenidade do ministro, que irá lançar de forma oficial o programa governamental “Pé-de-Meia”, isolou as entradas para o local, deixando apenas uma opção. Os protestantes estão sendo barrados de entrar no teatro com as faixas, bandeiras e outros adereços, somente entram individualmente.

De acordo com Hélio Graça, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB), o protesto junta três entidades voltadas à educação e técnico-administrativo. Todos buscam aumento no percentual salarial, atualização do plano de carreiras e recomposição orçamentária.

De acordo com informações apuradas pelo Portal MaisPB, o ministro Camilo Santana decidiu que, após o evento que será realizado no teatro, irá se reunir com uma comissão de professores que protestam no local. A expectativa é ouvir as demandas da categoria e trabalhar para uma solução viável.

“Eu creio que isso foi uma importante sinalização que o Ministério da Educação deu para a gente. Ele mesmo demonstrou interesse em receber os integrantes do comando de greve estadual das três entidades”, disse o coordenador-geral do Sintef-PB, Hélio Graça.

“A gente veio dialogar com a ‘estudantada’ da rede estadual, do instituto federal. A gente entende que o Pé-de-Meia é um importante programa que o Governo está lançando, mas ao mesmo tempo a gente entende que é de suma importância que os servidores sejam valorizados e sejam enxergados com o mesmo carinho que os estudantes do nosso país”, completou.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Cícero Lucena minimiza ligação de detento para sua filha: ‘Se ligar, ela atende”

Foto: Reprodução.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, comentou sobre a sua filha, a secretária de Saúde, Janine Lucena, ter recebido a ligação de um detento dentro de um presídio.

“Se ela ligar, ela lhe atende, como ela vai saber quem é?!”, disse Cícero.

Janine é alvo de investigação da Polícia Federal, que apura a existência de servidores da Prefeitura de João Pessoa, ligados com o crime organizado.

A Operação Mandare cumpriu 18 mandados judiciais, sendo sete de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão nas Secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e na Autarquia de Limpeza Urbana de João Pessoa. Também foram realizados bloqueios em contas bancárias. Cerca de 44 policiais federais e 40 policiais militares participam das diligências.

Blog do BG PB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

PF faz buscas em secretarias da PMJP e investiga indicação de cargos por detento

 

Foto: Reprodução

A operação da Polícia Federal que tem por objetivo desarticular um grupo criminoso que atua em João Pessoa e região metropolitana, cumpre mandados na prefeitura de João Pessoa.

Entre os alvos estão secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e na Empresa de Limpeza Urbana de João Pessoa.

A investigação teve início após se observar a intensa movimentação financeira do grupo investigado, uma vez que se valeria de pessoas interpostas para operacionalizar valores referentes às atividades criminosas, especialmente o tráfico de drogas.

No decorrer da investigação, com o seu aprofundamento, foi observado que um preso do sistema penitenciário estadual, o qual tem posição de liderança em organização criminosa, articulou a obtenção de vantagens em órgão público, notadamente cargos, em contrapartida a apoio que dá a agentes públicos para adentrarem em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime.

Estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 7 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio em contas bancárias.

Jornal da Paraíba 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Agentes públicos estariam atuando em esquema de tráfico de drogas na Grande João Pessoa, diz Polícia Federal

Concurso Polícia Federal: pedido de novo edital será encaminhado ainda em  abrilFoto: PF

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira (3), a Operação Mandare, com o objetivo desarticular e aprofundar a coleta de elementos de prova acerca de um grupo criminoso que atua em João Pessoa e região metropolitana da Paraíba.

A investigação teve início após se observar à intensa movimentação financeira do grupo investigado. Os suspeitos operavam os valores referentes às atividades criminosas, especialmente ao tráfico de drogas.

No decorrer da investigação, foi observado que um preso do sistema penitenciário estadual, líder de uma organização criminosa, articulou a obtenção de vantagens em cargos de órgão público, com o apoio de agentes públicos, para adentrarem em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime.

Durante a ação, foram cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 7 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio em contas bancárias. Cerca de 44 policiais federais e 40 policiais militares participam das diligências.

BG com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Pessoas preferem trair parceiro do que partido político, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Ao se falar de uma pessoal infiel no âmbito dos relacionamentos, há uma crença de que ela teria a incapacidade de ser leal a combinados como uma característica geral em todas as áreas de sua vida — mas não é bem assim.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ashley Madison, a maioria das pessoas mantém a infidelidade apenas entre quatro paredes. Entre os homens, por exemplo, 87% preferem trair a parceira do que os ideais políticos.

O levantamento feito com os usuários da plataforma de encontros extraconjugais se baseou em uma lista com mais de 20 categorias, e questionou se os entrevistados eram mais propensos a trair a parceria ou o item citado. No caso da política, a porcentagem geral foi de 80%, sendo 87% dos homens e 86% das mulheres que preferem trair o(a) amado ao partido político.

Além disso, para 85% é mais fácil ter um affair do que mudar seu pedido regular de café e 97% por cento dos entrevistados preferem trair seu parceiro do que preencher uma declaração de imposto de renda errada.

O que poderia explicar essa “preferência” por trair o parceiro do que ser infiel a outras particularidades da vida? O psicólogo e terapeuta sexual André Almeida ressalta que a fidelidade é um valor e sua importância varia de pessoa para pessoa, de acordo com cultura, criação, noções de ética e moral, entre outros fatores.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

Sobe para quatro o número de mortes por dengue em 2024, na Paraíba

Dengue
Mosquito da dengue (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou a quarta morte por dengue em 2024. A vítima trata-se de um homem de 69 anos, morador de Cabedelo, no litoral da Paraíba. De acordo com exames médicos, foi atestado a doença no corpo do homem.

Além das mortes por dengue, a Paraíba registrou dois óbitos por chikungunya neste ano.

O primeiro óbito por dengue foi confirmado no dia 14 de fevereiro, na Paraíba. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a vítima é um jovem de 24 anos, morador da cidade de Camalaú, no cariri do estado.

Já a segunda morte em decorrência da dengue foi registrado no dia 26 de fevereiro. De acordo com a pasta, a paciente, de 42 anos, morava no Conde, Litoral Sul paraibano. Ela tinha comorbidades como diabetes, hipertensão e doença hematológica.

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou, no dia 29 de fevereiro, a terceira morte por dengue, no estado, desde o começo de 2024. A vítima é um homem de 60 anos e o óbito ocorreu em Campina Grande.

BG com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Câmara dos Deputados deve debater PEC das Drogas em audiência pública na próxima semana

Imagem

Foto: Wilton Junior/Estadão

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de drogas no País será discutida pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados durante audiência pública na próxima quarta-feira, 8. A medida foi aprovada pelo Senado em dois turnos no dia 16 de abril. Na primeira votação, foram 53 a favor e nove contra; na segunda, 52 a nove.

Agora, em análise na Câmara, a audiência pública foi convocada para debater a medida que estabelece que caberá ao juiz definir se a pessoa flagrada com droga vai responder por tráfico ou será enquadrada somente como usuário. A partir da distinção, PEC também determina que serão previstas penas diferentes: mais rigorosas para quem vende e mais branda para o usuário, incluindo tratamento para os dependentes químicos e penas alternativas à prisão.

A medida, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é uma resposta do Congresso ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que discute a descriminalização do porte de maconha para o uso pessoal. Na Suprema Corte, o placar é de cinco votos a três para fixar uma quantidade da droga e diferenciar usuário de investigados por tráfico. Atualmente, a análise do caso foi suspensa por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

Próximos passos

Com aprovação do Senado, agora, a PEC das Drogas deve ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O avanço do texto necessita do aval da maioria simples do colegiado. Após essa etapa, ela será encaminhada para uma comissão temporária que vai discutir os impactos da emenda constitucional. Depois, o texto segue para votação no plenário da Casa revisora. No caso dos deputados, é preciso obter a aprovação de 308 dos 513 parlamentares, também em dois turnos.

Se houver modificação substancial (não apenas de redação), a proposta deve voltar, obrigatoriamente, para a Casa onde começou a tramitar. Neste caso, o Senado.

Em caso de PEC, quando aprovada no Congresso, ela é promulgada sem a consulta prévia do presidente da República, ao contrário de quando uma lei é criada pelos parlamentares e precisa ser sancionada pelo chefe do Executivo para entrar em vigor.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Com 300 mil sem luz no RS, ministro de Minas e Energia está em Roma

ImagemFoto: Governo do RS

Em meio a 300 mil pessoas sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está em Roma nesta quinta-feira (2/5) para encontrar o Papa Francisco. Mais cedo, Lula e seis ministros foram ao estado, que enfrenta chuvas históricas e já confirmou 24 mortes.

Silveira viajou na quarta-feira (1º/5) para Roma. Nesta quinta-feira (2/5), encontrará o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vargas. Trata-se do único compromisso registrado na agenda oficial do ministro até o momento nesta semana. Na sexta-feira (3/5), Silveira encontrará o Papa Francisco.

Chuvas em proporções históricas atingem o Rio Grande do Sul desde o último sábado (27/4). Até o momento, 300 mil clientes estão sem energia elétrica. Segundo as concessionárias RGE e CEEE Equatorial, não há previsão de retorno do serviço. Os municípios gaúchos mais atingidos pela falta de luz são São Lourenço do Sul, Balneário Pinhal, Alvorada e a capital Porto Alegre.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protestos

(VÍDEO) ‘PROTESTO’ PM dispersa com balas de borracha motoboys que protestam contra dono de academia em JP

A Polícia Militar da Paraíba lançou balas de borracha para dispersar os motoboys que protestam na noite desta quinta-feira (02/05), no bairro de Cuiá, em João Pessoa, contra o dono de uma academia que é acusado de agressão contra um motoqueiro na noite de ontem durante uma entrega.

A manifestação acontece desde às 18h. O trânsito foi bloqueado e é lento nas imediações dos bairros Água Fria, Geisel e Cuiá.

O grupo cobrava uma retratação de Anderson Silva, dono da academia, que aconteceu após o início do protesto de hoje.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.