Brasil

Ministra da Saúde revoga portaria que dificultava aborto legal no país

O Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade, revogou nesta segunda-feira (16) portarias e normas que dificultavam a realização de aborto em casos de estupro no país. A medida havia sido adotada ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o ex-comandante da pasta, general Eduardo Pazuello.

A revogação já havia sido prometida pela ministra durante seu discurso de posse na pasta. No total, foram seis normas anuladas e, entre elas, uma determinação que exigia que médicos acionassem a polícia e realizassem uma denúncia em caso de aborto por estupro.

Assinada por Pazuello em setembro de 2020, parte das normas recuaram após ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, a pasta justificou que as medidas ainda não haviam sido negociadas com representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“A falta de transparência, diálogo e definições conjuntas entre União, estados e municípios é totalmente contrária aos preceitos básicos do SUS, que determinam uma gestão compartilhada do sistema de saúde brasileiro”, afirma trecho do documento.

Nísia Trindade já havia afirmado na última terça-feira, 10, que haveria um debate para que nenhuma decisão ou revogação não deixasse um ‘vazio’ técnico. “Uma das prioridades da nossa gestão é restabelecer o bom relacionamento e o diálogo interfederativo. Por isso, conversamos com o Conass e Conasems, pois é sempre importante que, ao revogar uma medida, não exista um vazio que deixe o gestor desprovido. Essas revogações envolvem medidas sem base científica, sem amparo legal, que contrariam princípios do SUS”, pontuou a comandante da pasta.

Jovem Pan 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Farmácias são interditadas e vendedores presos em municípios da Paraíba

Duas farmácias foram interditadas e dois vendedores presos em flagrantes, na manhã desta sexta-feira (24),  em Araruna e Cacimba de Dentro. As medidas foram tomadas durante fiscalização conjunta do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), da Receita Estadual e da Polícia Civil.

Os vendedores foram autuados em flagrante pelo crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006 e levados para a Delegacia de Araruna para, posteriormente, passarem por audiência de custódia.

A ação foi realizada pelo diretor-geral do MP-Procon, promotor de Justiça Romualdo Tadeu de Araújo Dias; pelo diretor-geral da Agevisa, Geraldo Menezes; pelo gerente-executivo de Combate à Fraude Fiscal da Receita, Cirilo Nunes; pelo delegado seccional, Diógenes Fernandes; pelos delegados de Araruna, Simone Rosemberg, e de Cacimba de Dentro, Joacil Moreira, além de equipes do MP-Procon, da Agevisa e do Fisco.

De acordo com o diretor-geral do MP-Procon, a Agevisa constatou que as duas farmácias não tinham licença sanitária nem farmacêutico responsável.  Também apreendeu, nos dois estabelecimentos, medicamentos psicotrópicos sem autorização de funcionamento da Anvisa, tendo sido lavrados termo de apreensão e termo de interdição.

Também foi constatada precificação irregular; ausência de certificado do Corpo de Bombeiros, do telefone do Procon e de exemplar do Código de Defesa do Consumidor, sendo lavrado auto de infração. Além disso, o estabelecimento de Cacimba de Dentro não possuía extintores. Já a Receita Estadual apreendeu máquinas de cartão (equipamento de POS) para averiguação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

[VÍDEO] IRADO: Lula diz que Israel continua matando mulheres e crianças

“Israel continua matando mulheres e crianças”, diz Lula um dia após corpo de brasileiro morto pelo Hamas ser recuperado por tropas israelenses.

Em discurso neste sábado (25/5) presidente criticou novamente mortes de civis causadas pela operação militar de Israel em Gaza.

“Quero pedir a vocês uma solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina por conta da irresponsabilidade do governo de Israel, que continua matando mulheres e crianças”, disse.

Lula também disse que o povo não deve se calar diante de “aberrações”. A declaração foi feita durante a inauguração de obras viárias na Rodovia Presidente Dutra (trecho da BR-116), em Guarulhos (SP).

O assassinato do brasileiro Michel Nisenbaum não foi citado em discursos do presidente, que lamentou a morte em suas redes sociais.

Com informações de CNN e Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Suspeito de matar policial penal no RN é preso na Paraíba

Suspeito de matar policial penal no RN e preso na Paraiba
Suspeito de matar policial penal no RN é preso na Paraíba (Foto: Divulgação/PF)

Um suspeito de ter assassinado o policial penal Carlos Eduardo Nazário, de 49 anos, foi detido no município paraibano de São Sebastião de Lagoa de Roça, nesta sexta-feira (24). A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelas autoridades. O crime ocorreu em 17 de março do ano passado, na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.

O policial penal foi vítima de um atentado a tiros, realizado por dois criminosos, durante uma onda de ataques criminosos em março de 2023 no RN. Apesar de ter sido socorrido e levado ao hospital, Nazário não resistiu aos ferimentos, que foram causados por três tiros, atingindo o braço, a perna e o tórax.

A ação que resultou na prisão do suspeito foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN), em conjunto com a Divisão de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP/Natal).

É importante ressaltar que, em 20 de março de 2023, outro suspeito pelo crime já havia sido detido em São Gonçalo do Amarante. Segundo a Polícia Civil, na ocasião, o indivíduo estava na posse de uma pistola 9mm e dois carregadores com 35 munições, além de ser integrante de uma facção criminosa responsável pelos ataques no estado.

Com T5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Quase 50% dos brasileiros reprovam o governo Lula e 70% não sabem citar nenhuma obra da gestão petista

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 49,6% dos brasileiros reprovam o governo Lula. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 24. O porcentual de aprovação é de 46,2%, e 4,2% não souberam responder ou não opinaram.

A pesquisa ainda mostrou que 70,6% dos entrevistados não souberam citar “obras, medidas administrativas nem benefícios à população realizados pelo Governo do Presidente Lula até o momento”. O índice é levemente menor do que em março, quando 73,4% dos entrevistados não souberam fazer nenhuma referência a medidas do governo Lula.

Quando a pergunta foi “a administração do presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima”, os porcentuais de “ótima” e “boa” somam 31,9% e os de “ruim” e “péssima” chegam a 41,1%.

  • Ótima — 10,6%
  • Boa — 21,3%
  • Regular — 26%
  • Ruim — 9,8%
  • Péssima — 31,3%
  • Não sabe/não opinou — 1%

A aprovação do governo Lula caiu bastante na comparação com agosto de 2023. Nesta última pesquisa, também houve queda da aprovação, de 46,6%, em março, para 46,2%, e alta da desaprovação, de 48,8% para 49,6%.

O porcentual de quem considera o governo bom ou ótimo subiu de 30,9% para 31,9%, mas o índice de quem considera ruim ou péssimo também cresceu, de 40,5% para 41,1%.

aprovação Lula

Comparativo da aprovação/reprovação do governo Lula | Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas

A maior desaprovação vem do Sul, com 60,3%, seguida de Norte e Centro-Oeste (58,1%), Sudeste (50,4%) e Nordeste (38,1%).

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2020 eleitores em 160 municípios dos 26 Estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram feitas entre 27 de abril e 1º de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o intervalo de confiança, de 95%.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Indústria da Paraíba cresce 12% nos últimos 4 anos e setor pretende ampliar exportações

Foto: FIEPB

Atualmente existem na Paraíba 10.572 indústrias e de acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, FIEPB, o número de empresas industriais apresenta crescimento médio de 12% em relação aos últimos quatro anos. No Dia Nacional da Indústria, comemorado neste sábado (25), o Pauta Real mostra um panorama do setor que emprega 133.604 pessoas no estado.

Os principais segmentos da indústria no estado são couro e calçados; alimentos e bebidas; minerais não metálicos; construção civil; têxtil e confecção; metalmecânica; e madeira e mobiliário. A participação no Produto Interno Bruno (PIB) do estado ultrapassa os 15%.

A indústria é responsável por 83,5% das exportações efetuadas pelo estado e os produtos manufaturados representam 50,3% do total das exportações, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Ele ressalta que o estado tem se destacado ainda na exportação de calçados e álcool etílico, e neste contexto de fortalecimento do comércio exterior do país, a expectativa é que os produtos paraibanos, que já possuem um alto valor agregado no mercado externo, tenham uma maior aceitação, contribuindo assim para o aumento no volume de exportações, que apresentou ciclo de crescimento que teve em 2023 um aumento de quase 30%, quando comparado a 2022. A expectativa da FIEPB é superar o índice de exportações alcançado no ano passado.

Além de polo calçadista, a Paraíba é atualmente um consolidado polo mineral, com posição de destaque no país, proporcionado pelo avanço da sua planta cimenteira. O presidente destaca que a bentonita, um dos principais recursos minerais lavrados na Paraíba, também é expoente no setor. Além disso, ele lembra que a construção civil tem impulsionado sobremaneira a geração de emprego e renda, bem como os segmentos de alimentos e bebidas, têxtil e confecção, metalmecânica e o de madeira e mobiliário.

A alteração de alíquotas, a simplificação e diminuição da carga de impostos, a melhoria da competitividade, redução de custos operacionais e fim da tributação em cascata, são pontos importantes da Reforma Tributária que têm sido aguardados com expectativa pelo setor industrial.

“Tudo isso irá proporcionar segurança jurídica e resultará em mais investimentos e consequentemente, no aumento da geração de empregos na indústria, que investirá na modernização de sua linha de produção, garantindo mais qualidade e produtividade, elevando assim a competitividade no cenário internacional”, analisa Pascoal.

Apesar das perspectivas otimistas para a indústria na Paraíba, o setor apresenta queda no número de vagas de emprego, o que é comprovado por pesquisas do IBGE e Ministério do Trabalho e Renda (MTE). O presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal, avalia que o desemprego tem como uma de suas causas o processo de desindustrialização. Para ele, os aspectos econômicos, políticos, sociais, a terceirização, o próprio desenvolvimento tecnológico e a falta de qualificação profissional, são fatores que contribuem para o cenário constatado nas pesquisas.

Dia da Indústria – O dia 25 de maio foi escolhido como Dia da Indústria em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras – ABL. Além disso, Simonsen era presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Com PautaReal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

(FOTOS) Prefeita Solange Félix “compra” pneus para ônibus quebrado na Paraíba e vira alvo do MP

A prefeita de Juru, Solange Félix, está sendo alvo de mais uma investigação por parte do Ministério Público Estadual (MPPB). Desta vez vez, as vereadoras Isabella Teixeira e Cinalva Leite denunciaram ao MPPB que em novembro de 2023 a prefeita comprou mais de R$ 8 mil em para um ônibus que está parado e quebrado há vários anos no município.

A prefeita tem sido alvo de inúmeras denúncia de supostas irregularidades e desvio de recursos públicos por parte das vereadoras, a exemplo de compra de combustíveis para uma caminhão-pipa quebrado e para carros já leiloados pela gestão. Os casos também foram denunciados no Tribunal de Contas do EStado (TCE-PB).

Na atual denúncia foi narrado que o ônibus é conhecido da população juruense como sendo um grande “elefante branco”, estando só a carcaça abandonada e não teria como comportar qualquer peça e muito menos pneus, porque não tem qualquer condição de trafegabilidade.

Na denúncia também foram juntadas fotos do ônibus deteriorado. Veja abaixo:

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PBJÁ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Polícia Civil prende estelionatário acusado de vários golpes na venda de veículos roubados

Delegacia-Geral de Polícia Civil lança Edital de Promoção e policiais  deverão progredir de classe — Polícia CivilFoto: Reprodução

A Polícia Civil da Paraíba prende um homem acusado de cometer crime de estelionato em Picui, e suspeito de aplicar golpes na venda de veículos na região Nordeste. Ele foi preso em Maceió-AL escondido em uma pousada.

De acordo com a Polícia, ele vendia veículos roubados por ele e teria feito vítimas na Paraíba, em Alagoas e no estado do Rio Grande do Norte. Todos os automóveis citados foram recuperados e devidamente entregues aos seus legítimos proprietários.

Outras vítimas podem procurar a Polícia Civil e denunciar pelo telefone 197. O sigilo é garantido.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Sertanejo tem 7 dos 10 artistas mais ouvidos da década no Brasil; veja ranking

Marília Mendonça foi a artista mais escutada da década no Brasil, segundo o Spotify — Foto: Will Dias/Futura Press via Estadão Conteúdo

O sertanejo domina os rankings de músicas e artistas mais escutados do Brasil nos últimos dez anos, segundo o Spotify. A plataforma chegou ao país em 2014 e, neste mês, divulgou dados de consumo dos brasileiros na última década.

Liderada por Marília Mendonça (1995-2021), a lista de artistas mais populares no período tem, ao todo, sete nomes no sertanejo. As exceções são Anitta, que transita entre o pop e o funk, Wesley Safadão, do forró, e o funkeiro MC Ryan SP.

No ranking de músicas mais ouvidas, só duas fogem à regra: o rap romântico “Deixe-me Ir”, do projeto 1Kilo, e “Shape of You”, do cantor britânico Ed Sheeran.

De acordo com o Spotify, o número de músicas de artistas brasileiros presentes na plataforma aumentou em 656% em dez anos, e o volume de plays nessas faixas teve um crescimento de 240 vezes no período. Os dados mostram que, em média, mais de 60% do consumo de artistas brasileiros no Spotify acontece dentro do próprio país.

“Hear Me Now”, hit eletrônico do DJ Alok, foi a música de um artista brasileiro mais escutada fora do país na última década. Anitta completa o pódio nas duas colocações seguintes: com “Downtown”, parceria com J Balvin, e “Envolver”, que chegou ao topo da lista de mais ouvidas do mundo na plataforma, com a ajuda do impulso brasileiro.

Veja, abaixo, os dados do Spotify no Brasil entre 2014 e 2023

Artistas mais escutados no Brasil

  1. Marília Mendonça
  2. Henrique & Juliano
  3. Jorge & Mateus
  4. Gusttavo Lima
  5. Zé Neto & Cristiano
  6. Matheus & Kauan
  7. Anitta
  8. Wesley Safadão
  9. Maiara & Maraisa
  10. MC Ryan SP

Artistas mais escutados no Brasil, ano a ano

 

  • 2014: Calvin Harris
  • 2015: Jorge & Mateus
  • 2016: Jorge & Mateus
  • 2017: Matheus & Kauan
  • 2018: Zé Neto & Cristiano
  • 2019: Marília Mendonça
  • 2020: Marília Mendonça
  • 2021: Os Barões da Pisadinha
  • 2022: Marília Mendonça
  • 2023: Ana Castela

Músicas mais escutadas no Brasil

  1. “Leão” – Marília Mendonça
  2. “Nosso Quadro” – Ana Castela e Agroplay
  3. “Arranhão – Ao Vivo” – Henrique & Juliano
  4. “Bombonzinho – Ao Vivo” – Ana Castela e Israel & Rodolffo
  5. “Mal Feito – Ao Vivo” – Hugo & Guilherme e Marília Mendonça;
  6. “Eu Gosto Assim – Ao Vivo” – Gustavo Mioto e Mari Fernandez
  7. “Liberdade Provisória” – Henrique & Juliano
  8. “Erro Gostoso – Ao Vivo” – Simone Mendes
  9. “Deixe Me Ir – Acústico” – 1Kilo
  10. “Shape of You” – Ed Sheeran

Músicas mais escutadas no Brasil, ano a ano

  • 2014: “Summer” – Calvin Harris
  • 2015: “Lean On” (feat. MØ & DJ Snake) – DJ Snake e Major Lazer e MØ
  • 2016: “Sorry” – Justin Bieber
  • 2017: “Shape of You” – Ed Sheeran
  • 2018: “Propaganda – Ao Vivo” – Jorge & Mateus
  • 2019: “Lençol Dobrado” – Analaga e João Gustavo e Murilo
  • 2020: “Liberdade Provisória” – Henrique & Juliano
  • 2021: “Batom de Cereja – Ao Vivo” – Israel & Rodolffo
  • 2022: “Mal Feito – Ao Vivo” – Hugo & Guilherme e Marília Mendonça
  • 2023: “Nosso Quadro” – Ana Castela e AgroPlay

Álbuns mais escutados no Brasil

  1. “Manifesto Musical” – Henrique & Juliano
  2. “Marília Mendonça – Ao Vivo” – Marília Mendonça
  3. “Ao Vivo No Ibirapuera” – Henrique & Juliano
  4. “Todos Os Cantos, Vol. 1” – Marília Mendonça
  5. “Esquece o Mundo Lá Fora (Ao Vivo) – Deluxe” – Zé Neto & Cristiano
  6. “O Embaixador” – Gusttavo Lima
  7. “O Céu Explica Tudo” – Henrique & Juliano
  8. “Festa das Patroas 35%” – Marília Mendonça e Maiara & Maraisa
  9. “Buteco in Boston (Ao Vivo)” – Gusttavo Lima
  10. “Melim” – Melin

Músicas de artistas brasileiros mais escutadas no mundo

  1. “Hear Me Now” – Alok, Bruno Martini e Zeeba
  2. “Downtown” – Anitta e J Balvin
  3. “Envolver” – Anitta
  4. “Olha a Explosão” – MC Kevinho
  5. “Nosso Quadro” – Ana Castela e AgroPlay
  6. “Bum Bum Tam Tam” – Future, J Balvin, Juan Magán, MC Fioti e Stefflon Don
  7. “Leão” – Marília Mendonça
  8. “Parado no Bailão” – MC Gury e MC L da Vinte
  9. “Arranhão – Ao Vivo” – Henrique & Juliano
  10. “Bombonzinho – Ao Vivo” – Ana Castela e Israel & Rodolffo

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Sem Tarcísio, Lula inaugura obra contratada pelo governador quando era ministro de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O presidente Lula inaugura neste sábado (25) obras na rodovia Presidente Dutra, em São Paulo, cuja contratação ocorreu no governo Bolsonaro, encabeçada pelo ex-ministro da Infraestrutura e hoje governador paulista, Tarcísio de Freitas.

A entrega ocorrerá, no entanto, sem a presença do governador estadual, informou a Presidência da República. Segundo nota, o convite do governo federal foi realizado na quarta-feira (22), por e-mail, e a resposta do Palácio dos Bandeirantes indicando que Tarcísio não comparecerá foi recebida na quinta-feira (23).

O Palácio dos Bandeirantes ainda não se pronunciou sobre a ausência.

CNN

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Michelle é mais popular do que Janja

ImagemFoto: Reprodução/ Instagram @michellebolsonaro @janjalula

Pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta sexta-feira, 24, aponta que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é mais popular que Janja, a atual primeira-dama.

Questionados sobre de quem mais gostam ou simpatizam entre as duas, 43,4% dos entrevistados responderam preferir a esposa de Jair Bolsonaro (PL), enquanto 34,7% indicaram simpatizar mais com a mulher de Lula (PT).

Outros 16,1% disseram não gostar de nenhuma das duas e 5,9% preferiram não opinar.

Avaliação por sexo, idade e religião

A popularidade de Michelle em relação a Janja é maior entre os homens do que entre as mulheres. Os entrevistados do sexo masculino que preferem a ex-primeira-dama são 49,1%, ante 28,8% que simpatizam mais com a atual. Entre os do sexo feminino, 38,2% gostam mais de Michelle e 39,9%, de Janja.

No recorte por idade, a única faixa etária em que Janja leva vantagem é de 16 a 24 anos. Neste grupo, 45,8% dos eleitores ouvidos pelo Instituto Paraná preferem a esposa de Lula e 33,1%, a de Bolsonaro, enquanto 14,7% não gostam de nenhuma e 5,2% não souberam responder.

Em relação às demais faixas etárias, a de maior vantagem de Michelle sobre Janja é a de pessoas entre 35 e 44 anos, em que 49,6% simpatizam mais com a ex-primeira-dama e 30,4%, com a atual.

No quesito religião, Michelle Bolsonaro leva vantagem sobre Janja tanto entre católicos (39,4% a 38%) quanto entre evangélicos (56,8% a 24,2%). Em relação aos entrevistados que se declararam praticantes de outras religiões ou sem religião, 31% disseram preferir Michelle e 43,5%, Janja.

Por região

A única região em que os eleitores gostam mais de Janja do que de Michelle é o Nordeste, onde 43,4% responderam preferir a esposa de Lula e 32,9%, a de Bolsonaro.

Nas demais, os eleitores simpatizam mais com a ex-primeira-dama.

Crusoé

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.