Paraíba

ADIOU DE NOVO: João promete anunciar secretários na segunda e publica desmembramento de pastas

Resultado Eleições PB: João Azevêdo (PSB) é eleito governador com 52% dos votos válidos | Exame
O governador João Azevêdo (PSB) prometeu para a próxima segunda-feira (16) o anúncios dos nomes que vão ocupar os cargos de secretário na segunda gestão. A expectativa era de que os novos auxiliares pudessem ser divulgados até ontem.

Em entrevista à imprensa durante a abertura do 35º Salão de Artesanato, nesta sexta-feira (13), João adiantou que a edição deste sábado (14) do Diário Oficial do Estado trará a reestruturação administrativa, como o desmembramento da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, por exemplo.

Azevêdo adiantou que na segunda vai fazer o anúncio dos nomes do secretários por publicações nas redes sociais. Até agora, já foram confirmados para o segundo governo Fábio Andrade, na Procuradoria-Geral do Estado, Deusdete Queiroga, Infraestrutura, Marialvo Laureano, Fazenda, Cláudio Furtado, Ciência e Tecnologia, e Jhony Bezerra, Saúde.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

(VÍDEO) Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Reze por mim, que rezo pela senhora”

O papa Francisco recebeu, neste sábado (27/4), a ex-presidente e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como “Banco dos Brics”, Dilma Rousseff, no Vaticano, sede da Igreja Católica Romana.

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o papa aparece cumprimentando a ex-presidente: “Bem-vinda. Que prazer revê-la”. A conversa dos dois intercalou o português e espanhol.

 

“Falamos sobre os grandes desafios da humanidade: o combate à desigualdade e à fome, a transição energética e as ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas”, escreveu Dilma em publicação no X (antigo Twitter).

 

Além disso, os dois trocaram presentes.

 

Conforme o Vaticano, a ex-presidente deu ao papa o livro Theodoro Sampaio. Nos sertões e na cidade, de Ademir Pereira dos Santos, enquanto o Francisco entregou a encíclica Laudato si, a exortação apostólica Laudate Deum e uma escultura em bronze.

 

O Vaticano informou que Dilma foi a primeira chefe de Estado a receber Francisco em viagem internacional após ele ser eleito papa, em 2013. À época, a então presidente do Brasil se reuniu em audiência privada com o pontífice.

 

No fim do encontro, o papa disse: “Reze por mim e eu rezo por você”. “Estou rezando”, respondeu Dilma.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Pedidos de recuperação judicial subiram 94,7% em março

Foto: Aaron Lefler (via Unsplah)

Foram registrados 183 pedidos de recuperação judicial por empresas brasileiras em março de 2024 –alta de 94,7% em comparação ao mesmo mês de 2023. É o maior número registrado neste ano. Os dados são da Serasa Experian.

O setor de serviços liderou os pedidos, com 71 demandas. Foi seguido pelo comércio, com 48.

Em relação ao porte das companhias, as micro e pequenas empresas lideraram as solicitações de recuperação judicial, com 136 pedidos. Os negócios de porte médio vieram em seguida (29) e, por último, os grandes (18).

“O aumento nas solicitações de recuperações judiciais é um reflexo do crescimento das empresas que se viram diante da iminência da insolvência. Precisamos ter uma redução da inadimplência para depois presenciarmos uma queda no número de pedidos de recuperações judiciais”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Segundo o especialista, a queda nos pedidos deve acontecer a partir do 2º semestre de 2024.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibano

José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibanoPeter Jordan, influenciador do mundo geek, lamentou morte de José Santa Cruz – Foto: X

José Santa Cruz morreu, na sexta-feira (26), na cidade do Rio de Janeiro, aos 95 anos. O ator e dublador paraibano tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia. Nas redes sociais, atores, dubladores e humoristas lamentaram a morte do paraibano.

O dublador Guilherme Briggs, eternizado como as vozes de Super-Homem, Mickey, Buzz Lightyear, personagem de “Toy Story”, Optimus Prime, de “Transformers”, Mestre Yoda, de “Star Wars”, Grinch, entre tantos outros, publicou nas redes sociais a relação de amizade que tinha com Santa Cruz.

“De alma leve e tão doce, Santinha era um homem de delicioso bom humor, educadíssimo e elegante. Era amado e festejado por todos nos estúdios que ia trabalhar. Sempre humilde e atencioso, adorava conversar e contar piadas”, disse Guilherme.

José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibano
Guilherme Briggs publicou homenagem no Instagram para José Santa Cruz – Foto: Instagram

Outro dublador muito conhecido do público atualmente, Wendel Bezerra, que dá voz a personagens como Goku, de “Dragonball Z”, Bob Esponja, Jackie Chan de “As Aventuras de Jackie Chan”, Donatello de “As Tartarugas Ninja”, publicou uma foto de José Santa Cruz com a legenda “mais um ídolo que se vai”, lamentando o ocorrido.

José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibano
Wendel Bezerra, dublador, homenageou José Santa Cruz – Foto: Instagram

Outra dubladora, Mabel Cezar, uma das vozes das chamadas de programação da Globo, revelou a tristeza pela morte do ator e dublador.

“Descanse em paz, Santinha. Amamos você”, disse a dubladora

Mabel Cezar tem no currículo personagens como Minnie, Luluzinha, Princesa Lea em “O Último Jedi”, a vaqueira Jessie de “Toy Story”, Jay Kyle, personagem de Tisha Campbell em “Eu, a Patroa e as Crianças”,

Ainda no mundo de dubladores, Márcio Simões, que interpreta Stitch, Patolino, o Gênio de “Alladin”, Frajola, Hades, de “Hércules”, revelou uma última conversa que teve com José Santa Cruz antes da morte dele.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com JornalPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(VÍDEO) PM dá tapa no rosto de mãe suspeita de agredir a própria filha em Pernambuco

Uma menina de 11 anos foi espancada pela mãe nessa sexta-feira (26/04) no Loteamento Real, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

O caso foi denunciado e registrado por vizinhos, que acionaram autoridades como a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o Conselho Tutelar. A mãe da criança não teve a identidade revelada e acabou detida pelos policiais.

Vídeos enviados para o Diario de Pernambuco mostram o momento em que a vítima é retirada de casa pelos vizinhos. A menina aparece ferida e com dificuldade para andar enquanto é levada para um carro, que segue para o Hospital João Murilo de Oliveira. Neste momento, a mãe tenta interferir e discute com os vizinhos.

Logo em seguida, policiais militares do 21ºBPM chegam no hospital. Por meio de nota, a PM informou que o efetivo soube do caso através de um dos vizinhos da vítima.

“Ao chegar na unidade hospitalar, o efetivo visualizou que a mãe se negava a deixar a criança desembarcar do veículo, momento em que ela foi contida, presa e conduzida para a DEPOL de Vitória de Santo Antão a fim de ser inquirida pela autoridade policial que ficará responsável pelas investigações”, diz a nota.

Um dos vídeos enviados ao Diario mostra o momento em que uma policial dá um tapa no rosto da mãe da criança. Sobre isso, a PM informou que “o comandante do Batalhão abriu uma investigação para apurar as circunstâncias da abordagem policial e tomar as providências necessárias”.

Em outro registro, a menina aparece com manchas roxas nos braços, pernas e no rosto e relata que está com a perna “dormente” enquanto os vizinhos comentam que precisam levá-la para uma unidade hospitalar.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Diário de Pernambuco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Meio-Ambiente

Animais marinhos aparecem mortos em reserva na Paraíba; caso é investigado

Barco a vela na Reserva Extrativista Acaú-GoianaReserva Extrativista Acaú-Goiana

Diversos animais marinhos apareceram mortos dentro dos limites da reserva extrativista Acaú-Goiana. O local fica no município de Pitimbu, Litoral Sul, paraibano. O caso vai ser investigado pela Prefeitura local.

O caso começou a ganhar força quando a Prefeitura recebeu denúncias de encontro dos animais. Entre os bichos achados mortos estão peixes, camarões e siris.

Em comunicado, a Prefeitura de Pitumbu confirmou o encontro de animais mortos no local. Amostras de água de um rio foram colhidas para tentar identificar uma possível contaminação acidental ou proposital.

“No dia 25 encaminhamos ao local uma equipe de técnicos, composta pelos diretores de fauna e flora, e do meio ambiente, bem como agentes da vigilância sanitária municipal, onde testemunharam a veracidade dos fatos. Foram realizadas coletas de amostras de água do rio Goiana, que foram enviadas para análises laboratoriais, no intuito de identificar a ação de possíveis agentes químicos, responsáveis por esse eventual crime ou acidente biológico”, diz um comunicado da Prefeitura.

Veja abaixo o comunicado da Prefeitura sobre os animais mortos:

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Clickpb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

GSI do governo Lula impõe sigilo a número de servidores investigados por 8 de Janeiro

Foto: Reprodução

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula impôs sigilo ao número de servidores que foram alvo de investigações internas por causa da atuação nos atos golpistas do 8 de Janeiro. O GSI se recusou a fornecer a informação por três vezes e, por fim, desrespeitou uma decisão da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em 2 de janeiro deste ano, a coluna do jornalista Guilherme Amado questionou ao GSI, por meio da Lei de Acesso à Informação, quantos servidores do ministério haviam sido alvo de apurações internas por causa de irregularidades no 8 de janeiro de 2023, como omissão. Naquele dia, o Planalto foi invadido facilmente por golpistas, que andaram livremente por gabinetes do palácio, roubaram itens e destruíram obras de artes históricas.

O ministério de perfil militar e responsável pela segurança dos palácios presidenciais se negou a fornecer a informação por três vezes, em 18 de janeiro, 25 de janeiro e 2 de fevereiro, quando a resposta foi assinada pelo ministro do GSI, general Marcos Antonio Amaro. A justificativa era a mesma: as apurações foram concluídas e enviadas ao STF, onde tramitam em sigilo. A CGU, contudo, discordou, depois de tratar do tema com o GSI.

“Não foram identificadas razões de ordem técnica ou dispositivo legal que ampara a negativa de acesso”, escreveu a analista da CGU Fabiana Nepomuceno, em parecer endossado pela secretária nacional de Acesso à Informação, Ana Túlia de Macedo. A área técnica da Controladoria considerou que a informação do número de servidores que foram alvo de investigações internas do GSI tem “forte correlação” com as imagens da invasão do Planalto, que tiveram o sigilo derrubado pelo STF ainda em março do ano passado.

A CGU, então, deu duas semanas para o GSI responder à solicitação. No último dia do prazo, o GSI desrespeitou a decisão e citou apenas que 23 servidores foram ouvidos na condição de testemunhas. Ou seja, seguiu sem informar quantos funcionários foram investigados. Agora, a CGU analisará a resposta do GSI e dará uma nova decisão sobre o caso.

Procurado, o GSI alegou ter cumprido a decisão da CGU, apesar de o documento apontar o contrário. “O GSI informa que prestou as informações solicitadas, forneceu os esclarecimentos na forma da legislação em vigor e cumpriu a determinação da CGU”.

Diversos elementos apontam para a atuação irregular do GSI no 8 de Janeiro. A coluna mostrou que militares do GSI queriam deixar os golpistas saírem pelo térreo do Planalto. Os radicais só foram presos por ordem da Polícia Militar, que chegou a ser confrontada por um coronel do Exército. Um assessor que presenciou a invasão ao palácio afirmou, em entrevista, que os militares do GSI não reprimiram os terroristas. O relato é corroborado por vídeos da invasão.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Grupo Molejo é vítima de assalto após morte do vocalista Anderson Leonardo

Foto: Reprodução/Instagram

A assessoria de imprensa do grupo Molejo afirmou, na noite desta sexta-feira (26), que sofreu um assalto no mesmo dia em que morreu o vocalista da banda, Anderson Leonardo. Segundo comunicado, o crime provocou a “interrupção de nossa comunicação por telefone e Whatsapp”.

A nota, publicada nas redes sociais do grupo, não detalhou o assalto, mas afirmou que eles estão trabalhando para normalizar a comunicação. “Pedimos a compreensão da imprensa e demais partes interessadas enquanto lidamos com esta situação”, disse.

“Estamos trabalhando arduamente para restabelecer as comunicações e retomar nossas atividades o mais rápido possível. Qualquer desenvolvimento ou informação adicional será compartilhado assim que estiver disponível.”

Anderson Leonardo morreu aos 51 anos, nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, onde estava internado em um hospital particular. O artista tratava desde 2022 um câncer inguinal, um tipo raro de tumor que afeta toda a região da virilha.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Lula diz que preço dos alimentos começou a cair: “Já tô comendo picanha com cerveja”

ImagemFoto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (26/4) que o preço dos alimentos começou a cair, e já é possível comer “picanha com cerveja”. A declaração foi dada durante a visita à sede da Embraer, em São José dos Campos (SP).

O chefe do Executivo assinalou que havia “muita gente zangada” em razão da alta nos preços de alimentos básicos, como arroz e feijão.

“A gente deu uma vacilada porque deveria ter importado o arroz mais barato da Venezuela, mas a gente ficou na expectativa de que, quando começasse a colheita do arroz, ia baratear”, explicou o presidente.

Em seguida, o petista disse: “Começou a baixar? Começou a baixar. Eu já estou comendo picanha com cerveja. Obviamente, quem não come picanha pode comer uma verdura saudável, plantada pela agricultura familiar”, completou.

Durante visita à Embraer, Lula participou da cerimônia de entrega de aeronaves comerciais fabricadas pela empresa para a companhia Azul Linhas Aéreas.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Voltaremos e não desistiremos do Brasil, diz Bolsonaro em Aracaju

ImagemFoto: Reprodução/Rede Social

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (26.abr.2024) que voltará a governar o Brasil e disse que não houve corrupção durante o seu governo. As declarações foram dadas durante ato com apoiadores em Aracaju (SE).

“E se vocês estão aqui hoje é porque são movidos pelo mesmo princípio, que é o meu, é o teu, é o nosso, é amor à sua pátria, é sua temência a nosso Deus, é a certeza de que o Brasil será um grande país em um futuro bastante próprio. Nós voltaremos, nós não desistiremos do nosso Brasil”, disse.

O ex-presidente disse ainda não temer as investigações contra ele e negou ter cometido irregularidades.

“A ‘petralhada’ me chama de tudo, de xenófobo, de homofóbico, de racista, mas não me chamam de ladrão […] Continuem investigando baleia, móveis, joias, investiguem o que quiserem, não teve corrupção no meu governo, porque era um governo que respeitava o povo brasileiro”, afirmou.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Sem desoneração, setores correm risco de demitir 1 milhão de trabalhadores

Foto: Reprodução

Com a suspensão da desoneração da folha de pagamento, determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin na última quinta-feira (25), os 17 setores que mais empregam no país correm risco de demitir 1 milhão de trabalhadores. A projeção é da UGT (União Geral dos Trabalhadores), que previa corte de 10% dos 9,7 milhões de funcionários desses segmentos, dos quais fazem parte as indústrias têxtil e de calçados ==.

A medida, que seria válida até 2027, é adotada desde 2011 e substitui a contribuição previdenciária patronal de 20%, incidente sobre a folha de salários por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. Na prática, a desoneração reduz a carga tributária da contribuição previdenciária devida pelas empresas desses 17 setores, considerados os que mais empregam no país.

A prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até 2027 foi aprovada pelo Legislativo em outubro do ano passado, mas foi vetada integralmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva menos de um mês depois. Em dezembro, o Congresso derrubou o veto de Lula, com votos de 60 senadores (contra 13) e 378 deputados (versus 78).

Nesta semana, o governo federal judicializou a questão, ao levá-la ao STF — com a decisão de Zanin, a discussão foi levada ao plenário virtual da Corte, para os demais ministros votarem. Até sexta-feira (26), o placar estava em 4 a 0 pela suspensão da desoneração, com votos dos ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, além de Zanin.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.