Sem categoria

PESQUISA: Paraíba lidera volume de vendas do varejo no país, afirma IBGE

Varejo da Paraíba registra maior expansão do país, revela IBGE — A União -  Jornal, Editora e Gráfica
As vendas do comércio paraibano, no mês de novembro, registraram o maior crescimento do país tanto no volume de vendas, como também no varejo ampliado, apresentando taxas expressivas, assim como foram nos meses de agosto, setembro e outubro do ano passado.

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o volume de vendas expandiu 32,2% em novembro, quando comparado com o mesmo mês de 2022, enquanto o país apresentou alta com taxa bem mais modesta de 1,5%.

Segundo pesquisa do IBGE, o indicador do volume de vendas nos últimos quatro meses da Paraíba alcançou taxas expressivas no varejo em relação ao ano anterior: agosto (35,6%), setembro (41,8%), outubro (31,3%) e novembro (32,2%), apontando a recuperação econômica do setor no período de fim da pandemia. No acumulado de janeiro a novembro, o varejo apresenta alta de dois dígitos: 12,9%, enquanto no país o crescimento acumulado do ano é também bem modesto (1,1%).

Frente a novembro de 2021, o varejo apresentou cinco setores com resultados positivos:  Combustíveis e lubrificantes; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; Móveis e eletrodomésticos; Hiper, supermercados; produtos alimentícios, bebidas e fumo;  e Livros, jornais, revistas e papelaria. Já outras três atividades apresentaram queda: Tecidos, vestuário e calçados; Outros artigos de uso pessoal e doméstico; e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

QUEM ASSUME? Prefeito de Cabedelo vai acionar justiça para vaga do Professor Gabriel na CMJP

Vitor Hugo, Prefeito, PL, Cabedelo, Queiroga, Bolsonaro

Vitor Hugo, prefeito de Cabedelo e presidente do Avante (Foto: Clilson Júnior)

Vitor Hugo, prefeito de Cabedelo e presidente do Avante na Paraíba, afirmou nesta segunda-feira (27), que o partido vai buscar na Justiça Eleitoral a vaga deixada pelo Professor Gabriel na Câmara de João Pessoa. O professor morreu nesta segunda vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Vitor Hugo falou que, por direito, o Avante vai herdar a vaga deixada pelo professor. A tese de Vitor Hugo é baseada no fato de que Tanilson Soares, atual deputado estadual pelo PSB, foi o ocupante original da vaga na Câmara de João Pessoa após ser eleito em 2020 pelo Avante.

“A vaga é do Avante. Vamos acionar o jurídico do partido para analisar o caso. Mas, a vaga é do partido”, afirmou Vitor Hugo.

Entenda o embate sobre a vaga abaixo

Em 2020, Tanílson Soares foi eleito vereador pelo Avante e ocupou uma vaga na Câmara da Capital. No entanto, em 2022, já no PSB ele foi eleito deputado estadual, abrindo espaço para um suplente do Avante na Câmara.

Em seguida, em fevereiro de 2023, o Professor Gabriel assumiu o cargo de vereador. Além do professor, também eram suplentes do Avante: Raíssa Lacerda, Márcio Alencar e Renato Martins. Porém, ambos deixaram o Avante.

Com a morte do Professor Gabriel, Raíssa Lacerda alegou que, mesmo ela não estando mais no Avante, o seu setor jurídico entende que ela é a natural ocupante da vaga na Câmara. A tese é contestada pelo Avante, já que Raíssa não faz mais parte da sigla.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Operação da PF destrói 448 mil pés de maconha em Pernambuco e na Paraíba

Foto: Polícia Federal

Mais de 448 mil pés de maconha foram destruídos pela Polícia Federal nos estados da Paraíba e Pernambuco. Este foi o balanço da Operação Terra Livre Fase IV, deflagrada nesta segunda-feira (27), deflagrada desde o dia 6 de maio e concluída neste domingo (26).

A ação têm o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha na região. Ao todo foram destruídos cerca de 448 mil pés de maconha, 45 mil mudas que estavam em 78 plantios, além da apreensão de 3,1 toneladas de maconha pronta para o consumo. Ao todo 152 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas.

Os plantios foram localizados por meio de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Betânia, Flores, Carnaubeira da Penha, Inajá e Parnamirim em Pernambuco, além de Cachoeira dos Índios e Monteiro na Paraíba.

Destaque para uma única roça que continha 142 mil pés de maconha que foi encontrada e destruída na zona de Inajá-PE, suficiente para produzir cerca de 47 toneladas de maconha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

[VÍDEO] Fim da saidinha pode gerar instabilidade, diz chefe da Defensoria Pública da União


Em entrevista ao Live CNN nesta segunda-feira (27), o chefe da Defensoria Pública da União, Leonardo Magalhães, afirmou que o fim da lei que permite a saída temporária de presos em regime semiaberto, conhecida como “saidinha”, pode gerar instabilidade nos presídios brasileiros.

Magalhães explicou que a saída temporária é um direito previsto na Lei de Execução Penal, que visa a ressocialização dos detentos e a manutenção dos vínculos familiares.

Critérios rígidos
O defensor público ressaltou que a concessão da saída temporária está sujeita a critérios rígidos, incluindo o cumprimento de parte da pena, bom comportamento carcerário e a não prática de crimes violentos ou com grave ameaça.

“A lei atual, com a sanção presidencial, restringe o direito às saídas temporárias apenas àquelas pessoas presas que estão em regime semiaberto e que não tenham praticado crime com violência ou grave ameaça à pessoa”, explicou.

Além disso, Magalhães destacou que os presos beneficiados precisam passar por exame criminológico, usar monitoramento eletrônico e obter autorização judicial para as saídas. Segundo dados das secretarias estaduais de Administração Penitenciária, apenas 5% dos detentos que saem temporariamente não retornam, e uma parcela ainda menor comete novos crimes.

Ressocialização e proteção familiar
O chefe da Defensoria Pública defendeu a manutenção da saída temporária como mecanismo de reinserção social e proteção à família, sobretudo para presas que podem ter contato com seus filhos. Ele afirmou que a retirada desse benefício pode causar instabilidade nos presídios, ao retirar um incentivo para o bom comportamento dos detentos.

“Essa é uma medida essencial para garantir o direito à proteção especial da família, da criança e do adolescente. Muitas mulheres presas poderiam e deveriam ter acesso a suas famílias, inclusive aos seus filhos”, argumentou.

O veto presidencial à proibição das saídas temporárias será analisado pelo Congresso Nacional nesta semana, em meio a divergências entre governo e oposição sobre o tema.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Senado Federal retoma discussão sobre PEC que pode privatizar praias no Brasil

Foto: Secom-PB

O Senado volta a discutir nesta segunda-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022 que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro, hoje sob o domínio da Marinha, para estados, municípios e proprietários privados. Aprovado em fevereiro de 2022 na Câmara dos Deputados, a PEC estava parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde agosto de 2023.

Uma audiência pública discute hoje o tema, que está sob a relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e enfrenta resistência da base governista. Organizações ambientalistas alertam que a proposta traz o risco de privatização das praias por empreendimentos privados e pode comprometer a biodiversidade do litoral brasileiro.

Além das praias, a Marinha detém a propriedade de margens de rios e lagoas onde há a influência das marés.

De acordo com o Observatório do Clima, “esse é mais um projeto do Pacote da Destruição prestes a ser votado. Isso põe em risco todo o nosso litoral, a segurança nacional, a economia das comunidades costeiras e nossa adaptação às mudanças climáticas”.

Para o grupo que reúne diversas entidades de defesa do clima e do meio ambiente, os terrenos da Marinha são guardiões naturais contra enchentes, deslizamentos e eventos climáticos extremos.

“Essa defesa é essencial para a nossa segurança e resiliência. Essas áreas preservam nossa biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas costeiros. Privatização pode trazer danos irreversíveis”, afirmou o Observatório, em nota.

A PEC exclui o inciso VII do artigo 20 da Constituição, que afirma que os terrenos da Marinha são de propriedade da União, transferindo gratuitamente para os estados e municípios “as áreas afetadas ao serviço público estadual e municipal, inclusive as destinadas à utilização por concessionárias e permissionárias de serviços públicos”.

Para os proprietários privados, o texto prevê a transferência mediante pagamento para aqueles inscritos regularmente “no órgão de gestão do patrimônio da União até a data de publicação” da Emenda à Constituição. Além disso, autoriza a transferência da propriedade para ocupantes “não inscritos”, “desde que a ocupação tenha ocorrido pelo menos cinco anos antes da data de publicação” da PEC.

Ainda segundo o relatório, permanecem como propriedade da União as áreas hoje usadas pelo serviço público federal, as unidades ambientais federais e as áreas ainda não ocupadas.

MMA

Em entrevista hoje à Rádio Nacional, a diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Paula Prates, defendeu que esses terrenos, hoje com a União, funcionam como proteção contra as mudanças climáticas.

“Acabar com essa figura é um retrocesso enorme. A PEC termina com essa figura dos terrenos de Marinha, que são terrenos da União, e passa gratuitamente para estados e municípios, para poder, inclusive, privatizar essas áreas”, disse.
A representante do MMA acrescentou que a PEC não privatiza diretamente as praias, mas pode levar ao fechamento dos acessos às áreas de areia. “Na hora em que esses terrenos todos que ficam após as praias forem privatizados, você começa a ter uma privatização do acesso a elas, que são bens comuns da sociedade brasileira”.]

Defesa

O senador Flávio Bolsonaro defende, em seu relatório, que a mudança é necessária para regularizar as propriedades localizadas nos terrenos da Marinha. “Há, no Brasil, inúmeras edificações realizadas sem a ciência de estarem localizadas em terrenos de propriedade da União”.

Segundo Flávio, “os terrenos de marinha causam prejuízos aos cidadãos e aos municípios. O cidadão tem que pagar tributação exagerada sobre os imóveis em que vivem: pagam foro, taxa de ocupação e IPTU. Já os municípios, sofrem restrições ao desenvolvimento de políticas públicas quanto ao planejamento territorial urbano em razão das restrições de uso dos bens sob domínio da União”.

O senador fluminense argumenta ainda que a origem do atual domínio da Marinha sobre as praias foi justificada pela necessidade de defesa do território contra invasão estrangeira, motivo que não mais existiria, na visão do parlamentar.

“Atualmente, essas razões não estão mais presentes, notadamente diante dos avanços tecnológicos dos armamentos que mudaram os conceitos de defesa territorial”, disse no parecer da PEC.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

João Pessoa sedia 1° Encontro de Prostitutas, reunindo profissionais do ramo no Nordeste

encontro, prostitutas, Nordeste, João Pessoa

Encontro acontece no Hotel JR, em João Pessoa. (Foto: Reprodução/Google)

Prostitutas de sete dos nove estados do Nordeste vão se reunir em João Pessoa na terça-feira (28) e quarta-feira (29), no I Encontro de Prostitutas de Comunicação e Prevenção, que será realizado no JR Hotel, no Centro de João Pessoa. O objetivo é ampliar a formação das prostitutas, discutir as estratégias de atuação das lideranças no âmbito local, regional e nacional.

A intenção é também avaliar os projetos em execução financiados pelo Ministério da Saúde e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), conforme a coordenadora geral da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros-PB), Luza Maria.

“A discriminação contra as prostitutas ainda existe, mas a gente decidiu se organizar, investir na formação de lideranças e cobrar a efetivação de políticas públicas para mulheres prostitutas”, iniciou.

Ela relatou que a Associação tem realizado a Caravana de Prevenção pelo Nordeste, cursos de Direitos Humanos financiados pelo Fundo dos Direitos Humanos que possibilitou chegar em São Luiz (MA), Maceió (AL) e Natal (RN). Também foram realizados os seminários de prevenção, financiados pelo Pnud em Campina Grande e Salvador (BA).

“Com esse encontro, vamos poder discutir as estratégias para fortalecer o movimento de prostitutas a partir da formação das lideranças e da avaliação do impacto de todos esses projetos que estamos executando pelo Nordeste”, afirmou. 

Estarão em João Pessoa prostitutas que são lideranças dos estados do Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, da Bahia e da Paraíba, que sedia o encontro.

Programação

A mesa de abertura será às 9h do dia 28 com o tema “Enfrentamento à violência contra a mulher”. A partir das 14h, ocorrerá uma Oficina de Comunicação e Prevenção e, em seguida, o lançamento dos livros ‘Puta história’, de Fátima Medeiros; e ‘Prostituição e comunidade’, de Célia Gomes.

No dia 29, o encontro terá um componente mais político-institucional com a mesa “Prevenção combinada”, às 9h; e a partir das 14h, a reunião do Movimento das Prostitutas, com as principais lideranças regionais e as que representam a Rede Brasileira de Prostitutas, a Central Única de Trabalhadores e Trabalhadoras Sexuais e a Articulação Nacional de Profissionais do Sexo.

De acordo com a coordenadora geral da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros-PB), Luza Maria, o intuito é avaliar a partir do panorama social “o que avançamos e o que queremos para o futuro”, disse.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Clickpb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

DESORDEM: Passageiros e comerciantes reclamam das paradas de ônibus na Lagoa após obra da Prefeitura; entenda

Os comerciantes e passageiros que precisam pegar ônibus na integração do Parque Sólon de Lucena ( a Lagoa), estão reclamando da prefeitura da cidade após a desordem formada no local.

Com as obras de reforma na estação iniciadas ontem (26) , as paradas de ônibus foram improvisadas na frente do Centro de Passagem, onde ficam aglomerados com ambulantes e pedestres.

Muita gente reclama que falta ordem e planejamento e que muitos idosos não sabem encontrar as paradas dos devidos ônibus devido à falta de sinalização.

Apesar de agentes de trânsito do município estarem no local, eles apenas orientam os condutores que também estão passando por apuros já que estão dividindo as vias com os ônibus que antes da obra tinham o próprio espaço para transitar.

A previsão é que o serviço seja concluído em até 60 dias . Até lá, haja dor de cabeça.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PT decide por candidatura própria em João Pessoa e fará pesquisa para definir nome

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu que a legenda vai ter candidato próprio em João Pessoa. A definição aconteceu durante reunião do colegiado com a participação de lideranças locais nesta segunda-feira (27).

Agora, a sigla vai escolher, através de pesquisa, qual o nome vai representá-la na disputa: Luciano Cartaxo ou Cida Ramos.

Na votação da Executiva, foram 19 votos pela realização de pesquisa, um voto pelas prévias, tese defendida pela deputada Cida Ramos, e três abstenções.

Isolado, o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, voltou a sugerir o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), mas foi voto vencido.

“O PT tomou a decisão praticamente, agora ficamos aguardando a pesquisa para que se resolve definitivo”, avaliou o presidente do PT de João Pessoa, Marcus Túlio.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Corpo do vereador Professor Gabriel é velado na Câmara de João Pessoa; saiba mais

O corpo do vereador Professor Gabriel foi velado nesta segunda-feira (27), na Câmara de João Pessoa. O parlamentar morreu às 3h da madrugada aos 73 anos após ser vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Às 11h, teve uma celebração fúnebre, com o padre Carlos Maurício. Após o ato, o cortejo seguiu em carro aberto, em veículo do Corpo de Bombeiros, em direção ao Cemitério Parque das Acácias, onde o corpo foi velado a partir das 12h30. O sepultamento está previsto para ocorrer às 17h.

De acordo com informações apuradas pelo repórter Diego Lima, do Sistema Arapuan, o parlamentar estava internado no Hospital Unimed, em João Pessoa, desde a quinta-feira 23 de maio, onde passou por uma cirurgia na cabeça após ser vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Quem era o parlamentar?

Gabriel Carvalho Câmara, popularmente conhecido como Professor Gabriel, era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi eleito pela primeira vez em 2012 e estava no terceiro mandato como vereador.

O parlamentar foi fundador dos sindicatos dos professores do município. Atuou na diretoria da Secretaria de Administração de João Pessoa. Participou da elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores do Estado e da implantação do curso preparatório para vestibular para alunos de escolas públicas.

Quem vai assumir o cargo?

A vereadora Raíssa Lacerda, que é a primeira suplente, deve assumir o mandato do professor Gabriel.

Autoridades lamentam a morte

O prefeito Cícero Lucena manifestou pesar pela morte do vereador Professor Gabriel. Em suas redes, o gestor enviou palavras de pesar e tristeza pelo fato trágico. “Defensor incondicional da escola pública, Gabriel fez de seu mandato um espaço para os grandes debates e para a defesa do ensino de qualidade. Sua partida deixa a todos nós despedaçados, restando aos amigos, familiares e eleitores guardar na memória sua humildade de espírito público”, descreveu Cícero Lucena.

Luto

A Câmara Municipal de João Pessoa, em respeito à memória do parlamentar, decretou Luto Oficial de três dias na Câmara Municipal de João Pessoa.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PB.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

Justiça adia nova audiência que interrogaria padre Egídio de Carvalho

Foto: Reprodução

A partir 4ª Vara Criminal de João Pessoa adiou, nesta segunda-feira (27), a segunda audiência de instrução no âmbito da Operação Indignus, que apura a suspeita de desvio de recursos milionários dos Hospital Padre Zé, na Capital.

Hoje, estavam previstos depoimentos de testemunhas, além do interrogatório do padre Egídio de Carvalho, apontado pelos investigadores como líder do esquema.

O Tribunal de Justiça informou que o adiamento se deu a pedido da defesa dos réus. Os advogados apontam a falta de acesso a provas contidas no processo. A nova data ainda não foi divulgada.

Esta denúncia se refere a possíveis fraudes na compra de computadores para instituição filantrópica. Além de Egídio, foram denunciados pelo Ministério Público da Paraíba a ex-diretora do Hospital, Amanda Duarte, e o empresário João Diógenes de Andrade Holanda.

Na semana passada, o juiz José Guedes, que atua no caso, deu início à primeira audiência, mas suspendeu após a ausência de testemunhas apontadas pelos réus e designou uma nova audiência para o dia 13 de junho.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Homem é flagrado vendendo água doada ao RS: “Admito que é crime”

Foto: Reprodução

Um homem foi flagrado tentando vender garrafas de água que foram doadas aos moradores do Rio Grande do Sul. Em Canoas (RS), um dos municípios afetados pelas enchentes, Guilherme Ferreira, 47 anos, tentava lucrar sob os materiais doados.

De acordo com o Fantástico, Guilherme recebeu as garrafas de água de um grupo de comerciantes e produtores rurais de Piranhas (GO). Ele era morador dessa cidade antes de se mudar para Canoas, em 2023.

A dona de uma distribuidora de água da cidade gaúcha recebeu a proposta de Guilherme para comprar os donativos. “Comecei a instigar para ter certeza mesmo que era de doação e fiquei chocada. Imagina, vendendo água de doação, que era para ajudar o povo”, disse.

Com a denúncia, a reportagem chegou a fingir que tinha interesse em comprar as águas de Guilherme. O repórter da RBS TV, filiada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, marcou um encontro com ele e, quando chegou ao local, o questionou sobre a venda dos donativos.

“Admito que isso é um crime. Eu preciso desocupar o galpão, o caminhão não é meu, eu preciso pagá-lo”, justificou Guilherme. Na sequência, ele parte para cima do repórter e derruba a câmera dele.

A Polícia Civil do RS foi notificada sobre os atos de Guilherme. Ele foi ouvido e liberado. A água foi distribuída em um centro da prefeitura de Canoas.

Veja o flagrante:

Repórter da RBS flagra homem vendendo água que era pra ser doada em meio ao caos no Rio Grande do Sul. #Fantástico pic.twitter.com/qN45WPOxQl

— Brenno (@brenno__moura) May 26, 2024

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.