STF

Cofen ingressa no STF e pede fim da suspensão do piso nacional da Enfermagem

Cofen aprova anuidade única para profissionais - SINDATE - DF
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ingressou na Ação Direta de Inconstitucionalidade para pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o fim da suspensão liminar que cria o piso nacional da Enfermagem.

Na petição, o Cofen alega que impacto econômico do piso já foi estimado, que medidas de mitigação orçamentária estão sendo adotadas, que não há risco de demissões em massa e que não cabe ao poder judiciário interferir em decisões políticas amplamente discutidas e estudadas pelos outros poderes.

“O piso da Enfermagem foi aprovado em dois turnos por mais de 97% dos parlamentares e sancionado pelo poder executivo na mesma medida. As alegações de inconstitucionalidade feitas pela CNSaúde não param em pé, já foram todas desmistificadas. Portanto, precisamos restabelecer o direito e colocar o piso nos contracheques dos trabalhadores”, defende a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Ao suspender o piso, o ministro Luis Roberto Barroso considerou que seria prudente determinar a suspensão da lei até o momento em que fosse possível uma análise detida a respeito dos possíveis impactos negativos que poderiam surgir com a adoção dos pisos salariais impugnados.

Acontece que tais impactos já foram analisados por ambas as casas do Congresso Nacional antes da aprovação da Lei ora atacada: o valor necessário para o integral cumprimento da lei representaria um acréscimo de apenas 2,02% da massa salarial anual das organizações contratantes.

“Deve-se olhar, isso sim, para os salários aviltantes que são praticados em alguns dos estados da Federação, como na Paraíba. Lá, um técnico de enfermagem recebe apenas R$ 1.163,00 por mês para desempenhar um trabalho absolutamente essencial. O aumento do salário desses trabalhadores não é desproporcional. Desproporcional é o baixíssimo salário que é pago aos profissionais da Enfermagem naquele estado, que vem acompanhado de uma taxa de letalidade dos profissionais de Enfermagem também desproporcional”, assevera o Cofen em sua manifestação ao STF.

Vale lembrar que o Partido Novo requereu a retirada de pauta do piso sob fundamentos extremamente semelhantes aos que subsidiaram a suspensão do piso. Naquela oportunidade, diante de estudos e análises aprofundadas sobre os supostos impactos, o pedido foi rejeitado por 430 votos a 14.

O que diz o STF
O STF possui jurisprudência consolidada no sentido de que, havendo dissenso hermenêutico razoável a justificar a legitimidade de interpretações constitucionais diversas, o judiciário deve agir com autocontenção para preservar a validade das deliberações do Poder Legislativo, protegendo a presunção de constitucionalidade dos atos normativos – ainda mais quando houve um debate amplo sobre a matéria no Congresso Nacional.

Conforme manifestação da Ministra Rosa Weber, o poder judiciário possui um “dever de respeito” em relação às escolhas políticas adotadas pelos poderes legislativo e executivo. Diante da margem dentro da qual se autoriza que o legislador trabalhe, “não é necessário reconhecer, no texto constitucional, norma autorizativa para toda e qualquer deliberação legislativa”.

Em seu voto divergente na decisão liminar, o Ministro Edson Fachin destacou que “o debate legislativo durou tempo suficiente para o amadurecimento dos impactos que a norma teria na realidade social, principalmente na realidade econômica”.

“O poder judiciário não pode, sob a justificativa de alegada afronta à razoabilidade e à proporcionalidade, reexaminar a decisão do parlamento, sob pena de violação do princípio da separação de Poderes”, alegou o Cofen.

O que diz o Conselho Nacional de Saúde                                                                                                            Em parecer técnico, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) destacou a evolução constante da receita corrente líquida dos hospitais. “Tal receita, quando comparada com o impacto orçamentário do piso salarial nacional da Enfermagem, mostra-se plenamente capaz de suportar o impacto da instituição do piso salarial, sem que haja risco iminente de redução de leitos. O Conselho também avaliou que, levando em consideração o investimento público em Saúde já realizado no país, a lei promoveria “baixo impacto” para o setor público, de modo que também não haveria, sob essa ótica, risco de colapso do sistema de saúde”, diz a petição do Cofen.

O que diz representantes de Enfermagem
A instituição do piso é um direito que já é buscado pelos sindicatos, conselhos e federações de Enfermagem há mais de 30 anos, acontece em um momento em que a categoria é nacionalmente aplaudida por sua coragem, determinação e absoluta essencialidade na linha de frente contra a pandemia de COVID-19, que assolou todo o planeta e atingiu em cheio o Brasil.

De acordo com estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente, o excesso de trabalho entre profissionais de Enfermagem aumenta em 40% o risco de morte de pacientes e em até 30% a ocorrência de eventos adversos no hospital.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Jornal da Noruega provoca e diz que Brasil ‘está tremendo’ antes de duelo nas oitavas da Copa

Foto: Divulgação

A classificação da Noruega para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2026 aumentou a confiança da imprensa local antes do confronto contra o Brasil. Em uma publicação nesta quarta-feira (1º), o jornal Dagbladet afirmou que a Seleção Brasileira “está tremendo” diante da possibilidade de enfrentar Erling Haaland.

Em artigo assinado pelo comentarista Esten O. Sæther, o veículo destacou o poder ofensivo da equipe norueguesa e colocou o camisa 9 como a principal preocupação dos brasileiros.

“O Brasil está tremendo. Erling Braut Haaland assusta. Agora, o alerta também chegou aos brasileiros”, escreveu o jornalista.

Apesar de reconhecer que a vitória sobre a Costa do Marfim não foi uma das melhores atuações ofensivas da Noruega, o comentarista ressaltou que a equipe mostrou capacidade para decidir partidas contra qualquer adversário.

“Mesmo sem fazer uma grande atuação ofensiva em termos de desempenho coletivo, a Noruega mandou um recado claro à potência do futebol. É um time que tem jogadores e poder de ataque capazes de vencer qualquer adversário, a qualquer momento. Não é de se estranhar, portanto, que o Brasil esteja apreensivo diante do pior adversário possível nas oitavas de final”, afirmou.

Haaland vive grande fase na Copa do Mundo. O atacante soma cinco gols em apenas três partidas e aparece entre os principais artilheiros da competição, atrás apenas de Lionel Messi e Kylian Mbappé, que têm seis gols cada.

Os números do centroavante pela seleção norueguesa também impressionam. São 60 gols marcados em 53 jogos com a camisa da Noruega.

Além da confiança pelo momento vivido, os noruegueses contam com um retrospecto favorável diante da Seleção Brasileira. Em quatro confrontos entre as equipes, a Noruega nunca foi derrotada, com duas vitórias e dois empates.

A vitória mais marcante aconteceu na Copa do Mundo de 1998, quando os europeus venceram o Brasil por 2 a 1 na fase de grupos. O encontro mais recente foi um amistoso disputado em 2006, encerrado com empate por 1 a 1.

Brasil e Noruega se enfrentam no próximo domingo (5), às 17h (horário de Brasília), valendo uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2026.

Correio 24h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Justiça prorroga prisão de delegado Braz Morroni investigado por corrupção

Operação policial apura esquema de desvio de entorpecentes e corrupção. Frame: Reprodução/TV Arapuan

A Justiça da Paraíba prorrogou por mais 30 dias a prisão temporária do delegado Braz Morroni e dos policiais Eduardo Jorge e Everton Silva, investigados por suspeita de integrar uma organização criminosa. A decisão foi da juíza Conceição Marciscano, da 2ª Vara Regional de Garantias, atendendo a um pedido da Polícia Civil e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Segundo as investigações, o grupo é suspeito de desviar entorpecentes apreendidos, roubar drogas de traficantes para revendê-las a facções rivais e repassar informações sigilosas para evitar a prisão de criminosos. A prorrogação da prisão foi considerada necessária diante da complexidade da investigação e da análise do material apreendido.

Na decisão, a magistrada destacou que o elevado número de dispositivos eletrônicos recolhidos e a gravidade dos fatos justificam a manutenção da custódia dos investigados por mais um mês, enquanto as diligências continuam.

A juíza também negou o pedido da defesa de Braz Morroni para conversão da prisão em domiciliar por motivos de saúde. Segundo a decisão, não foram apresentados documentos que comprovassem a impossibilidade de atendimento médico na Penitenciária Especial do Valentina, onde o delegado está custodiado. Ainda assim, foi determinado que a unidade prisional assegure o acompanhamento médico do investigado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Furto de hidrômetros bate recorde na Grande João Pessoa e cresce 318% em junho

0

SHARES

A Grande João Pessoa registrou 268 furtos de hidrômetros em junho de 2026, o maior número desde o início da série histórica da Cagepa, em 2024. O total representa um aumento de 318% em relação a maio, quando foram contabilizados 64 casos.

Segundo a Cagepa, os furtos deixaram de atingir apenas residências e passaram a ocorrer também em condomínios e grandes empreendimentos. A retirada de hidrômetros de maior porte provoca vazamentos e pode comprometer o abastecimento de água em bairros inteiros.

De acordo com a companhia, os equipamentos são furtados por causa do cobre presente em sua composição, que é retirado para comercialização. A Cagepa orienta a população a observar movimentações suspeitas próximas aos cavaletes de água e denunciar furtos ou tentativas de retirada dos hidrômetros.

Em 2026, a evolução dos casos foi de 84 furtos em janeiro, 78 em fevereiro, 57 em março, 80 em abril, 64 em maio e 268 em junho, estabelecendo um novo recorde na série histórica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Dono do Bar do Cuscuz, empresário Jocélio Costa é alvo de operação que investiga lavagem de dinheiro ligada a apostas ilegais

O empresário Jocélio Costa, proprietário da rede Bar do Cuscuz, está entre os alvos de uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) na tarde desta terça-feira (30). A ação investiga um suposto esquema de jogos e apostas ilegais com indícios de movimentação de recursos provenientes da exploração do jogo do bicho.

Além de Jocélio Costa, também foram alvos da operação os influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Natã Vicente. Até o momento, os órgãos de investigação não detalharam qual seria a participação de cada um dos investigados no esquema apurado.

De acordo com o Ministério Público da Paraíba, a investigação apura, em tese, a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. Os investigadores suspeitam que parte dos valores movimentados pelo grupo era paga semanalmente em espécie e teria origem em atividades relacionadas ao jogo do bicho.

Os mandados judiciais foram autorizados pela 1ª Vara Regional de Garantias e cumpridos em João Pessoa, Campina Grande e Recife, atingindo residências e empresas ligadas aos investigados. Segundo o Gaeco, a operação busca aprofundar a coleta de provas, rastrear o fluxo financeiro dos recursos sob suspeita e avançar nas investigações, que tiveram origem em um procedimento voltado à apuração da exploração da imagem de crianças e adolescentes por influenciadores digitais na internet.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Operação cumpre mandado em João Pessoa contra grupo suspeito de fraudar concursos públicos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a 3ª fase da Operação Chiado para aprofundar as investigações sobre uma organização criminosa suspeita de fraudar concursos públicos e lavar ativos.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Recife, Itaquitinga, Goiana, Paulista (PE) e João Pessoa (PB). A Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens e ativos financeiros dos investigados, em mais de R$ 1,3 milhão.

Segundo a PF, a investigação é um desdobramento das fases anteriores da Operação Chiado, iniciada após a prisão em flagrante de cinco pessoas durante a aplicação das provas para o cargo de assistente em administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em setembro de 2024.

Ainda de acordo com a PF, o grupo é suspeito de fraudar mais de dez concursos públicos nas esferas federal, estadual e municipal em estados do Nordeste. Os investigados poderão responder por organização criminosa, fraude a certames de interesse público e lavagem de ativos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

NEGADO: TRE-PB rejeita pedido do PSOL para barrar previamente carreata de Flávio Bolsonaro em Campina Grande

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou o pedido da Federação PSOL-Rede para impedir a carreata organizada para recepcionar o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), em Campina Grande, na sexta-feira (3). A decisão foi do juiz auxiliar da Propaganda Eleitoral, Bianor Arruda.

Na ação, o PSOL alegou que a mobilização poderia configurar propaganda eleitoral antecipada e questionou a convocação de uma “grande carreata”, pedindo a proibição do evento e de outras manifestações ligadas à visita do parlamentar.

Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que não há elementos concretos para impedir o ato. Segundo a decisão, não foi comprovado pedido explícito de voto, distribuição de material de campanha, comícios ou outras condutas que caracterizem propaganda eleitoral irregular. O juiz também destacou que proibir previamente a manifestação política poderia configurar censura.

Apesar de negar a liminar, o TRE-PB ressaltou que a decisão não autoriza eventual propaganda eleitoral antecipada. Caso sejam constatadas irregularidades durante a carreata ou nos demais atos da visita de Flávio Bolsonaro, a Justiça Eleitoral poderá adotar as medidas cabíveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA ATLAS/BLOOMBERG: 52,3% dos brasileiros desaprovam Lula; 45,9% aprovam

O levantamento Atlas/Bloomberg divulgado nesta quarta-feira, 1º, mostrou que 52,3% dos brasileiros desaprovam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 45,9% aprovam. Já 1,8% disseram não saber.

Em relação à pesquisa anterior, ambos os índices registraram leve queda. Em abril, 53% desaprovavam o presidente, 47% aprovavam e 0,1% não soube responder.

Avaliação

Na avaliação do governo, 48,3% dos entrevistados o classificaram como “ruim/péssimo”, 39,7% como “ótimo/bom” e 12% como “regular”. No levantamento anterior, os percentuais eram de 51%, 42% e 7%, respectivamente.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 30 de junho, com 4.999 entrevistados. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04582/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Prefeito Cléber Chaparral que chamou Gusttavo Lima de “ladrão” é réu por suposta compra de votos

O prefeito de Surubim (PE), Cléber Chaparral (União), é alvo de um processo na Justiça Eleitoral por suposta compra de votos nas eleições de 2024. Segundo o Ministério Público Eleitoral, ele teria sido o mentor e beneficiário do esquema. No sábado, o prefeito chamou o cantor Gusttavo Lima de “ladrão” após o cancelamento de um show no município.

Chaparral criticou o artista e afirmou: “Gusttavo Lima é um ladrão de consciência, é um ladrão do dinheiro do povo”. Em seguida, declarou: “Gusttavo, para você ser um homem, pega logo e devolve o dinheiro da prefeitura de Surubim, que tu não precisa”. No vídeo, o prefeito também disse que reteria o caminhão com os equipamentos do cantor até a devolução do cachê.

Nas redes sociais, Gusttavo Lima explicou a ausência e informou que sofreu uma intoxicação alimentar. “Galera de Surubim, mil desculpas por não comparecer no show de hoje, intoxicação alimentar”, escreveu.

Além de Chaparral, a denúncia também cita Jonas Luiz do Nascimento e Juliana Barbosa da Silva Aguiar, prefeita de Casinhas (PE) e esposa do prefeito. De acordo com o Ministério Público, o grupo oferecia dinheiro, materiais de construção, exames e cirurgias em troca de votos.

A investigação começou após Jonas fugir ao perceber a aproximação de uma viatura, abandonando um carro onde a polícia encontrou um suposto “kit de corrupção eleitoral profissionalizada”. No veículo foram apreendidos cadernos com listas de eleitores, R$ 23,7 mil em dinheiro e pedidos de exames e cirurgias de catarata ligados ao apoio político. O caso foi encaminhado à Polícia Federal.

Na época, Chaparral era deputado estadual. A Justiça Eleitoral rejeitou o foro por prerrogativa de função por entender que os fatos não tinham relação com o mandato. O Ministério Público também pede condenação por corrupção eleitoral e indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos.

Em nota, a defesa afirmou que uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) já analisou os fatos e julgou o caso improcedente. Segundo os advogados, a decisão afastou “a existência de abuso de poder, compra de votos, distribuição de dinheiro, materiais de construção, consultas médicas ou qualquer outra irregularidade eleitoral”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copa do Mundo

Brasil na Copa do Mundo: veja dias, horários, possíveis rivais e o caminho no mata-mata

Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

O Brasil segue na luta pelo hexa e já está nas oitavas de final da Copa do Mundo. A vaga foi garantida após a vitória por 2 a 1 sobre o Japão, nesta segunda-feira (29).

Agora, a Seleção Brasileira enfrenta a Noruega no próximo domingo, às 17h (de Brasília).

Se avançar, joga as quartas de final no dia 11 de julho (sábado), às 18h (de Brasília), contra Inglaterra, RD Congo ou México.

A semifinal está marcada para 15 de julho (quarta-feira), às 16h (de Brasília). Os possíveis adversários são Argentina, Cabo Verde, Austrália, Egito, Suíça, Argélia, Colômbia e Gana.

Se chegar à final, o Brasil decide o título no dia 19 de julho (domingo), às 16h (de Brasília). Do outro lado da chave estão Paraguai, França, Canadá, Holanda, Marrocos, Portugal, Croácia, Espanha, Áustria, Estados Unidos, Bósnia, Bélgica e Senegal.

Possível tabela do Brasil na Copa do Mundo

  • 29/6 (segunda-feira), 14h: Brasil 2 x 1 Japão
  • 5/7 (domingo), 17h: Oitavas de final – Noruega
  • 11/7 (sábado), 18h: Quartas de final – Inglaterra, RD Congo ou México
  • 15/7 (quarta-feira), 16h: Semifinal – Argentina, Cabo Verde, Austrália, Egito, Suíça, Argélia, Colômbia ou Gana
  • 18/7 (sábado), 18h: Disputa pelo terceiro lugar
  • 19/7 (domingo), 16h: Final

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

DEFESA PESSOAL: Senado aprova projeto que autoriza venda de spray de pimenta para mulheres acima de 16 anos

Foto: Reprodução

O Senado aprovou um projeto que autoriza a venda e posse de sprays de pimenta, classificados como aerossóis de extratos vegetais, para mulheres acima de 16 anos como medida de defesa pessoal.

O projeto será encaminhado para sanção presidencial pelo chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva. A legislação determina que o uso do spray de pimenta deve ser feito de maneira “moderada” e exclusivamente para repelir agressão que seja “injusta, atual ou iminente”.

A proposta também estabelece que o uso deverá ser cessado imediatamente após a neutralização da ameaça. Fora dessas situações, o uso poderá resultar em punições que variam de advertência formal a multa de 1 a 10 salários mínimos.

Para comprar o produto, será necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e certidão de antecedentes criminais que comprove ausência de condenação por crime doloso com violência ou grave ameaça. Mulheres entre 16 e 18 anos precisarão de autorização de responsável legal.

Os sprays poderão ter capacidade máxima de 50 ml. Recipientes maiores serão restritos às Forças Armadas do Brasil e às forças de segurança pública. As especificações técnicas, como a concentração máxima permitida, serão definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Em caso de roubo ou furto do spray, a proprietária deverá registrar boletim de ocorrência em até 72 horas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.