Covid-19

China prepara flexibilização das restrições da Covid após semana de protestos históricos

A China deve anunciar nos próximos dias uma flexibilização de seus protocolos de quarentena da Covid-19 e uma redução nos testes em massa, disseram fontes à Reuters, uma mudança marcante na política depois que a irritação com as restrições mais duras do mundo desencadeou protestos.

Os casos em todo o país permanecem perto de altas recordes, mas as mudanças nos protocolos ocorrem no momento em que algumas cidades estão suspendendo seus lockdowns nos últimos dias, e uma autoridade graduada disse que a capacidade do vírus de causar doenças está enfraquecendo.

Autoridades de saúde que anunciaram a flexibilização em suas áreas não mencionaram os protestos – a maior demonstração de desobediência civil na China em anos, que variou de vigílias à luz de velas em Pequim a confrontos de rua com a polícia em Guangzhou.

As medidas a serem divulgadas incluem uma redução nos testes em massa e nos testes regulares de ácido nucleico e nas regras para permitir que casos positivos e contatos próximos se isolem em casa sob certas condições, disseram as fontes familiarizadas com o assunto.

Isso está muito longe dos protocolos anteriores que levaram à frustração da população, uma vez que comunidades inteiras foram confinadas, às vezes por semanas, após apenas um caso positivo.

A frustração aumentou na semana passada em demonstrações de desafio público sem precedentes na China continental desde que o presidente Xi Jinping assumiu o poder em 2012, e ocorre quando a economia está prestes a entrar em uma nova era de crescimento muito mais lento do que o visto em décadas.

MUDANÇA DE REGRAS

Menos de 24 horas após os violentos protestos em Guangzhou na terça-feira, as autoridades em pelo menos sete distritos do extenso centro industrial disseram que estavam suspendendo os lockdowns temporários. Um distrito disse que permitiria a reabertura de escolas, restaurantes e atividades, incluindo cinemas.

Cidades como Chongqing e Zhengzhou também anunciaram flexibilização

Aumentando a sensação de mudança de direção, o vice-primeiro-ministro Sun Chunlan, que supervisiona os esforços da Covid, disse que a capacidade do vírus de causar doenças está enfraquecendo, informou a mídia estatal.

“O país está enfrentando uma nova situação e novas tarefas na prevenção e controle da epidemia, à medida que a patogenicidade do vírus enfraquece, mais pessoas são vacinadas e a experiência em conter o vírus é acumulada”, disse Sun em comentários divulgados na mídia estatal. Sun também defendeu mais “otimização” das políticas de teste, tratamento e quarentena.

Investing.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Concordando ou não, brasileiros têm direito de ouvir Bolsonaro falar, diz Musk

Foto: reprodução/X

Elon Musk divulgou em suas redes sociais uma chamada para a entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) com Mario Nawafal. Em sua publicação, o empresário afirmou que os brasileiros têm “o direito de ouvi-lo falar”.

A entrevista, na noite de sábado, 4, foi transmitida via plataforma Spaces, disponível dentro do X, e só pôde ser acessada com serviço de VPN.

“Quer você concorde com Bolsonaro ou não, o povo do Brasil tem o direito de ouvi-lo falar”, escreveu Musk.

Durante a live, o ex-presidente afirmou que o objetivo do governo do atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é “destruir a direita no Brasil”. Ele não citou o magistrado nominalmente e se referiu a ele como “um juiz que preside o [TSE] Tribunal Superior Eleitoral”.

Bolsonaro também defendeu Elon Musk e acusou o Judiciário brasileiro de censurar políticos e perfis de direita.

“Eu passei quatro anos sendo acusado de pregar a censura. Durante a campanha eleitoral, quase todas as páginas derrubadas foram as que me apoiaram durante as eleições. Agora a censura está se expandindo no Brasil.”

O ex-presidente afirmou, ainda, que os manifestantes que participaram do 8 de Janeiro eram “baderneiros sem comando” e voltou a dizer que não teve nenhuma participação na depredação da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Também comparou o episódio à invasão ao Congresso dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021. Segundo Bolsonaro, ambos os acontecimentos foram espontâneos e sem um comando central.

Com informações de Poder 360 e O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tragédia

Rio Grande do Sul contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Chuvas no Rio Grande do SulFoto: Reprodução

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado, às 18h, deste sábado. Dos 497 municípios, pelo menos 317 já sofreram alguma consequência dos temporais que atingem a região desde o início da semana.

A Defesa Civil confirma a morte de 55 pessoas e informa que ainda há sete em investigação. Neste sábado, a Defesa Civil passou a divulgar as mortes confirmadas em decorrência dos temporais e as em investigação para determinação da causa. Os municípios com mais óbitos são Gramado (6) e Santa Maria (6).

Até o momento, há 107 feridos e 74 cidadãos desaparecidos.

Em todo o estado, há 69 mil desalojados em 13 mil pessoas em abrigos.

Pelo menos 418,2 mil pontos estão sem energia elétrica. Há ainda 1 milhão de domicílios sem abastecimento de água (34% do total), segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Os municípios também estão com dificuldade de acesso a telefonia e dados móveis. De acordo com as operadoras, 90 cidades estão sem serviços da TIM, 43 sem os serviços da Vivo e 53 municípios não conseguem acesso pela Claro.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Governo coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros

ImagemFoto: Márcia Foletto

O Ministério da Justiça e Segurança Pública colocou sob sigilo os números de fugas registradas nos presídios brasileiros no ano passado. A pasta, embora tenha os dados à disposição, alega que se trata de uma informação de caráter “reservado” e que, portanto, ficará em sigilo pelo prazo de cinco anos.

O Metrópoles requisitou os dados via Lei de Acesso à Informação (LAI), mas teve acesso negado. A negativa ao acesso ocorreu em todas as instâncias da pasta, tendo sido referendada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), que é vinculada ao MJ, alega que a exposição das informações poderia “pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população”, além de “pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Globo exibe dançarinas nuas e beijo lésbico em show de Madonna

ImagemFoto: Reprodução/TV Globo

A Globo não se furtou de mostrar a nudez das dançarinas de Madonna durante a apresentação da música Hung Up no show de encerramento da Celebration Tour na Praia de Copacabana neste sábado, 4. Com uma coreografia sensual, a cantora é vendada por um de seus dançarinos, que depois tiram suas blusas no palco. Homens e mulheres, então, exibem seus seios enquanto dançam.

A rainha do pop beija uma delas de língua ao final. Tudo, é claro, faz parte do repertório padrão de Madonna, que celebra seus 40 anos de carreira. As cenas foram ao ar em rede nacional próximo à meia-noite. A transmissão do show também foi feita pelo Multishow na TV paga e no streaming pelo Globoplay.

Com informações de Tela Plana – VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Lula e Moraes querem destruir a direita no Brasil, diz Bolsonaro

ImagemFoto: Sérgio Lima/Poder360

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (4.mai.2024) que o objetivo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é “destruir a direita no Brasil”. Bolsonaro não citou o magistrado nominalmente e se referiu a ele como “um juiz que preside o [TSE] Tribunal Superior Eleitoral”.

Bolsonaro participou do Space– podcast ao vivo no X (antigo Twitter)– do jornalista australiano Mario Nawfal. Durante sua participação, o ex-presidente afirmou que existe uma perseguição do governo federal e do Poder Judiciário contra políticos e perfis de direita.

Na visão de Bolsonaro, a imprensa tradicional é aliada da esquerda, enquanto as redes sociais são a única forma da direita combater as narrativas de seus adversários. Segundo o ex-presidente, o Judiciário mira as plataformas digitais só para calar as vozes de direita.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Anitta e Madonna protagonizam cena de sexo oral em palco do Rio

ImagemFoto: Reprodução/TV Globo

A participação especial de Anitta causou furor no show de Madonna no Rio de Janeiro. As cantoras simularam uma cena em que ambas recebiam sexo oral no palco. Mais cedo, a diva americana já tinha agradecido por aprender a “pagar b*****e”.

A cena foi durante a apresentação da música Vogue. Madonna chamou Anitta e as duas começaram a dar notas para os modelos que se apresentavam. Em seguida, Madonna puxou a perna de Anitta e convidou os dançarinos para fazer a encenação de uma “chupada”.

O show no Rio de Janeiro marca o encerramento da Celebration Tour. O espetáculo, que passou por diversas cidades do mundo, é uma celebração dos 40 anos de carreira da artistas e passa pelos 14 discos de estúdio que lançou desde 1983.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Temporais no RS: Sobe para 62 o número de mortos

Cheia do Rio Taquari no Rio Grande do Sul — Foto: Diego Vara/Reuters

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 62 neste sábado (4). Boletim divulgado pela Defesa Civil no início da noite de hoje.

A Defesa Civil soma 32.248 pessoas fora de casa, sendo 8.168 pessoas em abrigos e 24.080 desalojadas, na casa de familiares ou amigos. Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351.639 mil pessoas.

“Esses números podem mudar ainda substancialmente ao longo dos próximos dias, na medida em que a gente consiga acessar as localidades e consiga ter a identificação de outras vidas perdidas”, diz o governador Eduardo Leite (PSDB).

Os temporais causaram danos também na infraestrutura viária do RS. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 188 trechos de rodovias enfrentam algum tipo de bloqueio em razão disso. Do total, cinco trechos de rodovias federais e 28 trechos de rodovias estaduais sofrem bloqueio parcial. Os demais trechos enfrentam bloqueios totais.

O desastre ambiental também deixou cidades sem luz. Na manhã deste sábado, a Rio Grande Energia (RGE), concessionária de energia elétrica que atende parte do RS, divulgou que 296 mil clientes estão sem luz. A maioria desses clientes estão em áreas alagadas. As regiões mais afetadas são Vale do Taquari (92,1 mil), Metropolitana (88,4 mil), Vale do Rio Pardo, (43,8 mil), Vale dos Sinos (34 mil), Serra (12,4 mil), Planalto (11,7 mil), e Central (9,3 mil).

Em Porto Alegre, o nível do Guaíba superou a cota de inundação, transbordando e avançando sobre ruas e avenidas. A estação rodoviária da cidade foi inundada e 95% das viagens foram suspensas. Já o Aeroporto Salgado Filho foi fechado “devido ao elevado volume de chuvas”.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

Prefeitura na PB cancela festa neste fim de semana após morte de influencer Alana Carla

A influenciadora era natural da cidade de Pocinhos, próxima a Campina Grande.

A modelo e influenciadora digital Alana Carla Guedes morreu ao cair de um viaduto em Campina Grande. Ainda não há muitas informações sobre o que ocorreu e as circunstancias da morte ainda estão sendo investigadas

A influenciadora chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu devido à gravidade dos ferimentos.

A influenciadora era natural da cidade de Pocinhos, próxima à Campina Grande. A população da cidade toda ficou chocada com a notícia e a Prefeitura suspendeu todos os eventos da cidade no final de semana.

Alana e o pai Raul Guedes, trabalhavam numa agência de notícias em Campina Grande. A prefeitura também lançou uma nota de pesar pelo falecimento da influenciadora.

Nas redes sociais, a influenciadora foi lembrada pelos amigos como dona de uma alegria contagiante que espalhava.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Bebê é resgatado de helicóptero por telhado de casa durante enchente no RS

Imagens: Exército Brasileiro

Um bebê de dois anos foi resgatado por militares do Exército Brasileiro pelo telhado de casa em Bom Retiro do Sul, na Região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (3). As imagens foram divulgadas neste sábado (4). Além dele, outras quatro pessoas que moravam na mesma casa foram retiradas do local em um helicóptero e levadas a um local seguro.

O resgate foi feito pelo segundo sargento do Exército Brasileiro, Andrwis Victor Nunes, e as imagens foram registradas pela câmera corporal do terceiro sargento Lucas Ferreira Leite. Eles fazem parte de um grupo que saiu de São Paulo para ajudar nos resgates no RS.

As imagens mostram que o militar precisou usar um tijolo para abrir um buraco no telhado e resgatar o grupo. De acordo com GZH, o local do resgate era de difícil acesso e havia temor de que o vento do helicóptero pudesse derrubar a família ou arremessar telhas.

57 pessoas morreram

O número de mortes causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 57 na última atualização divulgada pelo governo do estado, neste sábado (4). Com isso, o número de vítimas superou o total da última tragédia ambiental do RS, em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Criança de 8 anos é agredida na cabeça com golpe de foice na Paraíba; suspeito está foragido

Uma criança de apenas 8 anos foi agredida após um vizinho arremessar uma foice na direção do rosto do menino.

O suspeito que está foragido é o vizinho da vítima.

A criança foi atendida em uma unidade de saúde e levou vários pontos na testa.

Segundo o delegado de polícia, Ilamilton Simplício, os parentes da criança já prestaram depoimento. A agressão aconteceu quando a criança estava no quintal, cuidando dos porcos e batendo com um pedaço de madeira em uma árvore quando o vizinho ofereceu uma foice. Ao responder que não queria o objeto do idoso, ele arremessou a foice na direção do menino, atingindo a cabeça.

Ilamilton Simplício destacou que o suspeito não foi localizado pelos policiais militares, mas já instaurou inquérito e vai representar solicitando a prisão preventiva do suspeito. O caso aconteceu no final da tarde da quinta-feira (2).

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.