Covid-19

Capital começa a vacinar adolescentes grávidas e abre 3ª dose para idosos acima de 90 anos

Foto: Kleide Teixeira/Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa avança na imunização contra a Covid-19 e abre, a partir desta quarta-feira (15), postos de vacinação para adolescentes (12 a 17 anos) gestantes ou com parto recente ou que tenha alguma comorbidade descrita no Plano Nacional de Imunização. Também segue vacinando com a primeira dose as pessoas com deficiência permanente (17+) e os maiores de 18 anos sem comorbidades.

Nesta quarta-feira, a Prefeitura também vai aplicar a segunda dose nas pessoas que receberam a D1 da Coronavac (Butantan) há mais de 28 dias e Astrazeneca (Fiocruz) e Pfizer há 90 dias. Além deles, vai aplicar a 3ª dose em idosos acima de 90 anos (para quem completou 180 dias da 2ª dose).

A vacinação ocorrerá em 19 postos distribuídos pela cidade. Nos ginásios e postos de vacinação de pessoas com deficiência, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h. Já nos postos do tipo drive-thru, o horário será das 8h às 15h.

Deficiência – Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Documentação exigida – A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

Para os adolescentes com comorbidades, será preciso levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidas.

As grávidas e puérperas precisam da cópia de laudo ou declaração médica que comprove a sua condição e a prescrição do médico de que pode tomar a vacina. Confira a lista de comorbidades (midi.as/comorbidades).

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário apenas o cartão de vacinação e um documento com foto.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários. O agendamento está disponível a partir das 19h30 desta terça-feira (14).

Dúvidas – Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail [email protected] ou telefone 9.8600-4815 (8h às 17h).

Confira os pontos de vacinação nesta quarta-feira (15):

PRIMEIRA DOSE

Pessoas com deficiência permanente 17+ (8h às 12h)

Centro Helena Holanda (Pedro Gondim)

Funad (Pedro Gondim)

Instituto dos Cegos (Bairro dos Estados)

Associação Pestalozzi (Cristo Redentor)

Apae (Bancários)

18+ sem comorbidades

12 a 17 anos com comorbidades

12 a 17 anos gestantes e puérperas

Ginásios (8h às 12h)

Escola Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)

Escola Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

IFPB (Jaguaribe)

Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive-thru (8h às 15h)

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)

SEGUNDA DOSE

Astrazeneca

Fiep (Trincheiras)

Coronavac

Lyceu Paraibano (Centro)

Pfizer

Escola Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)

TERCEIRA DOSE

Idosos 90+ [com mais de 180 dias da 2ª dose]

Ginásios (8h às 12h)

Clube Cabo Branco (Miramar)

Ivan Cantisani (Tambiá)

Drive-thru (8h às 15h)

Unipê (Água Fria)

Shopping Mangabeira (também pedestre)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

João Azevêdo sanciona lei que proíbe fogos de artifício sonoros em todo o estado

Sombra de pessoas de costas vendo a queima de fogos de artifício no céu escuroFoto: Reprodução

O governador João Azevedo sancionou uma lei que proíbe o uso de fogos de artifício que produzam poluição sonora na Paraíba. A lei foi publicada na edição desta terça-feira (14) do Diário Oficial do Estado.

Segundo o texto, está vedada a fabricação, a comercialização, a guarda, o transporte e a utilização de fogos de artifício e demais artefatos pirotécnicos. A legislação também abrange bombas, morteiros, morteirinhos de jardim, serpentes voadoras, foguetes com ou sem flecha, busca-pés, sinalizadores navais e demais similares que causem poluição sonora, tais como ruídos, estouros e/ou estampidos.

No entanto, fica permitida a utilização de fogos de artifício que não produzam poluição sonora.

Quem for flagrado descumprindo a lei, pode pagar uma multa de, aproximadamente, R$ 10 mil. Caso o resposnável pela infração seja uma empresa, a multa pode ultrapassar os R$ 26 mil reais. Em caso de reincidência, os valores serão dobrados.

A nova Lei entra em vigor nove meses após a sua publicação, ou seja, em fevereiro de 2025.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Lago Guaíba pode chegar ao nível mais alto da história nesta terça, e temperatura cai 7°C no RS

Foto: Reprodução

O nível do lago Guaíba, principal curso d’água da Grande Porto Alegre, pode passar de 5,4 metros nesta terça-feira (14). O recorde é de 5,33 metros, registrado na manhã do último dia 5. A previsão é do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que alerta, inclusive, para a nova subida da água em locais que tiveram redução do nível.

Segundo o último boletim da instituição, o aumento da cheia “será resultado da chuva ocorrida até no final de semana na bacia e depende da atuação do vento sul forte”. Além disso, a temperatura no Rio Grande do Sul deve cair 7°C até esta quarta-feira (15).

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que a Sala de Situação, órgão emergencial criado para administrar a situação das enchentes, projeta expectativa de elevação para até 5,6 metros para os próximos dias.

Alerta de queda na temperatura

“Está entrando uma massa de ar polar a partir da madrugada desta terça-feira. Há previsão de geadas na região de Bagé, no extremo sul do estado. E, na quarta-feira, a temperatura deve ficar entre 7°C (mínima) e 15°C (máxima) em Porto Alegre”, afirma o meteorologista Glauco Freitas, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nessa segunda-feira, a mínima foi de 14°C (7°C maior), e a máxima, de 19°C (4°C maior).

Inmet alerta para queda de temperatura no Sul(INMET — 13.5.2024)

Por causa dessa previsão de queda repentina nas temperaturas, o Inmet emitiu alerta de perigo laranja para toda a região Sul do país (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). O alerta é intermediário — quando o risco é potencial, é emitido o alerta amarelo; e quando é grande, o vermelho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Lula diz que enchente no Rio Grande do Sul ‘parece que não foi só o fenômeno da chuva’

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na abertura de uma reunião ministerial nesta segunda-feira, que as enchentes que impactam 85% do território do Rio Grande do Sul não são apenas “o fenômeno da chuva”, mas que também há responsabilidade de quem deveria ter cuidado “das comportas”. Ele não citou nomes.

Lula chamou reunião ministerial de emergência nesta segunda para discutir a situação da catástrofe climática gaúcha que já matou 147 pessoas.

O presidente citou o problema em meio a críticas de especialistas que apontam que o sistema de contenção de águas do Rio Guaíba em Porto Alegre não aguentou o nível acima dos cinco metros na capital gaúcha, embora tenha sido criada para suportar até seis metros de elevação. Um dos apontamentos é de que falta de manutenção e negligência da prefeitura ao longo de décadas. O sistema começou a operar em 1974.

— Porque esse fenômeno que aconteceu me parece que não foi só o fenômeno da chuva, me parece que tem o fenômeno também das pessoas que não cuidaram das comportas que deveriam ter cuidado há muito tempo, mas tudo isso é um problema a ser resolvido daqui para frente e nós vamos tentar apresentar a nossa contribuição ao povo do Rio Grande do Sul, inclusive apresentando uma discussão nacional para resolver definitivamente a questão das enchentes na cidade de Porto Alegre e na Região Metropolitana — afirmou Lula na abertura da reunião ministerial.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Justiça mantém audiência de Padre Egídio após pedido de adiantamento da defesa; saiba data

Investigado na Operação Indignus, do Gaeco, a defesa do padre Egídio de Carvalho Neto pediu à Justiça o adiamento da primeira audiência de instrução de um dos processos – marcada para o próximo dia 20. No pedido os advogados alegam a situação delicada de saúde do religioso, que cumpre prisão domiciliar atualmente.

 

O juiz José Guedes Cavalcanti Neto, contudo, rejeitou a solicitação de adiamento. Na decisão o magistrado considerou que uma das investigadas, uma ex-diretora, continua presa – o que faz com que o processo tenha prioridade em sua análise.

 

Os advogados de Egídio apresentaram um documento médico que recomenda repouso absoluto para o religioso por 60 dias.

 

“O acusado poderá participar da audiência virtualmente e caso não possa ser interrogado, serão ouvidas apenas as testemunhas arroladas pelas partes e posteriormente marcada uma nova audiência para o interrogatório do réu, o que não comprometerá o direito ao contraditório e à ampla defesa”, observa a decisão.

 

“Nossa prioridade é a saúde dele. Em um processo penal é extremamente importante a autodefesa. Nós chegamos a dar a sugestão de desmembrar, mas isso também não foi aceito”, assinalou ao Blog o advogado do padre, Rawlinson Ferraz.

 

Egídio de Carvalho está preso desde novembro do ano passado. Neste processo também foram denunciadas duas ex-diretoras: Amanda Duarte (ex-tesoureira) e Jannyne Dantas.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com JornalPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(VÍDEO) BMW, Hilux e SW4: Apostas agitam bastidores da política, no sertão da Paraíba

 

As apostas estão agitando as eleições de outubro em São Bento, no sertão da Paraíba. Duas chapas concorrem à prefeitura, com os apoiadores movimentando os bastidores com grandes apostas.

Recentemente, um empresário aliado do pré-candidato Marcus Davi (PP) e seu vice Rafinha Banana (Republicanos) apostou uma BMW X6, avaliada em mais de 800 mil reais, na vitória da dupla sobre o candidato Gefferson Carnauba (PSB), indicado pelo atual prefeito Jarques Lucio (PSB).

Anteriormente, outros empresários ligados a Rafinha Banana e Gefferson Carnaúba já haviam apostado duas SW4 e duas Hilux.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Política da PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Polícia resgata homem preso em porta-mala e que seria executado em Cabedelo

 

Um homem foi resgatado pela polícia após sofrer um sequestro. O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (13) em Cabedelo, na Grande João Pessoa. A vítima, que estava no porta-malas de um carro, seria executada.

O caso foi confirmado pela major Viviane, da Polícia Militar em Cabedelo. Segundo a policial, o homem foi colocado no porta-malas pelos bandidos e seria levado para sofrer uma execução.

No entanto, o veículo foi abordado por policiais militares, que prenderam quatro suspeitos. Os suspeitos presos foram encaminhados para uma delegacia de Polícia Civil.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Clickpb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trânsito

Paraíba é o segundo estado do Nordeste com mais mortes no trânsito

Acidente violento no Sertão da Paraíba envolveu dois carros — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

Acidente violento no Sertão da Paraíba envolveu dois carros — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

A Paraíba é o segundo estado do Nordeste com maior número de mortes no trânsito. O dado foi divulgado pelos Rankings de Competitividade dos Estados e Municípios sobre acidentes no trânsito.

 

O Estado ficou atrás apenas do Piauí, que apresentou o maior número de mortes da região. A nível nacional, a Paraíba está em 9º lugar.

 

O indicador analisa a relação de óbitos por acidentes em transporte terrestre em relação a 100 mil habitantes.

 

Foram utilizadas as projeções de população divulgadas pelo IBGE no Censo Demográfico 2022, apesar do ano de referência do numerador ser 2021.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PBJÁ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Sudema flagra mais um quiosque despejando esgoto no mar em JP

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) flagrou mais um quiosque despejando esgoto no mar, na manhã desta segunda-feira (13). O estabelecimento fica localizado na Orla de Cabo Branco. Os fiscais notificaram o empresário e aplicaram uma multa de até R$ 10 mil pelo crime ambiental. Além disso, o quiosque deve imediatamente suspender o despejo do esgoto no mar, caso contrário, será interditado. A operação da Sudema continua durante todo o dia, na região da Orla de Cabo Branco.

Na última sexta-feira (10) o Bar do Cuscuz mais três quiosques foram flagrados jogando esgoto na Orla de João Pessoa. Os estabelecimentos foram multados em R$ 50 mil, juntos.

O Bar do Cuscuz foi multado em R$ 20 mil. Já os quiosques foram multados em R$ 10 mil cada. Um dos locais foi flagrado liberando esgoto na rede pluvial na tarde da última quinta-feira (9). Os outros três, incluindo o Bar do Cuscuz, foram flagrados na sexta.

Bar do Cuscuz e quiosques devem resolver o problema
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, informou que os locais foram notificados para resolver o problema em até oito dias. Caso não resolvam, tanto o Bar do Cuscuz como os quiosques serão embargados.

“Até agora não flagramos prédios residenciais [jogando esgoto]. Autuamos um bar de grande porte e quiosques da orla. Nós multamos e notificamos dando prazo de oito dias para eles corrigirem o lançamento. Se nesse período eles não corrigirem iremos embargar”, afirmou Marcelo Cavalcanti.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com ClickPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MPPB

MPPB decreta luto oficial pela morte do procurador de Justiça José Roseno Neto, em João Pessoa

Morreu aos 73 anos, na manhã desta segunda-feira (13/05), em João Pessoa, o procurador de Justiça, José Roseno Neto. Em razão dessa ocorrência, o presidente do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), Antônio Hortêncio Rocha Neto, abriu a 7ª sessão ordinária do colegiado comunicando o falecimento do membro da instituição e informando sobre o decreto de luto oficial de três dias no Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Em seguida, diante de um colegiado consternado com a notícia, o procurador-geral de Justiça informou o adiamento da pauta e encerrou a sessão. Os detalhes sobre o velório e o sepultamento ainda não foram informados pela família.

Antônio Hortêncio falou sobre a contribuição de Roseno ao MPPB: “É uma perda inestimável. Dr. Roseno era um grande homem, um grande profissional, um membro proativo do Ministério Público que contribuiu para o crescimento da instituição em várias oportunidades. Nos últimos anos, presidiu comissão de concursos, exerceu vários cargos na administração, e, ultimamente, era o nosso corregedor-geral. Então, é um momento de muita tristeza. Não conseguimos expressar o tamanho dessa perda para a instituição e para a família e amigos. Solidarizamo-nos com todos os enlutados e nos colocamos à disposição para auxiliar no que for possível, neste momento tão difícil”.

Trajetória
José Roseno Neto, natural do município de Aguiar-PB, ingressou no Ministério Público em 3 de outubro de 1983, tomando posse como promotor substituto. De acordo com registros do Departamento de Recursos Humanos do MPPB, ele exerceu suas atribuições, inicialmente, na Promotoria de Bonito de Santa Fé, no Sertão do Estado. Ao longo da carreira, passou pelas promotorias de São José de Piranhas, Conceição, Coremas, Alagoinha, Guarabira, Pilões, Serraria, Cajazeiras, Sousa, entre outros.

No dia 13 de agosto de 1992 foi promovido pelo critério de merecimento para o cargo de promotor de Justiça em João Pessoa, inicialmente, com atuação na área de meio ambiente, passando a exercer atribuições em outras áreas, como criminal e infância e juventude. Roseno ocupou vários cargos na administração, entre eles de promotor corregedor, assessor técnico da PGJ e secretário-geral do MPPB.

Tornou-se procurador de Justiça em 19 de janeiro de 2006, pelo critério de merecimento. Na função, presidiu as comissões dos XII e XV concursos de membros da instituição. Foi subprocurador-geral de Justiça por três vezes, sendo a última vez na gestão do atual procurador-geral. Foi eleito corregedor-geral em dezembro de 202, tomando posse no mês seguinte. Estava licenciado do cargo para tratamento de saúde quando faleceu.

Luto oficial
O luto oficial de três dias no Ministério Público da Paraíba foi decretado pela Portaria 495/2024, assinada pelo procurador-geral de Justiça. Nos próximos dias, as bandeiras dos prédios da instituição, em todo o Estado, deverão ser hasteadas a meio-mastro, em sinal de pesar pelo falecimento do procurador de Justiça.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

Anitta perde 100 mil seguidores por clipe em homenagem ao candomblé

Anitta perdeu seguidores após publicar imagens de videoclipe em homenagem ao candomblé — Foto: Reprodução/Instagram

Anitta perdeu seguidores após publicar imagens de videoclipe em homenagem ao candomblé — Foto: Reprodução/Instagram

Após perder 100 mil seguidores nas redes sociais, a cantora Anitta compartilhou uma mensagem nesta segunda-feira (13) sobre o videoclipe ‘Aceita’. O mais novo trabalho da cantora deve homenagear o candomblé, religião da qual Anitta é adepta.

 

“Perdi 100 mil seguidores depois de anunciar o clipe que vou mostrar minha religião. Laroyê Exu tirando dos meus caminhos tudo o que já não me serve mais” publicou a cantora. “Nessa minha nova fase escolhi qualidade e não quantidade.”

 

De acordo com as redes da cantora, o videoclipe deve ser lançado na quarta-feira (15). Anitta ainda compartilhou as primeiras imagens do trabalho no Instagram, junto com uma homenagem ao orixá Logun Edé, que é tema do enredo da Unidos da Tijuca para o carnaval 2025.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.