












O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) encerrou, nesta quinta-feira (10), em Patos, no sertão do Estado, uma série de três reuniões com as forças policiais, com o objetivo de debater a segurança das Eleições de outubro. Foram definidos o efetivo policial, o uso de tecnologias e as estratégias para garantir a tranquilidade do processo.
O Coronel Ronildo, comandante da Polícia Militar, disse ao Jornal da Paraíba que a corporação deve enviar 6.200 policiais para atuar no pleito. A atuação deve abranger a guarda das urnas eletrônicas, a segurança dos locais de votação e dos magistrados, como também a garantia da ordem pública.
Três cidades do estado, Bayeux, Itabaiana e Piancó deverão receber um reforço especial na segurança pública, quinze dias antes da eleição, com o envio de um efetivo especializado envolvendo Batalhão de Choque, Rotam e Cavalaria.
“Esse efetivo vai ser designado, e chegando nas cidades, logicamente vão se ambientar através do comandante da área e, a partir daí, vão fazer o policiamento ostensivo, vão realizar operações de combate à criminalidade e de combate a qualquer meio que possa interferir nas eleições”, disse o coronel Ronildo.
Juízes dos três municípios haviam solicitado o envio de tropas federais para garantir a segurança do processo, mas os pedidos foram indeferidos pelo TRE-PB. Nos casos de Bayeux e de Itabaiana, os pedidos foram baseados em ações de facções criminosas, enquanto em Piancó a preocupação era com a animosidade eleitoral.
Em posicionamento enviado ao TRE-PB, o governador do Estado, Lucas Ribeiro (PP), se posicionou contra o envio das tropas federais por entender que as forças de segurança locais terão capacidade para garantir a ordem pública. O entendimento foi corroborado pelo corregedor do TRE-PB, desembargador João Benetido da Silva.
Compra de votos
Além da segurança ostensiva, foi definido um planejamento para coibir a compra de votos e outras modalidades de crimes eleitorais. Também participaram das reuniões representantes da Polícia Federal e da Polícia Civil. “Estão sendo utilizados todos os meios disponíveis com tecnologia, inteligência e drones para barrar qualquer possibilidade que porventura esteja acontecendo”, disse Ronildo.
A primeira reunião com as forças de segurança conduzida pelo TRE foi no dia 03 de setembro, em João Pessoa, e o segundo encontro ocorreu em Campina Grande, na terça-feira (08).
A Corte deve convocar uma entrevista coletiva à imprensa para detalhar outras informações sobre a segurança do pleito.

O deputado federal paraibano e líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL), acusou o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) de cometer crime. A fala do deputado foi concedida durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rede Correio SAT, nesta quinta-feira (10).
A critica de Cabo Gilberto é com relação a uma decisão de Flávio Dino, que recolocou Andrei Rodrigues no cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Andrei havia sido afastado do cargo por determinação do ministro André Mendonça, em decisão corroborada por maioria da Segunda Turma do STF.
Segundo Cabo Gilberto, o ministro cometeu um crime e desrespeitou a decisão de Mendonça.
“Ele age de forma politiqueira. Como um ministro vai atacar uma decisão de um colegiado? O poste está mijando no cachorro? Tem que ter respeito. É um crime concreto o que ele fez ontem”, falou o deputado.

Um homem de 55 anos foi preso nesta quinta-feira (10), em João Pessoa, suspeito de ser o mandante da tentativa de homicídio contra um casal de idosos ocorrida em abril deste ano. O crime teria sido motivado por uma disputa relacionada ao imóvel onde as vítimas moram e a outros bens que estão em processo judicial.
De acordo com a Polícia Civil da Paraíba, o homem, conhecido como “Pastor Berg”, teria contratado um vizinho do casal, de 26 anos, para realizar o crime.
A polícia teve acesso as imagens que registraram o momento do ataque. No vídeo, o idoso, que é deficiente auditivo, aparece sendo atingido na cabeça por um bloco de pedra. Em seguida, a esposa dele é ferida na mão direita com uma faca.
A prisão preventiva do homem de 55 anos foi decretada pela 3ª Vara Metropolitana do Júri, após parecer favorável do Ministério Público.
Até a publicação desta notícia, o executor ainda não havia sido localizado. Os dois investigados devem responder por tentativa de homicídio qualificado e coação no curso do processo.

Pesquisa PoderData/Aya divulgada nesta quinta-feira (10) mostra que 49% dos eleitores classificam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “ruim” ou “péssimo”.
Os que veem o governo como “bom ou ótimo” são 33%, enquanto 15% entendem como “regular” e 3% não souberam opinar.
O levantamento também traz dados sobre a aprovação do governo e do trabalho de Lula.
Como você avalia o trabalho do presidente Lula?
Você aprova ou desaprova o governo do presidente Lula?
Metodologia
A pesquisa foi realizada de 6 a 9 de setembro por meio de entrevistas por telefone. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-04914/2026.

Mais de 100 cidades paraibanas estão sob alerta amarelo de baixa umidade até as 22h desta quinta-feira (10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode variar entre 30% a 20% em 95 municípios paraibanos.
Há baixo risco de incêndios florestais. No entanto, o Inmet faz algumas recomendações para a população das localidades afetadas pela baixa umidade: beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com Defesa Civil, pelo número 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Confira as cidades sob alerta de baixa umidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno, segundo pesquisa PoderData/Aya divulgada nesta quinta-feira (10). Flávio tem 47% das intenções de voto, contra 45% de Lula.
É a segunda rodada seguida em que o senador fica numericamente à frente. No levantamento de 3 de setembro, Flávio tinha 45%, enquanto Lula registrava 44%.
Em relação à pesquisa anterior, Flávio oscilou dois pontos percentuais, e Lula, um ponto. Brancos e nulos passaram de 8% para 6%, enquanto os indecisos caíram de 3% para 2%.
Metodologia
De 6 a 9 de setembro, o levantamento entrevistou 3.000 pessoas por telefone. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, com taxa de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 4 de setembro com o número BR-04914/2026.

Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal na Paraíba entraram em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (10). A paralisação foi aprovada pelos trabalhadores após a rejeição das propostas apresentadas pelas duas instituições durante as negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2026.
A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária realizada de forma virtual pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB), nos dias 3 e 4 de setembro. No Banco do Brasil, a proposta foi rejeitada por 77,38% dos votos válidos. Na Caixa Econômica Federal, o índice de rejeição chegou a 93,58%.
Entre os principais pontos de rejeição estão as propostas para os planos de saúde. Segundo o Sintrafi-PB, no Banco do Brasil, o aporte oferecido não resolve os problemas relacionados ao financiamento e à sustentabilidade do plano. Na Caixa, os trabalhadores avaliam que o modelo apresentado pode comprometer a sustentabilidade do plano para funcionários da ativa, aposentados e pensionistas.
No Banco do Brasil, os bancários também rejeitaram a proposta de aumento real de 0,6% nos salários, considerada insuficiente pelo sindicato.
Com o início da greve, o funcionamento das agências pode ser afetado conforme a adesão dos trabalhadores em cada unidade. Os clientes podem utilizar aplicativos, canais digitais, terminais de autoatendimento e outros serviços que continuarem disponíveis.
O Sintrafi-PB informou que continuará mobilizando os trabalhadores e cobrando o avanço das negociações. A greve poderá ser encerrada caso os bancos e os representantes dos trabalhadores cheguem a um novo acordo.
Com Jornal da Paraíba

Trabalhadores dos Correios na Paraíba se reúnem em assembleia nesta quinta-feira (10), às 18h30, em João Pessoa e Campina Grande, para avaliar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026/2027 e decidir sobre a adesão à greve nacional, prevista para começar à 0h desta sexta-feira (11).
A principal insatisfação da categoria não está restrita ao reajuste salarial. Os trabalhadores também questionam as condições de trabalho, a manutenção de benefícios, o modelo de assistência à saúde e mudanças estruturais anunciadas pelos Correios. Em agosto, os empregados já haviam aprovado o indicativo de paralisação durante assembleias realizadas pelo país.
Na Paraíba, o SINTECT-PB orienta os trabalhadores a participarem da votação. O secretário-geral da entidade, Tony Sérgio, afirma que a categoria cobra avanços nas negociações e se posiciona contra mudanças na estrutura da empresa sem diálogo com os funcionários. “Se a empresa não avançar nas negociações do nosso Acordo Coletivo e insistir em uma reestruturação que tenta desmontar a estatal, iniciaremos a greve geral”, declarou.
A mobilização nacional envolve 36 sindicatos e duas federações. Entre as reivindicações estão a recomposição das perdas inflacionárias, a preservação de benefícios e mudanças na assistência à saúde, incluindo críticas ao atual modelo de gestão da Postal Saúde. Caso os trabalhadores paraibanos aprovem a adesão, os serviços operacionais e de distribuição dos Correios poderão ser afetados a partir desta sexta-feira.

A Polícia Militar da Paraíba e o Gaeco deflagraram, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Independência para cumprir 22 mandados judiciais contra suspeitos de homicídios, roubos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, lesão corporal, receptação e ameaça.
As ações acontecem em João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo. Segundo a PM, a maioria dos mandados tem como alvo pessoas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas e facções criminosas.
Até a última atualização, oito pessoas haviam sido presas e encaminhadas para a Central de Polícia Civil de João Pessoa. A operação faz referência à Semana da Pátria.

A Semana do Cinema começa nesta quinta-feira (10), em João Pessoa, com ingressos a partir de R$ 10. A promoção segue até 16 de setembro nos cinemas Centerplex e Cinépolis.
Para sessões iniciadas antes das 17h, o ingresso custa R$ 10. A partir das 17h, o valor é de R$ 12, sem relação com o direito à meia-entrada.
Pipoca e refrigerante também terão preços promocionais. A campanha não inclui pré-estreias, transmissões de shows e outros conteúdos especiais. A programação pode variar conforme o horário e o formato da sessão.
Comente aqui