Veja imagens do grave acidente envolvendo um trem e um veículo que deixou cinco pessoas feridas na cidade de Bayeux, na manhã desta quinta-feira, 26.
Veja imagens do grave acidente envolvendo um trem e um veículo que deixou cinco pessoas feridas na cidade de Bayeux, na manhã desta quinta-feira, 26.
Foto: AFP
Donald John Trump inicia hoje, aos 78 anos, seu segundo e último mandato na Presidência dos Estados Unidos em uma cerimônia mais seleta do que a norma, dentro do Capitólio, sem os tradicionais discurso para a população no National Mall e parada pela Avenida Pensilvânia, abortados pelo frio de -12°C que castiga a capital do país.
Após o juramento constitucional, no Salão Oval da Casa Branca ou, como defendem lideranças trumpistas, em uma mesa especialmente instalada no muito mais informal palco da Arena Capital One, no centro da cidade, com capacidade para 20 mil pessoas, o republicano assinará uma série de ordens executivas que darão forma à sua segunda temporada no comando da maior potência global.
Entre eles, adiantou à militância ontem, na mesma arena, em sua “festa da vitória”, um dia antes da posse, se destacará “o esforço mais agressivo e abrangente para restaurar fronteiras que o mundo jamais viu”, com o início da deportação em massa de imigrantes sem documentação legal.
E também o fim do pente-fino sobre as big techs, marco do governo de Joe Biden, agora alçadas à condição de “parceiras estratégicas”. Além de seu antecessor, os ex-presidentes Barack Obama (sem a ex-primeira-dama Michelle, que não informou motivo formal para a ausência), George W. Bush e Bill Clinton estarão presentes, mas dividirão as atenções com o grupo seleto que Biden classificou de “novos barões da oligarquia a ameaçar a democracia americana”.
Terão lugar de destaque Elon Musk (SpaceX, Tesla, X); Mark Zuckerberg (Meta); Jeff Bezos (Amazon); Tim Cook (Apple); Shou Zi Chew (Tik Tok); Sundar Pichai (Google) e Sam Altman (Open AI).
Ontem, Trump convocou Musk para o palco da arena e teceu-lhe elogios e agradeceu por sua dedicação à campanha, um investimento milionário que já rende dividendos ao bilionário. Também celebrou que“o Tik Tok está de volta”, em referência à sua movimentação para encontrar uma saída para a rede social mais popular entre os jovens americanos seguir viva apesar da restrição legal pelo fato de ter controle chinês.
— E, além disso tudo, vocês também ficarão muito felizes quando ouvirem minha decisão sobre “os reféns” de 6 de janeiro — afirmou Trump ontem, em comício com jeito de programa de entretenimento, ao gosto do presidente eleito e de sua base fiel.
O republicano deve perdoar hoje centenas de condenados pela invasão e destruição, em janeiro de 2021 — após sua incitação, ao não reconhecer a derrota nas urnas para Biden — do mesmo prédio que hoje é palco de seu retorno triunfal a Washington. A Associated Press (AP) revelou no sábado que juízes federais em diversos estados já deram permissão, nos últimos dias, para que pelo menos 20 pessoas processadas pela invasão do Capitólio viajassem a Washington para celebrar a vitória de Trump. Um magistrado justificou sua decisão alegando que “agora o evento é de comemoração, não de protesto, sem risco de violência”.
—Nós vencemos! E iremos fazer nosso país melhor do que jamais foi. Amanhã (hoje), ao meio-dia, a cortina se fechará sobre quatro longos anos de declínio, e começaremos um novo dia, impulsionados pela força, pela prosperidade e pelo orgulho americanos — afirmou Trump no comício de ontem, a primeira vez em que discursou para a militância em Washington desde a invasão do Capitólio.
De lá para cá, o republicano sofreu um impeachment da Câmara dos Deputados, foi salvo de se tornar inelegível pelos republicanos no Senado, abandonado por Wall Street, que o considerava “radioativo”, e se tornou o primeiro ex-presidente condenado por um crime e agora o único a retornar ao poder com a ficha suja.
De forma espetacular, Trump assumiu o controle total do Partido Republicano, instalou em seu comando uma de suas noras, e encontrou justamente nas investigações do Departamento de Justiça de Biden contra ações e falas de cunho antidemocrático o combustível final para seu retorno. Desde as primárias republicanas, apresentou-se como vítima da burocracia de Washington e encontrou em Biden, há meio século nos corredores do poder, o adversário ideal.
Sobreviveu a dois atentados, o primeiro deles, às vésperas da Convenção Republicana, que quase lhe tirou a vida, e conseguiu, com alguma dificuldade, adaptar-se a uma nova adversária a 100 dias das eleições. Uma de suas primeiras argumentações contra a vice-presidente Kamala Harris, não por acaso, foi a de que ela, por não ter passado, pelas primárias partidárias, não vinha, como ele, de um processo “verdadeiramente democrático”.
As ênfases no discurso de ontem de que ele venceu as eleições “contra o interesse dos que tentaram de tudo para não me deixar concorrer” e de que “vim para acabar com as medidas radicais de Biden” devem se repetir nos próximos meses e dar fôlego para a transformação do país defendida por um presidente seguro de seu apoio popular. E que repete aos aliados mais próximos crer ter sido predestinado a este retorno após escapar dos atentados.
Em suas últimas 24 horas no poder, o atual presidente foi quem esteve mais perto de Deus, em ato para celebrar Martin Luther King Jr. em um templo na Carolina do Sul. De lá, avisou, aos 82 anos.
O Globo
Evaristo Sá – 8.jan.25/AFP
O presidente Lula (PT) fará reunião ministerial nesta segunda-feira (20) para reforçar a cobrança e a pressa por entregas dos ministérios nesta segunda metade do governo. O encontro, que é o primeiro do ano, também ocorre sob a perspectiva de uma reforma no primeiro escalão do governo.
A reunião começa de manhã na Granja do Torto e deve durar todo o dia. Estão previstos ministros e líderes do governo no Congresso Nacional.
Como de praxe, Lula abre o encontro com uma fala inicial, que deve ser transmitida. A expectativa de aliados do presidente é de que ele destaque os índices positivos e realizações do governo nos últimos dois anos, mas que imponha uma maior rapidez nas entregas daqui para frente.
O presidente quer passar a mensagem de que o governo chegou na sua reta final, será preciso acelerar as medidas e, sobretudo, dar visibilidade de forma alinhada com a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência). A mais recente crise do Pix reforçou no Planalto a ideia de que é preciso um discurso mais unificado na Esplanada.
O governo recuou da norma da Receita Federal que ampliaria a fiscalização sobre transações de pessoas físicas por meio desse tipo de transferência que somassem ao menos R$ 5.000 por mês, após ataques da oposição e uma onda de desinformações sobre a medida.
Está prevista entre as falas de abertura do encontro a do novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, primeira vez para todo o primeiro escalão do governo. Ele tomou posse na terça-feira passada e já enfrentou a crise do Pix.
Como a Folha mostrou, um dos seus primeiros atos à frente da pasta foi encomendar uma campanha com foco em autônomos e empreendedores, após diagnosticar grande desgaste com esse público. Na avaliação de aliados do presidente, o diálogo com o segmento já era difícil e piorou ainda mais com a disseminação de fake news sobre a taxação do Pix.
Um dos principais desafios de Sidônio, segundo integrantes do governo, será justamente de alinhar o discurso da Esplanada. Há no Palácio do Planalto um entendimento de que muitos ministros ao proporem uma medida ou tomarem uma decisão nem sempre estão alinhados com o núcleo de governo, ou seja, com o que o presidente quer.
Além de Lula e Sidônio, Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda) participarão das falas iniciais. Mas todos os ministros vão apresentar, brevemente, um balanço de suas pastas e uma projeção para 2025.
Lula tem o hábito de usar sua intervenção para dar broncas nos seus auxiliares, o que poderia já sinalizar para eventuais trocas nos ministérios, esperadas para as próximas semanas. Apesar disso, ministros dizem, reservadamente, que ele não deve abordar a reforma em si.
O chefe da Casa Civil, Rui Costa, chegou a dizer em entrevista recente que Lula poderia concluir as trocas até a reunião ministerial, o que não ocorreu.
“O presidente está focando em aperfeiçoar a gestão. Portanto, há indicativo que as mudanças que o presidente quer fazer eventuais mudanças ainda neste mês, até para que quem entrar possa ter mais tempo de fazer alterações que presidente espera”, disse no último dia 9.
“Teremos reunião de ministério dia 21 e eventualmente alterações, se o presidente assim decidir, podem ser feitas antes dessa reunião ministerial”, completou. O encontro acabou marcado para segunda-feira (20).
Auxiliares do presidente acreditam que a previsão de Rui Costa foi feita de uma perspectiva de que seria melhor já realizar a reunião com os novos titulares. Apesar disso, a expectativa é de que as trocas devem demorar mais duas semanas.
Lula, na semana passada, determinou o início de negociações com partidos da base aliada para realizar uma reforma ministerial.
Folha de São Paulo
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicaram, neste domingo (19), avisos de previsão de chuvas nas próximas horas em várias regiões do Estado.
De acordo com a AESA, em um período de36 horas, podem ocorrer pancadas de chuvas no Agreste, Curimataú, Sertão e Alto Sertão paraibano. Portanto, a AESA sugere atenção para a possibilidade de ocorrência de tais eventos, que por vezes, podem ser fortes em áreas principalmente entre os períodos da tarde e noite.
O Inmet prevê chuvas e ventos intensos em 99 cidades, principalmente do Sertão. De acordo com o Inmet, as chuvas podem ser de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já os ventos entre 40 e 60 km/h.
As recomendações do Inmet são que em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de dúvidas, buscar informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo número telefone 193.
Confira as cidades que podem receber chuvas nas próximas horas, segundo o Inmet.
Nas demais áreas do Estado, possibilidade de eventos passageiros.
MaisPB
Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA, Juan MABROMATA / AFP
O presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou em declaração no último sábado (18) a ausência de Jair Bolsonaro (PL) na cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O evento está marcado para ocorrer nesta segunda-feira (20) em Washington.
Em uma breve fala a jornalistas durante o baile de gala da posse de Trump, Milei culpou o “regime Lula” por ter barrado a presença do ex-presidente brasileiro no evento que une líderes aliados de Trump e chefes de Estado.
“(Bolsonaro) é um grande amigo e lamento muito que o regime de Lula não o tenha deixado vir (a este evento)”, afirmou Milei. Porém, não houve interferência do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na decisão que barrou a participação de Bolsonaro na posse.
Partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o despacho que manteve a proibição de Bolsonaro deixar o País. O magistrado rejeitou a dois pedidos da defesa do ex-presidente pela devolução do seu passaportes para que ele pudesse comparecer à posse de Trump.
Em dezembro do ano passado, 41,51% dos brasileiros adultos estavam inadimplentes, o que representa 68,49 milhões de consumidores. Os dados são do CNDL/SPC Brasil.
Cada consumidor negativado devia, em média, R$ 4.432,05 na soma de todas as dívidas. Além disso, cada inadimplente devia, em média, para 2,10 empresas credoras.
O número de devedores com participação mais expressiva em dezembro está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,64%). De acordo com a estimativa, são 16,90 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa etária, ou seja, 49,76% dos brasileiros desse grupo etário estão negativados.
A participação dos devedores por sexo é bem distribuída, sendo 51,16% mulheres e 48,84% homens.
Em dezembro, 31,09% dos consumidores tinham dívidas no valor de até R$ 500.
Em termos de participação, o setor credor que concentrou a maior parte das dívidas é o de Bancos, com 64,62% do total. Na sequência, aparece Água e Luz (10,87%) e Comércio (10,32%).
Na abertura por região em relação ao número de dívidas, a maior alta veio da região Centro‐Oeste (7,55%), seguida pelo Sudeste (2,16%), Nordeste (1,93%) e Norte (1,57%). Por outro lado, o Sul (‐0,85%) mostrou queda no número de dívidas na comparação anual.
Em termos regionais, o maior percentual de inadimplentes está na região Centro‐Oeste, onde 44,82% da população adulta está incluída em cadastros de devedores. Por outro lado, na região Sul, a proporção de negativados equivale a 37% da população adulta.
Poder 360
Foto: Divulgação/TV Globo
Morreu, neste domingo (19/1), o jornalista esportivo Léo Batista. O comunicador deu entrada no Hospital Rios D’Or, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, no dia 6 deste mês e foi diagnosticado com um tumor no pâncreas.
O jornalista ficou conhecido em sua vida esportiva como A Voz Marcante. Inclusive, ele ganhou um documentário com esse nome, produzido pelo SporTV, em junho de 2022.
Léo Batista é um dos funcionários mais antigos da emissora dos Marinhos, contratado em 1970. Ele foi um dos primeiros âncoras do Globo Esporte e do Jornal Hoje.
Nascido em 1932, em Cordeirópolis (SP), Léo Batista participou de momentos inesquecíveis da sociedade brasileira ao longo de quase 80 anos de carreira. Foi o primeiro jornalista, por exemplo, a informar o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, na Rádio Globo. Quarenta anos depois, na TV Globo, anunciou a morte de Ayrton Senna horas após o acidente em Ímola, na Itália.
Em mais de 50 anos de trajetória na TV Globo, o botafoguense Léo Batista se tornou sinônimo de esporte. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas, corridas de Fórmula 1, apresentou os principais programas do canal e fez parceria até com uma zebrinha, ao anunciar os resultados da loteria esportiva no Fantástico.
Metrópoles e ge
O presidente eleito Donald Trump anunciou neste domingo (19) que vai assinar uma ordem executiva para impedir a suspensão do TikTok. A declaração, feita em suas redes sociais, ocorre doze horas depois que o aplicativo saiu do ar nos EUA e que a Apple e outras empresas removeram o serviço de suas lojas.
“Estou pedindo às empresas que não deixem o TikTok ficar no escuro. Vou emitir uma ordem executiva na segunda-feira para estender o período de tempo antes que as proibições da lei entrem em vigor, para que possamos fazer um acordo para proteger nossa segurança nacional”, explicou Trump.
O prazo para o aplicativo sair do ar vencia na madrugada deste domingo (19). Segundo uma lei aprovada no ano passado e mantida na última sexta-feira (17) por uma decisão unânime da Suprema Corte, o TikTok deveria ser vendido para investidores americanos.
A rede social enviou notificações aos usuários para avisar sobre a suspensão na madrugada de ontem. “Uma lei que proíbe o TikTok foi promulgada nos Estados Unidos. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto”, informa a mensagem da plataforma.
O aplicativo enviou uma notificação aos usurários horas antes de banimento. Mensagem foi entregue por volta das 21h (no horário de Nova York, 23h no horário de Brasília).
Comunicado diz que o TikTok vai trabalhar para restaurar o serviço “o mais rápido possível”. Já Donald Trump indicou no sábado que poderia examinar a possibilidade de garantir uma extensão de 90 dias para o funcionamento do aplicativo, enquanto uma solução permanente seria negociada.
Trump disse em entrevista à TV nos EUA que vai aumentar o prazo da permanência do aplicativo no país. Em conversa com jornalista da NBC News por telefone, o presidente eleito disse: “[Aumentar o prazo de funcionamento do app] acho que certamente é uma opção para analisarmos. Uma extensão de 90 dias provavelmente acontecerá, porque é apropriado”, disse.
Governo americano justifica medida como proteção contra potenciais riscos à segurança nacional. Lei em questão foi aprovada em 2024 pelo Congresso, com apoio de democratas e republicanos, e exige que o TikTok se desassocie da ByteDance para continuar operando nos EUA.
Segundo a ByteDance, proibir o aplicativo violaria a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão. Cerca de 170 milhões de americanos usam o aplicativo.
Jamil Chade – UOL
O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) de 2025 pode ser feito pelos contribuintes de João Pessoa a partir desta segunda-feira (20).
Em relação ao ano passado, os tributos tiveram reajuste de 4,87%. As guias podem ser emitidas através do Portal do Contribuinte, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O pagamento pode ser feito através de códigos de barras ou Pix.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PORTAL DO CONTRIBUINTE
De acordo com o calendário fiscal da Secretaria da Receita Municipal (Serem), o pagamento em cota única, com 15% de desconto, vencerá no dia 14 de março. Além deste desconto, permanece válido o desconto adicional de 5% aos contribuintes que estavam em dia com a prefeitura no último dia 31 de dezembro, totalizando 20% de desconto.
Além do Portal do Contribuinte, as guias de pagamento do IPTU e TCR também podem ser emitidos no atendimento presencial da Receita no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, e pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
O cidadão deve informar o número de inscrição do imóvel ou a localização cartográfica (estes dados podem ser verificados em carnês de anos anteriores) para ter acesso às informações dos tributos.
14/03 – Cota única com desconto;
07/04 – Total do exercício sem desconto;
Parcelamento em 10 vezes, com vencimentos em:
Foto: Jim Watson / AFP
O presidente dos EUA Donald Trump selecionou, até o momento, onze bilionários para compor seu próximo governo. A renda conjunta dos indicados é de pelo menos 452,8 bilhões de dólares, pouco mais que R$ 2,7 trilhões.
Bilionários são 0,00024% da população americana, mas 12,5% dos indicados por Trump. Dos 80 indicados pelo presidente eleito para seu governo, dez são bilionários e ao menos cinco outros são multimilionários.
Governo vale mais que PIB de 154 países. A fortuna dos indicados por Donald Trump vale mais que a produção anual de nações como Dinamarca, Chile, Portugal, Peru, Grécia, África do Sul, Colômbia, Iraque e Venezuela.
Caso aprovado nas sabatinas, gabinete de Trump valerá 3.837 vezes mais que o de Biden. Os membros do atual governo valem juntos cerca de 118 milhões de dólares. Não havia bilionários nos cargos apontados por Biden.
Fortuna de Elon Musk representa 94,4% do valor do governo. Entretanto, se o homem mais rico do mundo não fosse um dos indicados, o gabinete ainda seria o mais valioso da história americana, com fortuna conjunta de pelo menos 25 bilhões de dólares — 211 vezes mais valioso que o governo atual.
Os bilionários vão gerir a vida de milhões de habitantes dos EUA, e terão controle sobre a educação, comércio, pequenos negócios e recursos naturais. Além disso, Musk e Ramaswamy tomarão conta da redução de custos do governo.
UOL
Em 2024, novos 416 casos de hanseníase foram registrados na Paraíba. De acordo com os números da Secretaria de Saúde, é uma redução em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 463 casos. O boletim epidemiológico revela, no entanto, que 321 desses casos novos tiveram sequelas relacionadas ao sistema nervoso.
Isso quer dizer que a cada 100 desses novos casos, 77 , ou mais de 75% dos pacientes, apresentaram algum grau de incapacidade física, uma escala que classifica os tipos e graus de prejuízo no desempenho ocupacional.
. A dermatologista Luciene Carvalho, explica que a presença dessas complicações da doença já apontam para a importância do diagnóstico precoce.
“Examinar o paciente e observar que ele tem grau de incapacidade física significa que o diagnóstico está sendo tardio, então esse paciente já está com a doença há muito tempo. Então o grau zero de incapacidade física é aquele paciente que está com a hanseníase, mas não tem nada que sugira que ele tem incapacidade. Grau um é quando ele já tem alteração de sensibilidade protetora ou alguma alteração na força muscular. O grau dois é quando a gente já vê, só de olhar, a gente já vê que ele tem alguma incapacidade física: cegueira, atrofia muscular, garra”, destaca a médica.
Dos outros casos, 45 foram informados como “não avaliados” e 50 permanecem sem informações (Ign/branco) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
A hanseníase é uma doença lenta cujo tempo de incubação é longo: pode durar de dois a sete anos.
A médica chama atenção para a importância de quebrar a cadeia de transmissão e garantir que as pessoas que estejam em convívio com alguém infectado sejam examinadas. A recomendação é realizar a avaliação dos contatos uma vez ao ano por pelo menos cinco anos. Na Paraíba, em 2024, foram registrados 952 contatos de casos novos de hanseníase. Destes, foram examinados 75%.
A hanseníase afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, causando manchas esbranquiçadas, avermelhadas, nódulos e alterações na sensibilidade da pele, como dificuldade para sentir calor, frio, tato ou dor. Em alguns casos, pode ocorrer a forma neural pura, sem lesões na pele, mas com sintomas como formigamento, dormência nas mãos e pés, e perda de força muscular.
Ao perceber esses sintomas, é fundamental procurar um médico, que fará uma avaliação clínica e, se necessário, exames complementares para confirmar ou descartar o diagnóstico.
Ainda de acordo com o boletim, a doença continuou presente em 64 municípios da Paraíba tanto em 2023 quanto em 2024. Por isso, a incidência da hanseníase no estado é considerada alta. Em nível internacional, o Brasil foi considerado o segundo país do mundo com maior incidência de hanseníase.
A médica Luciene Carvalho, que atua no Hospital Clementino Fraga, unidade de referência estadual, falou sobre o combate à doença.
“Nós somos endêmicos, o que significa que a gente tem que estar sempre de olho, principalmente a estratégia de saúde da família, que é onde o paciente vai ter, teoricamente, a porta de entrada no serviço de saúde. Ela tem que estar sempre olhando, fazendo busca ativa, porque hanseníase é uma doença bem antiga, mas atual. Ela nunca deixou de existir. É uma doença que tem cura hoje, que a pessoa tratada, a pessoa fica curada, pelo menos mais de 98% dos pacientes. mas o primeiro passo é melhorar o acesso aos serviços de saúde e informar a população“, pontuou
Comente aqui