A equipe da Operação Previna-se, realizada por diversas secretarias da Prefeitura de João Pessoa com apoio de alguns órgãos do governo do Estado, fechou o primeiro semestre de 2021 com mais de 2.000 estabelecimentos comerciais fiscalizados. As intervenções resultaram em 588 notificações, 73 autos de infração e 24 interdições. A Operação foi criada no mês de fevereiro com o objetivo de garantir o cumprimento dos decretos municipal e estadual, com medidas rígidas para evitar aglomeração de pessoas e a consequente disseminação da Covid-19, bem como coibir possíveis abusos contra o Código do Consumidor.
A iniciativa representa uma força tarefa que reúne vários órgãos do município e do Estado. A Prefeitura de João Pessoa está representada pela Vigilância Sanitária, Procon-JP, e as Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Guarda Civil Metropolitana (GCM). As ações contam com apoio das forças de segurança do Estado – da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Vigilância Sanitária – De acordo com Renata Vasconcelos, gerente da Vigilância Sanitária do Município, somente as equipes do órgão registraram 1.366 visitas a estabelecimentos comerciais. Durante as visitas são dadas orientações aos responsáveis. Aqueles que ignoram são notificados ou autuados. Nesse semestre, a Vigilância emitiu 400 notificações e 24 interdições. Já a equipe do Procon-JP, visitou cerca de 720 estabelecimentos fiscalizando o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Foram emitidas 188 notificações e 73 autos de infração.
Denuncie – Descumprimentos do decreto podem ser denunciados por meio dos telefones: 160 (Disque Aglomeração) ou (83)98600-4815, das 8h às 00h, de domingo a domingo.
Comente aqui