
Começou a tramitar no Senado um projeto de lei, o PL 2.317/2021, que prevê a criação do Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras da Covid-19. Os autores da proposta são três senadores do PT: Humberto Costa (PE), Paulo Paim (RS) e Rogério Carvalho (SE).
O Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras de Covid-19 visa preservar a memória dos brasileiros que perderam a vida por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. A intenção é registrar historicamente as mortes, incluindo as de profissionais de saúde, e oferecer aos familiares e amigos um local de luto e de homenagem. Será registrado o nome completo, a foto, as datas de nascimento e falecimento e uma breve biografia da pessoa. No caso dos profissionais de saúde, constará ainda o nome da instituição onde atuou durante a pandemia.
Para o senador Paulo Paim, os brasileiros mortos pela covid-19 não podem ser esquecidos. (Paulo Paim): “Para que o país nunca mais se esqueça das milhares de pessoas que perderam a vida nesta pandemia. Preservar a memória dessas pessoas, registrar suas histórias, é o mínimo que podemos fazer. O memorial é um símbolo para que essa tragédia não seja jamais esquecida por todos nós brasileiros”.
Segundo o projeto, o Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras de Covid-19 será construído em Brasília, e terá a administração do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Para a gestão local, poderá ser feito convênio entre os governos federal e do Distrito Federal, bem como com a iniciativa privada. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.
Blog do BG com Agência Senado
Comente aqui