Brasil

Vai MP, vai MP: sommelier de vacina, Wesley Safadão, e sua esposa Thyane Dantas, são investigados pelo MPCE

Foto: reprodução internet

Além da investigação sobre a vacinação fora da faixa etária e sem agendamento da mulher do Wesley Safadão, Thyane Dantas, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) também apura a suspeita de que o cantor teria se vacinado em local diferente do agendado por escolha do imunizante que queria receber. A assessoria do cantor foi procurada pelo G1 na manhã desta sexta-feira (9) para se pronunciar sobre as acusações contra o casal, mas informou que não vai falar sobre o assunto.

Wesley Safadão, de 32 anos, estava confirmado na lista da Prefeitura de Fortaleza para ser vacinado nesta quintafeira (8), no Salão Taíba, do Centro de Eventos do Ceará. Porém, ele recebeu a vacina no North Shopping Jockey.

“O Ministério Público já abriu a investigação. A intenção é averiguar a legitimidade da aplicação, ouvindo as partes envolvidas no caso, como a Prefeitura, os responsáveis pela aplicação. Se for confirmado que houve um beneficiamento, houve uma quebra nos critérios para aplicação da vacina, os responsáveis serão responsabilizados, seja na esfera administrativa ou criminal”, disse o promotor de Justiça, Enéas Romero.

A assessoria do forrozeiro informou na quinta-feira que Thyane tomou uma “dose de sangria” (popularmente chamada de “xepa”), mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revela que esta opção era inviável antes das 17h — fim do expediente da imunização na capital. A Secretaria da Saúde disse que planeja e executa estratégias de trabalho “visando o aproveitamento integral de todas as doses ministradas das vacinas”, porém as atividades de vacinação encerraram às 17h, inviabilizando possíveis doses remanescentes antes deste horário.

Já falamos aqui no Blog do BG sobre a polêmica envolvendo o cantor sertanejo, Wesley Safadão, que mudou de posto de vacinação, para poder escolher vacina de dose única. Você pode conferir a matéria na íntegra clicando aqui.

Blog do BG com G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

Papa Francisco critica a ideologia de gênero: “Uma ameaça”

Papa Francisco durante missa de Natal, em 24/12/2022

Foto: Divulgação

O papa Francisco fez um alerta, nesta sexta-feira (1°), sobre o que chamou de perigos da teoria de gênero, a qual chamou de “ideologia feia” que ameaça a humanidade. Segundo o chefe supremo da igreja católica, ele mesmo havia encomendado estudos sobre o assunto.

Durante uma conferência no Vaticano sobre a evolução do papel de homens e mulheres segundo os ensinamentos cristãos, Francisco afirmou aos participantes que “teoria de gênero” é uma ameaça, devido a uma suposta busca de apagar a diferença entre os sexos.

A teoria de gênero, chamada também de ideologia de gênero por seus críticos, sugere que o gênero é mais complexo e fluido do que os sexos feminino e masculino, e que depende de mais do que apenas as características sexuais visíveis.

“Eu pedi que fossem realizados estudos sobre essa ideologia feia de nossos tempos, que anula as diferenças e torna tudo igual. Anular as diferenças significa anular a humanidade”, disse o papa Francisco.

Fala causou polêmica na web

Nas redes sociais o discurso do pontífice está causando polêmica. “Verdade, é a ideologia de gênero que tá acabando com todos os recursos naturais do planeta e fazendo guerra. Perigosíssima”, ironizou um internauta.

“E eu achando que [a ameaça] era a falta de amor ao próximo”, disse outro.

“Fome, guerra nuclear, aquecimento global, desigualdade social, dependência química, depressão…nada disso é perigoso, o perigo é a ‘ideologia de gênero’”, disse um terceiro.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Polícia encontra munição de fuzil em esconderijo de fugitivos de Mossoró

ImagemFoto: Raquel Lopes/Folhapress

Investigadores dizem que os presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, podem estar armados com fuzil. A polícia encontrou munição compatível com esse modelo no esconderijo em que os dois ficaram por quase oito dias no sítio de Ronaldo Fernandes.

O material, segundo investigadores, estava no buraco que os dois detentos cavaram para se esconder dos sensores de calor dos drones usados pela polícia. Os dois fugitivos foram vistos pela última vez na tarde desta quinta-feira (29).

Eles são Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Tatu, Deisinho —segundo as investigações, ambos são ligados à facção Comando Vermelho.

Duas mulheres que trabalham numa fazenda com produção de frutas afirmaram ter avistado dois homens sujos no assentamento Vila Nova 2. Ao notar a presença delas, eles teriam se embrenhado na mata.

O local é próximo de onde os detentos teriam tentado invadir uma casa no último domingo (25). Os policiais dizem acreditar que eles ainda estejam no Rio Grande do Norte, e as buscas se intensificaram na divisa do estado com o Ceará.

Investigação da Polícia Federal aponta que a facção criminosa Comando Vermelho está bancando uma rede de apoio destinada a ajudar os dois detentos.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

PIB do fica praticamente estagnado no segundo semestre de 2023

PIB 2023

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira, 1º, mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ficou praticamente estagnado no segundo semestre de 2023. O crescimento: 0,9%.

Se analisar todo o ano de 2023, o PIB cresceu 2,9%. Isso se deu muito em virtude do agronegócio. Segundo o IBGE, esse foi o setor que teve o maior destaque, com alta de 15%. Em seguida, aparecem serviços, com crescimento de 2,4%, e indústria, com 1,6%. Todos com crescimento no primeiro semestre.

O Produto Interno Bruto totalizou R$ 10,9 trilhões em 2023. Já o PIB per capita alcançou R$ 50 mil. O avanço real foi de 2,2% ante o ano anterior.

A taxa de investimento em 2023 foi de 16,5% do PIB. Isso representa uma queda, em relação a 2022, quando o índice ficou em 17,8%. A taxa de poupança também foi menor em 2023 (15,4%), em comparação com 2022 (15,8%).

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Proposta que isenta IPVA de carros fabricados há mais de 20 anos avança no Senado

25 de setembro - Dia do Trânsito - Brasil EscolaFoto: Reprodução

O Senado deve concluir na próxima semana o debate da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que isenta o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de carros fabricados há mais de 20 anos. A proposta já tem parecer favorável e inclui os carros de passeio na lista de veículos que já são beneficiados pela isenção, como aeronaves agrícolas e tratores.

Além de Minas Gerais, outros dois estados cobram IPVA de automóveis com mais de 20 anos de fabricação: Santa Catarina e Pernambuco. Já outras unidades da federação, como Acre, Amapá e Rio Grande do Norte, beneficiam os veículos antigos com isenção do imposto a partir do 10º ano após a confecção. na Paraíba, são 15 anos.

De 2020 para 2021, o número de veículos com mais de 20 anos aumentou de 2,5 milhões para 3,6 milhões (+44%). Esse aumento foi causado, principalmente, pela pandemia da Covid-19, que elevou os preços dos veículos, inclusive, dos usados, e reduziu o poder de compra das pessoas.

Para ser aprovada, a proposta precisa ser aceita por pelo menos dois terços dos senadores, ou seja, 54 votos, em duas votações diferentes. Após isso, a matéria será enviada à Câmara dos Deputados.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

STF

STF retoma em 6 de março julgamento que decide se porte de drogas para uso pessoal é crime

Foto: Freepik

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai retomar em 6 de março o julgamento de uma ação que discute se o porte de drogas para consumo próprio pode ou não ser considerado como crime. O caso é analisado pela Corte desde 2015, mas ainda não foi finalizado devido a uma série de pedidos de adiamento para que os ministros tivessem mais tempo para analisar a questão.

O caso será retomado com o voto do ministro André Mendonça.

Até o momento, há cinco votos que consideram ser inconstitucional enquadrar como crime o porte de maconha para uso pessoal e um voto que considera válida a criminalização prevista no artigo 28 da Lei de Drogas.

O texto afirma que é crime punível com penas alternativas — como medidas educativas, advertência e prestação de serviços — “comprar, portar ou transportar drogas para consumo pessoal” e que também pode ser punido com penas alternativas quem “semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade”.

O relator do recurso, ministro Gilmar Mendes, inicialmente votou para descriminalizar todas as drogas para consumo próprio, mas depois alterou para se restringir à maconha e aderiu à proposta do ministro Alexandre de Moraes para fixação de presumir como usuárias as pessoas flagradas com 25g a 60g da erva ou que tenham seis plantas fêmeas. Quem for abordado com quantidades diferentes será considerado traficante.

Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber acompanharam o novo voto de Mendes. Os magistrados consideraram que criminalizar o consumo pessoal afronta a autonomia individual do cidadão, aumenta o estigma que recai sobre o usuário e dificulta o tratamento de dependentes.

O ministro Cristiano Zanin foi o único até o momento a se posicionar para manter a criminalização por considerar que isso contribui para agravar problemas de saúde relacionados ao vício. Ele sugeriu fixar a quantidade máxima de 25 gramas para se diferenciar usuário de traficante.

O caso em avaliação no Supremo tem repercussão geral. Dessa forma, o entendimento que for tomado no fim do julgamento vai valer para todos os processos que tratem do mesmo assunto, inclusive por instâncias que sejam inferiores ao STF.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

STF proíbe limitação de vagas para mulheres e suspende concurso da PM e Bombeiros da PB

Imagem ilustrativa – (Foto: Secom-PB)

As comissões coordenadoras do concurso público para novos soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba suspenderam, temporariamente, nesta sexta-feira (1º), a realização dos exames de saúde e aptidão física, referentes às terceira e quarta etapas do certame estadual.

O motivo da suspensão é pela decisão realizada nessa quinta-feira (29) pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional um dispositivo estadual que limita o efetivo policial militar feminino até 5%. Agora, homens e mulheres terão os mesmos direitos durante o certame.

“A suspensão dá-se em virtude da necessidade de adequação administrativa do processo seletivo à decisão emanada pelo Supremo Tribunal Federal”, escreveu a comissão.

Os candidatos aguardavam a convocação para os dois exames seguintes do processo, pois finalizaram as avaliações psicológicas que ocorreram no mês de dezembro do ano passado, e os aprovados foram divulgados em janeiro.

No entanto, com essa adequação que será realizada pela comissão, a lista de aprovados da etapa anterior para a próxima será reformulada e disponibilizada no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Só depois disso, os testes de saúde e aptidão física serão realizadas.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(VÍDEO) Confira momento da prisão de Antônio Neto da Braiscompany na Argentina

 

“A Argentina não é mais refúgio para criminosos”. Foi assim que reagiu à ministra da Segurança da Argentina, Patrícia Bullrich, à prisão do paraibano Antônio Inácio da Silva Neto, capturado ontem (29) depois de mais de um ano de procura por parte da Polícia Federal e Interpol.

A previsão é que ele possa ser extraditado para o Brasil em três meses.

Veja o momento em que Antônio Neto foi preso.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

URGENTE: Fabrícia Farias, dona da Braiscompany, é solta por decisão da Justiça da Argentina

URGENTE: Fabrícia Farias, dona da Braiscompany, é solta por decisão da Justiça da Argentina

 

Os advogados Nelson Wilians e Santiago Andre Schunck, representantes legais de Antonio Inácio Da Silva Neto e sua esposa, Fabrícia Farias, obtiveram êxito junto ao sistema judiciário argentino, ao conseguir a libertação de Fabrícia Farias.

A informação é do escritório de advocacia escritório Nelson Wilians. Fabrícia havia sido presa pela Interpol na noite desta quinta-feira (29), na Argentina.

Por conta dessa determinação, ela vai aguardar o processo de extradição em liberdade.

Blog do BG PB com Clickpb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

(VÍDEO) Lula pega emprestado câmera de fotógrafo e faz registro oficial de líderes da Celac

  1. Lula participa da VIII Cúpula da CELAC em São Vicente e Granadinas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Lula pega emprestado câmera de fotógrafo e faz registro oficial de líderes da Celac.

Antes de participar da foto oficial, presidente foi para o outro lado das lentes e fotografou os colegas.

A CELAC constitui o único mecanismo de diálogo e concertação que reúne, de maneira autônoma, o conjunto dos países em desenvolvimento do continente americano. Após três anos de afastamento, o Brasil se reintegrou à CELAC em janeiro de 2023.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esporte

Seleção Brasileira: Dorival anuncia nomes de jogadores para amistoso contra Inglaterra e Espanha

Foto: Lucas Bayer

O técnico Dorival Júnior convocou nesta sexta-feira (1º), os 26 convocados para defender a Seleção Brasileira em amistosos que serão realizados ainda este mês de março. No dia 23, o Brasil encara a Inglaterra, em Wembley. Depois, a Canarinho terá um duelo contra a Espanha, no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid.

Além destes jogos contra Inglaterra e Espanha, a seleção brasileira fará amistosos contra México e Estados Unidos, mas apenas em junho, dias antes da Copa América.

Aliás, em conversa com a Real Federação Espanhola de Futebol, a CBF conseguiu aumentar de 23 para 26 o número de convocados. O pedido é para que Dorival Júnior possa ver de perto mais jogadores na única lista antes da Copa América. Além disso, a Inglaterra também comunicou que também está de acordo com a lista maior para o amistoso em Wembley.

As novidades ficaram por convocação de dois jogadores do São Paulo, última equipe comandada por Dorival Júnior. O goleiro Rafael e o volante Pablo Maia foram lembrados na lista final do treinador. Além disso, outros nomes que surpreenderam acabaram sendo do lateral-esquerdo Wendell, do Porto e do atacante Savinho, do Girona.

Por fim, a expectativa se cumpriu e Lucas Paquetá voltou a ser convocado. O meia não foi lembrado por Fernando Diniz por estar sendo investigado em uma possível participação em esquema de apostas esportivas. Agora, o jogador volta a ser lembrado na Seleção Brasileira.

Os convocados de Dorival para amistosos da Seleção Brasileira
Goleiros:

Ederson (Manchester City-ING)
Bento (Athletico Paranaense)
Rafael (São Paulo)

Laterais:

Yan Couto (Girona-ESP)
Danilo (Juventus-ITA)
Wendell (Porto-POR)
Ayrton Lucas (Flamengo)

Zagueiros:

Marquinhos (PSG-FRA)
Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
Beraldo (PSG-FRA)
Murilo (Palmeiras)

Meio-campistas:

André (Fluminense)
Andreas Pereira (Fulham-ING)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Casemiro (Manchester United-ING)
João Gomes (Wolverhampton-ING)
Douglas Luiz (Aston Villa-ING)
Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Pablo Maia (São Paulo)

Atacantes:

Endrick (Palmeiras)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Vinicius Junior (Real Madrid-ESP)
Savinho (Girona-ESP)
Richarlison (Tottenham-ING)
Raphinha (Barcelona-ESP)
Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)

R7/Jogada 10

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.