
O edital do concurso da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) deve ser retificado para que sejam ajustados os vencimentos de categorias que têm o piso maior do que o que está previsto no documento inicial. O acordo para ajuste foi feito após uma audiência entre representantes da fundação, de entidades de classe e do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), nesta quinta-feira (8).
“Nós detectamos algumas vulnerabilidades do edital, sobretudo em algumas categorias em que o piso salarial é fixado em lei e o edital fixava um valor menor. Para estas categorias, a gente determinou que houvesse adequação e a PB Saúde acolheu. As categorias que não têm o piso fixado em lei, acordo ou convenção coletiva, permanece o remuneratório do edital”, explicou o procurador do trabalho Eduardo Varandas.
O órgão citou como exemplo os salários dos engenheiros e odontólogos, que estavam com salários menores do que o piso, mas o MPT-PB vai fazer um levantamento completo de todos os cargos que precisam de ajuste. O MPT-PB também encontrou problemas semelhantes em relação às jornadas de trabalho de algumas categorias, que também vão ser ajustadas pela fundação. Segundo Varandas, o estado tem 72 horas para apresentar o edital ajustado e, neste período, as entidades de classe também podem se manifestar por escrito em relação a outros pontos.
Ainda devem ser retificadas as exigências de seis meses de experiência para funções que podem dispensar essa necessidade, com a justificativa de que a formalidade pode comprometer o livre acesso ao concurso. “Isso não vai prejudicar o andamento do concurso, uma vez que o edital vai ser aditado. As inscrições continuam normalmente, sem prejuízo”, completou Varandas.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, até 29 de julho, no site da organizadora do concurso. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 90, a depender do cargo. Há vagas para cargos nos níveis médio e superior, com cerca de 4.075 vagas para cadastro de reserva. As provas estão previstas para acontecer no dia 5 de setembro deste ano, na capital paraibana João Pessoa.
Blog do BG com G1 Paraíba
Comente aqui