Paraíba

Setor de serviços na Paraíba cresce 8,4% em outubro, revela IBGE

O setor de serviços cresce pelo quinto mês seguido na Paraíba. Em outubro, as empresas que prestam serviços apresentaram crescimento de 8,4%, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. É o que constatou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice paraibano ficou acima da média do País, que alcançou crescimento de 6,3%.

No indicador do setor de outubro sobre setembro, a Paraíba avançou 4%, ficando com a maior taxa entre os estados do Nordeste e bem acima do País (1,1%). No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o índice paraibano registra alta de 4,3% contra 3,2% da média do país. Segundo o IBGE, o setor de serviços é o principal indutor do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Segmentos que se destacaram –Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, os segmentos que mais se destacaram em outubro deste ano sobre o mesmo mês do ano passado foram o transporte de passageiros e transporte de cargas.

O que mede a pesquisa – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos estados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

INSATISFAÇÃO? Geração Z está abandonando o Lula, diz Reuters

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Parte dos brasileiros da geração Z tem deixado de apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e passado a demonstrar preferência por candidatos de direita para as eleições de 2026. A informação é de uma reportagem publicada nesta semana pela agência Reuters.

Segundo o texto, a mudança envolve eleitores de 16 a 34 anos, faixa etária que foi importante para a vitória de Lula em 2022. Entre os principais motivos apontados estão a percepção de estagnação da economia, a preocupação com a segurança pública e casos de corrupção.

Pesquisas apontam desgaste entre a geração Z

Levantamento da Quaest, divulgado em junho, mostra que os brasileiros de 16 a 34 anos são o único grupo em que a desaprovação do governo supera a aprovação.

Dados da AtlasIntel também indicam que os jovens brasileiros se identificam mais com posições de direita do que as gerações mais velhas, tendência mais forte entre os homens. O movimento também é observado em países como Estados Unidos, Coreia do Sul e nações da Europa.

Especialistas afirmam que a mudança não significa, necessariamente, uma alteração ideológica. Muitos jovens continuam defendendo políticas públicas e programas sociais, mas demonstram frustração com os resultados econômicos.

A Reuters também destaca que esse cenário abriu espaço para nomes da direita, como o pré-candidato Renan Santos, do partido Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre. Segundo a reportagem, ele tem atraído jovens ao defender o combate à corrupção, o endurecimento da segurança pública e a redução do tamanho do Estado.

Renan afirma que esse eleitorado não é conservador, mas que é antiesquerda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copa do Mundo

VÍDEO: “SEM SACRIFÍCIO NÃO TEM TESTEMUNHO” Paraibano Douglas Santos revela fala aos companheiros após classificação do Brasil

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

O lateral-esquerdo paraibano Douglas Santos revelou um dos bastidores da classificação da Seleção Brasileira às oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. Após a vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Japão, nesta segunda-feira (29), o jogador contou que passou uma mensagem de confiança aos companheiros durante a partida.

Em entrevista à CazéTV, Douglas disse que conversou com o goleiro Weverton e o zagueiro Gabriel Magalhães e destacou a importância do esforço da equipe ao longo da competição.

“Eu falei para Weverton e Gabriel Magalhães que sem sacrifício não tem testemunho. Então eu acho que o testemunho da gente nesse jogo está sendo bonito. Que a gente possa cada vez mais confiar no trabalho que está sendo bem feito porque coisas grandes ainda estão por vir”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Defesa de Bolsonaro se reúne hoje com Moraes antes de decisão sobre prisão domiciliar

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro vai se reunir com o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta terça-feira (30), antes da decisão sobre a manutenção ou revogação da prisão domiciliar humanitária.

O benefício, concedido em março por 90 dias após tratamento de broncopneumonia bacteriana, venceu na semana passada. Enquanto a defesa pede a prorrogação com base em argumentos médicos, o STF também analisa uma investigação que apura se Bolsonaro cometeu uma “falta grave” após a apreensão de uma arma.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu que a Corte aguarde a conclusão da investigação antes de decidir sobre eventual “falta grave” ou descumprimento das regras da prisão domiciliar.

Segundo Gonet, neste momento, o episódio não comprova de forma concreta uma infração disciplinar grave. Para ele, a caracterização da conduta depende da análise do impacto do ato na execução da pena, e não apenas do fato isolado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA DATA RANKING: Em João Pessoa, João Azevêdo lidera a disputa pelo Senado

Divulgação

Em João Pessoa, o ex-governador João Azevêdo (PSB) lidera as intenções de voto para o Senado Federal, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Data Ranking, em parceria com o portal Fonte83.

Na pesquisa estimulada para a soma dos dois votos, João aparece com 56,8%, seguido pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 38,4%, e Marcelo Queiroga, com 13,8%.

Na sequência, aparecem Major Fábio (Novo), com 3,7%; Nabor Wanderley (Republicanos), com 3,6%; André Gadelha (MDB), com 1,5%; Rinaldo Júnior (DC), com 0,5%; e Avenzoar Arruda (PSOL), com 0,4%.

Segundo a pesquisa, 55,2% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder, enquanto 26,1% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Metodologia

O levantamento ouviu 783 eleitores entre os dias 19 e 20 de junho de 2026. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB-00353/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Homem de 40 anos é preso durante operação contra exploração sexual infantojuvenil, em João Pessoa

Um homem de 40 anos foi preso, na manhã desta terça-feira (30), durante uma operação da Polícia Federal em João Pessoa de combate à exploração sexual infantojuvenil. O suspeito foi detido em flagrante após os policiais identificarem o armazenamento de imagens de abuso sexual infantil.

Segundo a PF, a operação “Guardião Digital XIII” cumpriu um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Estadual da Paraíba, além da quebra do sigilo telemático do investigado. A prisão foi realizada durante o cumprimento das medidas judiciais.

De acordo com a Polícia Federal, a operação integra um conjunto de ações realizadas em todo o país para combater crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

DECISÃO: Justiça suspende novas contratações temporárias na Educação de João Pessoa

Foto: Reprodução/EPTV

A Justiça determinou, em decisão liminar, a suspensão de novas contratações temporárias pela Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa. A medida foi tomada pela 1ª Vara da Fazenda Pública após Ação Popular apresentada pelo advogado Olímpio Rocha, que representa candidatos aprovados no cadastro de reserva do concurso da Educação.

A decisão também impede a renovação de contratos temporários que tenham ultrapassado o prazo máximo de 24 meses. Conforme o processo, a rede municipal possui 2.402 servidores temporários, número superior aos 2.060 profissionais efetivos.

Segundo a decisão, 2.154 contratos temporários estão em vigor há mais de dois anos e, desse total, 1.230 ultrapassam dez anos de duração. Para a Justiça, esse cenário pode indicar o uso contínuo desse tipo de contratação para atender demandas permanentes da administração pública.

Ao fundamentar a liminar, a juíza Andréa Gonçalves Lopes destacou que a Lei Municipal nº 14.375/2021 permite contratos temporários por até 12 meses, com uma única renovação pelo mesmo período. A magistrada também citou o entendimento do Supremo Tribunal Federal no Tema 612 da Repercussão Geral, que exige prazo determinado, necessidade temporária e interesse público de caráter excepcional para esse tipo de contratação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA DATA RANKING: Cícero Lucena tem 38,4%, Lucas Ribeiro 18,3% e Efraim Filho 13,5% em João Pessoa

Na imagem estão os pré-candidatos Lucas Ribeiro (PP), Cícero Lucena (MDB) e Efraim Filho (PL)

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Data Ranking, em parceria com o portal Fonte83, mostra que Cícero Lucena (MDB) lidera a disputa pelo Governo da Paraíba em João Pessoa, com 38,4% das intenções de voto.

No cenário estimulado, Lucas Ribeiro (PP) aparece em segundo lugar, com 18,3%, seguido por Efraim Filho (PL), com 13,5%. Sérgio Gama (DC) registra 0,5% e Olímpio Rocha (PSOL), 0,4%.

Os entrevistados que não souberam ou preferiram não responder somam 19,7%, enquanto 9,2% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Metodologia

O levantamento ouviu 783 eleitores entre os dias 19 e 20 de junho de 2026 e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB-00353/2026. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copa do Mundo

VÍDEO: “EU TENHO 5” Paraibano Matheus Cunha provoca japonês que debochou do Brasil na Copa

O paraibano Matheus Cunha foi um dos personagens da classificação do Brasil às oitavas de final da Copa do Mundo. Depois da vitória de virada por 2 a 1 sobre o Japão, nesta segunda-feira (29), o atacante protagonizou uma provocação que rapidamente viralizou nas redes sociais.  

Assim que o árbitro encerrou a partida, Cunha caminhou em direção aos jogadores e ao banco de reservas japonês, abriu a mão mostrando os cinco dedos e gritou: “Eu tenho cinco”, em referência aos cinco títulos mundiais conquistados pela Seleção Brasileira.  

A reação ocorreu após uma semana de declarações confiantes da seleção japonesa. Antes do confronto, o atacante Kento Shiogai afirmou que “o Brasil não é mais o mesmo de antigamente”, fala que repercutiu no elenco brasileiro e serviu como combustível para a equipe. O capitão Marquinhos chegou a dizer que enxergou soberba nas declarações do adversário. 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copa do Mundo

Na Copa do Mundo, o ’13’ entregou o gol para o Japão e o ’22’ salvou o Brasil

Fotos: reprodução/Getty Images

Na partida que garantiu o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo 2026, um detalhe chamou a atenção e não passou despercebido.

O camisa 13, Danilo, errou o passe que originou a jogada do gol japonês na partida.

E o gol da virada que garantiu a vitória brasileira foi marcado por Martinelli, o camisa número 22.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

ROMBO AUMENTANDO: Contas do governo registram déficit de R$ 53,3 bilhões em maio

Foto: Ana Volpe/Agência Senado

O Governo Central registrou déficit primário de R$ 53,3 bilhões em maio de 2026, alta de 26,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o resultado negativo foi de R$ 40,2 bilhões. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Tesouro Nacional.

O Governo Central, composto por Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central.

De janeiro a maio, o déficit acumulado soma R$ 44,4 bilhões, revertendo o superávit de R$ 32,9 bilhões registrado no mesmo período de 2025. Em 12 meses, o saldo negativo alcança R$ 142,3 bilhões, equivalente a 1,06% do PIB.

Segundo o Tesouro, as despesas cresceram 9,4% em termos reais, acima do avanço de 5,5% da receita líquida. O maior impacto veio das despesas discricionárias, que aumentaram 128,6%, impulsionadas principalmente pelos gastos com Saúde.

Pelo lado das receitas, a arrecadação de dividendos e participações caiu 76,4%, enquanto as receitas com exploração de recursos naturais cresceram 84,5%, favorecidas pela alta do preço do petróleo.

O déficit do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) foi de R$ 60,7 bilhões em maio, alta real de 3,1% na comparação anual.

O Tesouro também estima uma insuficiência de R$ 180,3 bilhões para cumprir a regra de ouro em 2026, o que exigirá autorização do Congresso para emissão de dívida destinada ao financiamento de despesas correntes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.