
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu em 64 países na eleição de domingo 4, com vantagem em Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Canadá. Já Flávio Bolsonaro liderou em 36 países. Estados Unidos, Japão e Paraguai concentraram seus maiores volumes de votos no exterior.
Eleitores da Europa, do Oriente Médio e da Oceania impulsionaram o resultado de Lula. Flávio registrou maior votação na Ásia e nas Américas do Norte e Latina.
Mais de 300 mil brasileiros que vivem fora do país participaram da eleição. Lula recebeu 157,3 mil votos, ou 47,57% dos válidos. Flávio obteve 143,9 mil, equivalentes a 43,49%. A vantagem do petista foi de 13,4 mil votos.
Onde cada candidato teve os maiores porcentuais
Lula recebeu 97,74% dos votos em Cuba, 87,10% na Argélia, 85,77% na Jordânia, 78,94% na Dinamarca e 78,22% na França. Na Síria, que realizou votação pela primeira vez neste ano, o petista obteve 89,81%.
Flávio alcançou 84,62% no Nepal, 84,35% no Paraguai, 82,61% na Ucrânia, 81,13% na Guiana, 75,46% na Bolívia e 71,69% no Japão.
No Oriente Médio, Lula recebeu 93,09% dos votos na Palestina. Flávio venceu em Israel, com 74,29%.
Resultados por região e abstenção
Na Europa, Lula somou 95.442 votos, contra 48.874 de Flávio. O senador, porém, venceu na Grécia e na Ucrânia. Nas Américas, Lula ganhou na Argentina, Canadá, Chile, Uruguai e Venezuela. Por outro lado, Flávio também na Bolívia, Colômbia, El Salvador e Equador.
Na Ásia, Flávio liderou em votos, impulsionado pelo Japão, embora Lula tenha vencido em mais países: 15, contra 13 do senador. Já na Oceania, o petista ganhou na Austrália e na Nova Zelândia. Na África, Lula venceu em 14 países, e Flávio, na África do Sul e em Moçambique. A Guiné-Bissau registrou o único empate: 17 votos para cada candidato.
Nos 101 países com registros de votação, menos de 10% dos eleitores escolheram outros candidatos, anularam o voto ou votaram em branco. Outros 32 países tinham eleitores aptos, mas nenhum compareceu às urnas.
Ao todo, 916,5 mil brasileiros estavam aptos a votar no exterior. A abstenção chegou a 62,69%. Entre os que compareceram, 10,8 mil votaram em branco ou anularam o voto.
Revista Oeste



Comente aqui