
Foto: Secom-PB
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou neste sábado (3) que acompanha o possível aumento no fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil após a ação militar dos Estados Unidos contra o país vizinho. O presidente Nicolás Maduro foi capturado junto com sua esposa e levado para fora do país.
— O Ministério da Justiça e Segurança Pública, no âmbito de suas atribuições, acompanha um eventual aumento do fluxo migratório em Roraima — diz a nota divulgada pela pasta.
João Pessoa é uma das capitais brasileiras que já abriga refugiados da Venezuela. Dados da Prefeitura da capital paraibana, divulgados no primeiro semestre do ano passado, apontam que 12 abrigos receberam cerca de 96 famílias venezuelanas, totalizando mais de 440 pessoas. A maioria pertence à etnia Warao, grupo indígena de perfil nômade que migra desde 2016 em razão da crise social no país de origem.
Em maio de 2025, um surto de leptospirose foi registrado em abrigos ocupados por indígenas Warao em João Pessoa. O caso foi atribuído à superlotação, condições precárias de moradia e esgoto a céu aberto. Houve registro de óbitos, investigações epidemiológicas e ações emergenciais de saúde pública para realocação e controle sanitário.




Comente aqui