Paraíba

Ibama aplica R$ 17,3 milhões em multas na PB

Animal apreendido pelo Ibama – Foto: Alexandre Mendonça de Melo/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 17,3 milhões em multas administrativas nas 17 ações de fiscalização ambiental realizadas no 1º semestre deste ano, na Paraíba. Além do montante expressivo, foram lavrados 184 autos de infração, 20 embargos de área e um embargo de atividade.

Segundo o chefe da Divisão de Proteção Ambiental (Dipam) na Paraíba, Leonardo Thomaz da Silva, “as ações de fiscalização do Ibama no estado são executadas com base no planejamento anual da instituição, priorizando a proteção ambiental e alinhando-se às diretrizes de competência federal”.

2025-08-15 Ibama apreendeu 788 aves durante as operações de fiscalização no estado.jpg
Ibama apreendeu 788 aves durante as operações de fiscalização no estado – Foto: Divulgação/Ibama

As ações foram orientadas pelo Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa), desenvolvido pela Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama (Dipro), e contaram com o apoio de diversos parceiros institucionais. Entre eles, estão: o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); a Polícia Federal; a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); o Ministério Público; o Serviço Social do Comércio (Sesc); a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema); o Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba (BPAMB-PB); a Associação Cultural de Caciques Potiguara; a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Matureia (PB); além de outros órgãos federais e estaduais.

Proteção da fauna

Entre janeiro e julho deste ano, 1.062 animais silvestres foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cabedelo (PB), após operações voltadas ao combate do tráfico de fauna, da pesca irregular e do desmatamento irregular.

As aves foram a classe com maior número de espécimes apreendidos (788), seguidas por mamíferos (177) e répteis (97). Alguns desses animais passaram pela reabilitação e foram reintegrados à natureza. Outros seguem em tratamento e reabilitação para que retornem, se possível, aos seus habitats.

Nos primeiros seis meses do ano, 639 animais silvestres foram devolvidos à natureza pelo Cetas de Cabedelo após passarem por todos os cuidados e reabilitação necessários.

Compromisso com a legislação ambiental

As ações do Ibama estão amparadas no Decreto Federal nº 6.514/2008, que estabelece sanções para infrações ambientais, incluindo desmatamento, queimadas, tráfico de fauna e pesca irregular. A instituição segue atuando de forma integrada com outros entes federais e estaduais para proteger o meio ambiente e assegurar o cumprimento da legislação vigente.

De acordo com o superintendente do Ibama na Paraíba, Nino Amazonas, as ações implementadas no 1º semestre do ano demonstram o firme compromisso da instituição com a proteção ambiental e a defesa dos territórios tradicionais e da biodiversidade local. “Com mais de mil animais resgatados, reforçamos a importância da fiscalização e da atuação integrada com nossos parceiros institucionais. Contamos com a colaboração da sociedade para continuar garantindo o cumprimento da legislação e a preservação do nosso meio ambiente”, declara Nino.

Como denunciar

A conscientização e a fiscalização contínua são fundamentais para preservar as espécies e garantir o equilíbrio ambiental da região. Por entender que a população também tem papel fundamental no combate ao tráfico de animais, o Ibama disponibiliza o telefone 0800 061 8080 para realização de denúncias anônimas.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

DATA RANKING: Veja os nomes que aparecem na disputa de deputado estadual na Paraíba


O Instituto Data Ranking, em parceria com o portal Fonte83, divulgou nesta quarta-feira (30) uma nova pesquisa de intenção de voto para deputado estadual. O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 16, 17 e 18 setembro de 2026 e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB-06927/2026.

Na pesquisa espontânea, Eduardo Carneiro aparece na liderança, com 5,6% das intenções de voto. Em seguida, surgem Adriano Galdino, com 5,4%; Felipe Leitão, com 5,2%; Wilson Filho, com 4,9%; Nil Mendes, com 4,8%; Tanilson Soares, com 4,6%; Hervásio Bezerra, com 4,5%; Walber Virgulino, com 4,3%; Jarques Lucio, com 4,1%; e Olivia Motta, com 3,8%.

Na sequência, aparecem Junior Araujo, com 3,7%; Cida Ramos, com 3,5%; Tovar, com 3,3%; Nilvan Ferreira, com 3,1%; Diego Tavares, com 2,9%; Daniele do Vale, com 2,6%; Camila Toscano, com 2,4%; Chico Mendes, com 2,1%; Bosco Carneiro, com 1,7%; Maria Porto, com 1,5%; Anísio Maia, com 1,4%; Dra. Jane Panta, com 1,3%; Galego de Souza, com 1,3%; Branco Mendes, com 1,1%; Vitor Hugo, com 0,9%; Dinho, com 0,8%; e Cilinha, com 0,6%.

Outros nomes somam 2,1% das citações. Ainda de acordo com a pesquisa, 4,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 11,7% não souberam ou não responderam.

Outros nomes somam 1,1% das citações. O percentual de entrevistados que declarou não votar em nenhum dos nomes apresentados foi de 5,3%, enquanto 12,2% afirmaram não saber ou preferiram não responder.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa é do tipo quantitativa, realizada por meio de questionário estruturado e padronizado, aplicado em entrevistas pessoais e domiciliares.

A amostra foi estratificada por sexo, faixa etária, nível de instrução e faixa de renda, com base em dados do TSE (abril de 2026), IBGE/Censo 2010 e 2022, além da PNAD Contínua 2023 e da PNAD Contínua Trimestral do 2º trimestre de 2024.

O público-alvo foi composto por eleitores domiciliados em 81 cidades da Paraíba:

João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, Alhandra, Pedras de Fogo, Caaporã, Pitimbu, Lucena, Cruz do Espírito Santo, Sapé, Mari, Sobrado, Riachão do Poço, Pilar, São Miguel de Taipu, Juripiranga, São José dos Ramos e Mamanguape, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Queimadas, Lagoa Seca, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Solânea, Remígio, Alagoa Nova, Areial, Arara, Casserengue, Pilões, Serraria, Borborema, Belém, Pirpirituba, Araçagi, Cuitegi, Pilõezinhos, Ingá, Massaranduba, Itabaiana, Salgado de São Félix, Mogeiro, Gurinhém, Caldas Brandão, Cuité e Soledade, Monteiro, Sumé, Serra Branca, Taperoá, Juazeirinho, Picuí, Boqueirão, Cabaceiras e São João do Cariri, Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Catolé do Rocha, Itaporanga, São Bento, Piancó, Coremas, Conceição, Princesa Isabel, Teixeira, Água Branca, Santa Luzia, São Mamede, Malta, Paulista, Brejo do Cruz, Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Bonito de Santa Fé.

Do total de entrevistados, 47,06% são do sexo masculino e 52,94% do sexo feminino. As entrevistas foram fiscalizadas por coordenadores de campo, com checagem de 20% da amostra, a fim de garantir a veracidade das informações.

Sobre o instituto

Com sede em Brasília, o Instituto Data Ranking é reconhecido pela atuação em análises eleitorais. Nas eleições de 2024, o instituto registrou 86,3% de acerto em levantamentos realizados em 25 cidades de cinco estados. A equipe é formada por profissionais com experiência em institutos como Ibope e Datafolha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

DATA RANKING: Veja os 25 nomes que aparecem na disputa por vaga de deputado federal na Paraíba


O Instituto Data Ranking, em parceria com o portal Fonte83, divulgou nesta quarta-feira (30) uma nova pesquisa de intenção de voto para deputado federal. O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 16, 17 e 18 setembro de 2026 e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB-06927/2026.

Na pesquisa espontânea, Ricardo Coutinho aparece na liderança, com 5,9% das intenções de voto. Em seguida, surgem Cabo Gilberto, com 5,6%; Hugo Motta, com 5,2%; Aguinaldo Ribeiro, com 5,1%; Dr. Jhony Bezerra, com 4,8%; Murilo Galdino, com 4,6%; Ruy Carneiro, com 4,5%; Mersinho Lucena, com 4,3%; Romero Rodrigues, com 4,2%; e Fábio Tyrone, com 3,9%.

Na sequência, aparecem Wellington Roberto, com 3,7%; Wilson Santiago, com 3,6%; Renan da Resenha, com 3,5%; Gervásio Maia, com 3,3%; Luiz Couto, com 2,8%; Dr. Damião, com 2,5%; George Morais, com 2,3%; Pollyana Dutra, com 2,2%; Fábio Ramalho, com 2,1%; Eliza Virgínia, com 1,8%; Leonardo Gadelha, com 1,5%; Jullian Lemos, com 1,3%; Benjamin Maranhão, com 1,2%; Guga MOV Jampa, com 0,9%; e Frei Anastácio, com 0,6%.

Outros nomes somam 1,1% das citações. O percentual de entrevistados que declarou não votar em nenhum dos nomes apresentados foi de 5,3%, enquanto 12,2% afirmaram não saber ou preferiram não responder.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa é do tipo quantitativa, realizada por meio de questionário estruturado e padronizado, aplicado em entrevistas pessoais e domiciliares.

A amostra foi estratificada por sexo, faixa etária, nível de instrução e faixa de renda, com base em dados do TSE (abril de 2026), IBGE/Censo 2010 e 2022, além da PNAD Contínua 2023 e da PNAD Contínua Trimestral do 2º trimestre de 2024.

O público-alvo foi composto por eleitores domiciliados em 81 cidades da Paraíba.

Sobre o instituto

Com sede em Brasília, o Instituto Data Ranking é reconhecido pela atuação em análises eleitorais. Nas eleições de 2024, o instituto registrou 86,3% de acerto em levantamentos realizados em 25 cidades de cinco estados.

Com Fonte83

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

“CADÊ NOSSAS NORUEGUESAS?”: mensagens mostram intimidade do senador Irajá com Vorcaro

Reprodução

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro mostram uma relação próxima do ex-banqueiro com o senador Irajá (PSD-TO). Nas conversas, o parlamentar chama o ex-controlador do Banco Master de “líder”, troca brincadeiras e trata de viagens e encontros no Brasil e no exterior.

O primeiro contato registrado ocorreu em outubro de 2024. Irajá perguntou: “Cadê nossas norueguesas!?”. Vorcaro respondeu que seria necessário mandar alguém buscá-las. Em outro momento, o banqueiro convidou o senador para viajar a Dubai.

As mensagens também indicam uma visita de Irajá à casa de Vorcaro, no Lago Sul, em Brasília, além de conversas sobre um encontro em Saint-Tropez, na França. Em abril de 2025, ao dizer que enfrentava um momento complicado, Vorcaro ouviu do senador que estava à disposição para ajudar.

Em nota, o gabinete de Irajá afirmou que o único assunto tratado entre os dois foi o PL 2.234/2022, que prevê a legalização de cassinos e resorts integrados no Brasil. Relator da proposta, o senador disse que a articulação em busca de apoio faz parte da discussão do projeto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trânsito

Atos políticos fecham trecho da Epitácio Pessoa nesta quarta, quinta e sexta em João Pessoa

0

SHARES

A Semob-JP fará bloqueios e alterações no trânsito de João Pessoa nesta quarta-feira (30), quinta-feira (1º) e sexta-feira (2), sempre a partir das 18h, por causa da realização de grandes eventos políticos na cidade.

A principal mudança será na Avenida Epitácio Pessoa, no trecho entre a Rua Tito Silva e o Largo de Tambaú, que terá restrições de circulação. A Rua Tito Silva, entre a Epitácio Pessoa e a Praça das Muriçocas, também será bloqueada para a concentração de apoiadores e grupos políticos.

A Semob-JP orienta os motoristas a planejarem os deslocamentos com antecedência e, se possível, evitarem a região da Epitácio Pessoa próxima a Miramar, Tambaú e Cabo Branco durante os eventos.

Como alternativas, a recomendação é utilizar as avenidas Beira Rio e Ruy Carneiro. Agentes de mobilidade estarão nos pontos de bloqueio e desvio para orientar os motoristas e controlar o fluxo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

APÓS ESTIRAR O DEDO: Botafogo-PB rescinde contrato com Henrique Dourado faltando duas rodadas

O Botafogo-PB encerrou o contrato com o atacante Henrique Dourado. O desligamento do atleta ocorre faltando duas rodadas do quadrangular da Série C do Brasileirão.

No final de semana, o clube já havia anunciado a demissão do técnico Marcelo Fernandes, de seu auxiliar Marcelo Copertino e do diretor executivo de futebol Fernando Leite em meio a baixo desempenho na segunda fase da competição nacional.

A rescisão com Henrique Dourado ocorre de forma amigável. O jogador está no clube há dois anos quando disputou 66 jogos e fez 14 gols com a camisa do belo.

A saída ocorre após um período de desgaste entre o atacante e parte da torcida. No último sábado (26), após o empate por 0 a 0 com o Maringá, Dourado foi atingido por uma garrafa arremessada por um torcedor na saída para os vestiários e fez gestos obscenos e sinal de “pequeno” em direção às arquibancadas.

Mesmo com o vínculo ainda em vigor, clube e jogador decidiram antecipar o encerramento da relação. Com isso, Dourado deixa o Botafogo-PB duas rodadas antes do fim do quadrangular da Série C.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

‘Estão desesperados’, diz Lucas Ribeiro após Cícero ingressar com Aije acusando compra de votos

Lucas Ribeiro, candidatura
Foto: Oscar Neto/Portal Correio

“Estão desesperados, atacando de qualquer forma e qualquer jeito”. Foi dessa maneira que o governador Lucas Ribeiro (Progressistas) reagiu após Cícero Lucena (MDB) entrar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) acusando Lucas e Lígia Feliciano (Republicanos) de compra de votos.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rede Correio SAT, Lucas classificou que Cícero está espetacularizando a eleição e tentando chamar a atenção de toda forma.

“Estão desesperados, atacando de qualquer forma e qualquer jeito, espetacularizando a eleição para tentar chamar atenção de alguma forma”, disse Lucas Ribeiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

“Shopee do voto”: campanha de Cícero protocola AIJE contra Lucas para apurar ‘sistema de compra de votos’


					"Shopee do voto": campanha de Cícero protocola AIJE para apurar 'sistema de compra de votos'
Advogado Walter Agra

A campanha do ex-prefeito de João Pessoa e candidato a governador, Cícero Lucena (MDB), protocolou na manhã desta quarta-feira (30) a segunda Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) da campanha eleitoral deste ano, na Paraíba. Dessa vez os advogados dizem ter descoberto um sistema de “documentação de compra de votos”, que teria usado servidores públicos do Estado.

De acordo com a ação, a plataforma foi identificada no início de setembro e teria dados de milhares de visitas, pedidos e avaliações de intenção de voto e rejeição dos candidatos que disputam o Governo e o Senado na chapa governista.

Entre as solicitações, atendidas e pendentes, estariam consultas, exames, cirurgias, botijões de gás, tijolos e empregos.

Até agora a campanha do candidato Lucas Ribeiro, do Progressistas, ainda não manifestou-se sobre o tema. O espaço, claro, está sempre aberto.

“As pessoas faziam essa visita qualificada, identificavam as demandas, depois retornavam atendendo esses pleitos e, por fim, perguntavam em quem os beneficiários iriam votar. É a primeira vez que vejo uma documentação da compra de votos“, afirmou Walter Agra, que representa a campanha de Cícero Lucena, em coletiva de imprensa.

No total, conforme a AIJE, pelo menos 8.592 abordagens, 1.721 demandas individualizadas, 723 pedidos de material e 6.942 revisitas foram catalogadas.

“Após a denúncia, a plataforma foi retirada do ar. Mas nós já baixamos tudo e encaminhamos ao Ministério Público Eleitoral”, adiantou Agra, acrescentando que as visitas foram feitas nas cidades de João Pessoa, Bayeux e Cabedelo.

Nos cadastros da plataforma haveria nomes de servidores públicos do Estado, usados para visitar as residências. A AIJE alega compra de votos e abuso de poder político e econômico. A plataforma teria como endereço o nome “www.qualificada83.com.br”, segundo a AIJE.

A segunda AIJE movida pela coligação teve por base o aumento das contratações sem concurso público no Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA MEIO/IDEIA CONFIRMA: Lula é rejeitado por 43,7% dos brasileiros; Flávio Bolsonaro por 41,4%

(Edilson Rodrigues/Agência Senado/Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)

Pesquisa Meio/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (30), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) lideram o índice de rejeição na disputa eleitoral à Presidência.

Quando questionados sobre qual dos candidatos os eleitores mais rejeitam, 43,7% responderam o nome de Lula, enquanto 41,4% mencionaram Flávio, resultado que configura empate técnico no índice.

Lista dos mais rejeitados

  • Lula (PT): 43,7%

  • Flávio Bolsonaro (PL): 41,4%

  • Romeu Zema (NOVO): 1,1%

  • Ronaldo Caiado (PSD): 0,9%

  • Augusto Cury (AVANTE): 0,8%

  • Renan Santos (MISSÃO): 0,7%

  • Wilson Grassi (DEMOCRATA): 0,6%

  • Rui Costa Pimenta (PCO): 0,5%

  • Clariana Barão (DC): 0,5%

  • Hertz Dias (PSTU): 0,4%

  • Samara Martins (UP): 0,4%

  • Leonardo Avalanche (PRTB): 0,2%

  • Edmilson Costa (PCB): 0,1%

  • Não rejeita ninguém: 7,9%

  • Não sabe: 1%

Metodologia

A pesquisa Meio/Ideia entrevistou 2.000 eleitores, entre os dias 25 e 28 de setembro, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pelo Canal Meio e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-08706/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Quase 120 mil paraibanos não cadastraram a biometria, mas podem votar no próximo domingo (4)

Foto: Reprodução

Mais de 119 mil paraibanos não possuem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, mas podem votar nas Eleições 2026. O número corresponde a 3,67% do eleitorado da Paraíba. No Brasil, cerca de 10,99% dos eleitores ainda não têm o cadastro biométrico.

A falta da biometria não impede o voto. Para votar no 1º e 2º turno, nos dias 4 e 25 de outubro, é necessário estar com a situação eleitoral regular. A biometria facilita a identificação na hora da votação, mas não é obrigatória para quem já está regularmente inscrito no Cadastro Eleitoral.

Segundo a assessora-chefe de Gestão Eleitoral (AGEL) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sandra Damiani, é a situação regular no Cadastro Eleitoral que garante o direito ao voto. “Para votar, tem que estar regular no cadastro eleitoral, independentemente de o eleitor ter ou não biometria ou ser eleitor no Brasil ou no exterior”, explica.

Como funciona a identificação na urna?

Na hora da votação, quem tem biometria cadastrada pode ser identificado pela impressão digital. Quem não possui biometria também pode votar, desde que esteja com a situação eleitoral regular.

Mas o que acontece se a digital não for reconhecida?

Se a digital não for reconhecida, a urna faz até quatro tentativas e, depois, pede o ano de nascimento do eleitor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Secretário de João Pessoa, Júnior Pires, é exonerado após operação da PF que investiga apoio eleitoral de facção

Júnior Pires (foto: reprodução)

O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, Júnior Pires, foi exonerado do cargo nesta quarta-feira (30). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município, após a defesa informar o pedido de saída na terça-feira (29).

Júnior Pires foi alvo da Operação Zona de Influência, deflagrada pela Polícia Federal para investigar uma suposta negociação de apoio político-eleitoral com uma facção criminosa na Paraíba. Antes da exoneração, a Justiça Eleitoral havia determinado o afastamento cautelar dele das funções por 90 dias.

Segundo os advogados, a decisão de deixar o cargo foi tomada para que Júnior Pires pudesse se dedicar à própria defesa e ao esclarecimento dos fatos investigados. A defesa nega qualquer envolvimento com organizações criminosas ou participação em eventual negociação de apoio político com facções.

Os advogados afirmam ainda que ele está à disposição do Poder Judiciário e das autoridades para prestar esclarecimentos e colaborar com as investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.