Paraíba

OPERAÇÃO APARADOR: Polícia resgata adolescentes vítimas de exploração sexual e prende quatro pessoas na Paraíba

Divulgação

A Operação Parador, deflagrada pela Polícia Civil, em cinco municípios da Paraíba, prendeu quatro pessoas por tráfico de drogas e prostituição infantil.

Em Guarabira, duas pessoas foram presas em flagrante por incentivo à prostituição infantil de adolescentes com idade entre 16 e 17 anos. As jovens foram entregues ao Conselho Tutelar da Região.

Já no município de Itabaiana, a polícia prendeu um homem por submeter meninas adolescentes à exploração sexual infantil.

A Operação percorreu as cidades de Guarabira, Solanea, Itabaiana, Sapé e Mamanguape e outras da região. A Polícia Civil, Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal (PRF), Conselhos Tutelares e Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), também participam desta ação.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Sérgio Queiroz nega ter sido escanteado e afirma que foi ‘extremamente honrado’ em evento do PL com Bolsonaro

Paraibano Sérgio Queiroz é nomeado secretário especial do Desenvolvimento  Social | Paraíba | G1Foto: Reprodução

O ex-candidato ao Senado Sérgio Queiroz, disse nesta segunda-feira (15), em uma live no Instagram, que foi “extremamente honrado” no evento do PL ocorrido na última sexta-feira (12), com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, em João Pessoa.

Em mensagem direcionada a seus seguidores, Queiroz minimizou o erro cometido pelo cerimonial do evento, que não lhe convidou para discursar no ato partidário, e atribuiu a falha a um “nervosismo” do locutor, que teria esquecido a ordem dos discursos.

Sérgio Queiroz garantiu que, após ouvir as pessoas envolvidas, mudou sua percepção sobre o que teria acontecido, embora no momento do evento pensou em outras hipóteses sobre o que provocou a situação. “Recebi uma comunicação do locutor, pedindo desculpas pelo erro, mas naquele momento poderia haver alguma coisa que não estava batendo. Por isso que quando me perguntaram, eu adiei a posição do Novo, embora eu realmente achei que algo ocorreu, disse.”

Honrado

Ainda na live, ele disse que se sentiu “extremamente honrado” pelo Partido Liberal, em toda a agenda com o ex-presidente, desde a chegada de Bolsonaro no aeroporto Castro Pinto, passando pelo desfile em carro aberto, até o evento na casa de eventos.

“É impossível não acontecer contratempos em um evento com a presença de alguém querido por milhões de pessoas. Sempre há melhoras para se fazer, mas sempre há coisas imprevisíveis”, disse.

Sérgio Queiroz negou que tenha sido “humilhado publicamente”, como foi especulado em redes sociais, e garantiu que foi “extremamente honrado” e que vai “trabalhar para manter a paz” entre o PL e o Novo para as eleições desse ano.

Mal entendido

O mal entendido provocado no evento fez com que o PL emitisse uma nota, ainda no sábado (13), afirmando que o cerimonial cometeu uma “falha grave” na ocasião. A nota foi compartilhada também por Sérgio Queiroz e foi levada em conta por ele na live dessa segunda.

Ainda na live, Sérgio Queiroz mencionou uma entrevista concedida à Rádio CBN, na semana passada, quando disse que não é Bolsonaro quem toma decisões por ele, e enfatizou que isso é uma premissa ‘óbvia’.

Queiroz finalizou a live com elogios a Marcelo Queiroga, lançado pelo PL como pré-candidato na cabeça de chapa. “Eu fui extremamente honrado, e até mais do que eu imaginava que fosse. O PL, o presidente, Marcelo, Wallber, Gilberto e Carlão não precisavam ter me honrado tanto quanto me honraram”, disse.

“Farei tudo o que for possível para manter o vínculo da paz e não quebramos a amizade em razão de fofocas e hipérboles”, finalizou.

Jornal da Paraíba 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

Presidente do Irã diz que qualquer ação de Israel receberá resposta severa

ImagemFoto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

Durante uma conversa com o emir do Catar, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que qualquer ação contra os interesses do país receberá uma resposta severa. As informações foram publicadas pela agência iraniana ISNA, nesta terça-feira (16).

A afirmação de Raisi acontece após Israel afirmar que vai responder ao ataque iraniano contra o país, lançado no sábado (13). Naquele dia, mais de 300 mísseis e drones do Irã foram enviados ao território israelense.

Raisi conversou com o emir Tamim bin Hamad al-Thani por telefone. Segundo a ISNA, o presidente iraniano enfatizou a necessidade de tomar medidas dissuasivas contra o conflito na Faixa de Gaza. Ele também criticou o apoio de alguns países do Ocidente a Israel.

“Declaramos categoricamente que a menor ação contra os interesses iranianos certamente será recebida com uma resposta severa, generalizada e dolorosa contra qualquer perpetrador”, disse.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

Mendonça rejeita notícia-crime que atribui transfobia a Nikolas por discurso com peruca

ImagemFoto: PABLO VALADARES/AGÊNCIA BRASIL

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta segunda-feira, 15, o pedido para investigar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por transfobia. A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados acionou o STF depois que Nikolas Ferreira usou a tribuna para atacar mulheres transgênero no Dia das Mulheres. A notícia-crime foi articulada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP).

Em seu discurso, Nikolas Ferreira afirmou que as ‘mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres’. Também vestiu uma peruca e ironizou: “Hoje me sinto mulher, deputada Nicole.”

“Estou defendendo a sua liberdade. A liberdade por exemplo, de um pai recusar de um homem de dois metros de altura, um marmanjo entrar no banheiro da sua filha sem você ser considerado um transfóbico. Liberdade das mulheres, por exemplo, que estão perdendo seu espaço nos esportes, estão perdendo os seus espaços até mesmo em concurso de beleza, meus senhores. E pensa só isso: uma pessoa que se sente simplesmente algo impõe isso pra você”, seguiu Nikolas.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Operação policial prende suspeitos de atacar ônibus com torcedores do Sousa, após semifinal do Paraibano

Central de Polícia de Campina recebe melhorias em redes de telefonia e  internet — Governo da ParaíbaFoto: Reprodução

Pelo menos seis pessoas foram presas, na manhã desta terça-feira (16), durante uma operação da Polícia Civil. Eles são suspeitos de participarem de um ataque criminoso a um ônibus que levava torcedores do Sousa, após a semifinal do Campeonato Paraibano contra a equipe do Treze.

De acordo com a Polícia Civil, os mandados estão sendo cumpridos dezesseis mandados de busca e apreensão em Campina Grande e Sousa, no Sertão do estado. Os que já foram detidos, estão sendo encaminhados para a Central de Polícia, na Rainha da Borboresa. As equipes ainda estão na rua e mais pessoas podem ser presas.

O ataque 

Os torcedores do Sousa foram emboscados na BR-230 por trezeanos, que pararam os veículos com pedras e tiros. Pelo menos um torcedor ficou ferido em estado grave e foi levado para o Hospital de Trauma de Campina.

Eles voltava da seminifal da ompletição, após o empate em 0 a 0 com o Treze, que garantiu a classificação do time sertanejo para a final do Campeonato Paraibano. Ao passar pela cidade de Pocinhos, por volta da meia-noite, o ônibus foi surpreendido por torcedores do Treze. Em vídeos que circulam na internet, há janelas quebradas, pedras dentro do veículo e até uma marca sugestiva de tiro – que segundo relatos de testemunhas, teria sido feito por uma espingarda calibre 12.

O motorista e um torcedor foram espancados e ficaram feridos. No dia do crime, seis pessoas foram presas, mas foram liberadas em seguida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Senado vota PEC das drogas nesta terça-feira; julgamento no STF está parado

PEC das Drogas cita que será considerado crime “a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogasFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a posse e o porte de qualquer tipo de droga, independentemente da quantidade, será votada em primeiro turno no plenário do Senado nesta terça-feira (16).

O relator da proposta, senador Efraim Filho (União-PB), acredita que o texto vai repetir o desempenho que teve na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ): ser aprovado “com ampla maioria”

Efraim participou nesta segunda-feira (15) da sessão temática sobre a PEC. Foram ouvidos especialistas favoráveis e contrários à proposta.

“Acho que o número que nós temos é o da CCJ, foram 23 a 4. A CCJ tem 1/3 dos senadores, são 27, então já é uma amostra bem significativa. A gente espera que essa ampla maioria se repita no Plenário do Senado Federal, assim como foi na CCJ.”

A chamada PEC das drogas cita que será considerado crime “a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins, sem autorização ou em desacordo com determinação legal, ou regulamentar”.

O texto passou por cinco sessões de discussão antes da análise em primeiro turno pelo plenário do Senado. A expectativa dos senadores é que o segundo turno aconteça entre o fim de abril e início de maio.

Para ser aprovada no plenário, são necessários votos favoráveis de dois terços dos 81 senadores, ou seja, 49 votos em dois turnos.

Discussão no STF

A votação acontece em meio a um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a possibilidade de descriminalizar o porte de maconha. Em março, o STF suspendeu o julgamento que trata da descriminalização do porte de maconha para consumo próprio.

O ministro Dias Toffoli pediu vista (mais tempo para análise). Ele pode ficar com o processo por até 90 dias. Ainda não há data para o caso ser retomado.

Até o momento, o placar está 5 a 3 para descriminalizar o porte da maconha para consumo próprio. Votaram pela inconstitucionalidade de enquadrar como crime o porte de maconha para uso pessoal os ministros Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber (já aposentada).

Já os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques divergiram, votando para manter como crime a posse de maconha para uso pessoal. Ainda faltam os votos do próprio Toffoli e dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia. O ministro Flávio Dino não vota neste caso.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

MST anuncia novas invasões na jornada ‘Abril Vermelho’

ImagemFoto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou, por meio de nota, que ocupou na segunda-feira (15) áreas nos Estados de Ceará, Goiás, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A ação se soma a outras duas áreas ocupadas, no domingo (14), em Petrolina (PE) e uma área invadida na semana passada em Itabela, no extremo sul da Bahia. No total, há nove áreas invadidas pelo movimento.

Os atos, de acordo com o movimento, fazem parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês, conhecido como “Abril Vermelho”, em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, quando 21 trabalhadores rurais ligados ao MST foram assassinados pela Polícia Militar.

Entre as áreas invadidas pelo MST, estão áreas de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), ambas ligadas ao Ministério da Agricultura, e, portanto, do governo federal.

A ação do MST ocorre justamente às vésperas do lançamento pelo governo federal do Programa Terra para Gente para acelerar o assentamento de famílias no País que será anunciado na tarde desta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, no Palácio do Planalto.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Senado vota PEC que criminaliza porte de drogas nesta terça (16); julgamento no STF está suspenso

Foto: GettyImages

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de drogas no País será votada no Senado nesta terça-feira (16). Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa há um mês, o texto passou por cinco sessões de discussão antes da análise em primeiro turno pelo plenário. Para ser aprovada, a proposta precisa do voto favorável de 49 senadores em dois turnos. Em seguida, segue para Câmara.

A PEC de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi apresentada em setembro do ano passado, um mês depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) retomar o julgamento que pode descriminalizar o porte da maconha para uso pessoal. Na ocasião, o senador disse que a Corte não pode criar novas legislações e considerou o julgamento sobre o tema um “equívoco grave”. A análise do caso na Corte está suspensa por pedido de vista do ministro Dias Toffoli em 6 de março.

Segundo a proposta, portar ou possuir drogas, incluindo a maconha, configura ato criminoso “independentemente da quantidade”. A PEC das Drogas prevê a diferenciação entre usuários e traficantes de drogas, mas não descriminaliza o uso pessoal.

A emenda do senador Rogério Marinho (PL-RN) diz que a distinção se dará por meio de “circunstâncias fáticas do caso concreto”. A PEC cita critérios como a natureza da droga, o local e as condições em que ocorreu a apreensão e as circunstâncias sociais e pessoais, conduta e antecedentes do indivíduo para configurá-lo como usuário ou traficante.

A partir da emenda do relator da proposta na CCJ, senador Efraim Filho (União-PB), foram incluídas penas alternativas à prisão para os usuários de entorpecentes. Além disso, eles serão submetidos a tratamentos contra a dependência química.

Hoje, a Lei de Drogas, sancionada em 2006, já prevê a diferenciação entre usuários e traficantes, estabelecendo, ao primeiro grupo, condenação de até dez meses de medidas socioeducativas, e ao segundo, pena de cinco a 15 anos de prisão

Discussão está parada no STF

O julgamento no STF busca estabelecer uma quantidade mínima de maconha para determinar a diferença entre uso pessoal e tráfico de drogas. O caso se baseia em um recurso de repercussão geral – que reverbera em outras decisões judiciais – que parte da Defensoria Pública de São Paulo. A ação contesta a condenação, em 2009, de um homem que portava três gramas de maconha no Centro de Detenção Provisória de Diadema.

O objetivo da Corte é definir que usuários sejam punidos de forma administrativa, com a prestação de serviços comunitários, advertência sobre os efeitos dos entorpecentes e cursos educativos obrigatórios.

Os ministros favoráveis à descriminalização, o relator Gilmar Mendes, Edson Fachin, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e a ministra agora aposentada Rosa Weber, argumentam que o uso de pequena quantidade da droga é um direito individual de cada pessoa.

Já os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, que votaram contra a descriminalização, alegam que a droga não afeta apenas o usuário, mas também os familiares e a sociedade. Além de considerarem que o uso de maconha pode agravar problemas de saúde e segurança pública, os magistrados também ressaltam que a decisão sobre o tema deve ser do Legislativo.

Há divergência em relação ao limite de droga que o usuário pode portar sem ser considerado um traficante, que será definido pelos ministros da Corte.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Prefeituras têm até o fim de abril para aderir ao plano de saneamento contratado pelo governo da Paraíba

Foto: Herbert Clemente/Arquivo

 

Os municípios paraibanos que não possuem planos municipais de saneamento básico terão oportunidade até o fim do mês de abril de aderir aos planos regionais e, assim, cumprir a lei do Marco Legal do Saneamento. Último levantamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB) aponta que 194 prefeituras ainda não possui o plano para adoção de medidas em relação à universalização do saneamento básico.

 

A lei do Marco Legal do Saneamento estabelece, além de outras obrigações, que:

 

*A universalização dos serviços devem ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2033;

*As metas: garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033.

*Os titulares de serviços públicos de saneamento básico deveriam publicar seus planos de saneamento básico até 31 de dezembro de 2022.

Para resolver essa questão, o Colegiado Microrregional de Água e Esgoto da Paraíba, cujo presidente é o governador do Estado, está realizando uma série de quatro assembleias microrregionais, iniciando nesta segunda-feira (15) pelo Litoral e Borborema. A rodada se encerra nesta terça-feira (16), com reuniões da Microrregional do Alto Piranhas (das 9h às 11h) e da Microrregional Espinharas (das 14h às 16h).

 

O secretário de Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, afirmou que os municípios que já fizeram seus planos (29 dos 223) teriam esses materiais acoplados aos planos regionais que estão sendo elaboradas por uma empresa especializada, contratada pelo governo estadual no valor de R$ 3,2 milhões. A dinâmica de construção dos planos está sendo explicada em cada assembleia pela representante da empresa. A ideia é que os prefeitos possam assinar um termo de anuência aderindo ao plano regional ainda durante os encontros.

 

A previsão do Estado é que, até o final do mês, possa enviar um relatório ao Ministério Público, com a relação dos municípios que fizeram adesão a esse documento para o cumprimento da exigência legal de publicação dos planos de saneamento, cuja data venceu em 2022.

 

Deusdete acredita que não haverá dificuldade para adesão, pela facilidade que está sendo apresentada aos municípios irregulares. “Foi contratada uma empresa, foi feita uma licitação, contratada uma empresa para fazer o plano regional, então é uma despesa menos que o município que teria que fazer”, explicou.

 

MP acompanha adesão

O encontro acontece na sede do MPPB, que tem feito a ponte entre o estado e municípios. O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, disse que a atuação do Ministério Público junto aos gestores para garantir que a Paraíba cumpra as metas de universalização dos serviços públicos de água e esgoto, numa atuação semelhante a realizada nos últimos anos em relação ao fechamento dos lixões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protestos

Após corte de energia, funcionários do Campinense protestam contra atraso nos salários

Funcionários do Campinense Clube protestaram nesta segunda-feira (15/4) contra os salários atrasados. A manifestação aconteceu em frente à sede do clube em Campina Grande.

Cerca de 5 funcionários colocaram cartazes cobrando o pagamento da direção pelos serviços prestados ao Campinense.

Em grave crise financeira, a Raposa sofreu há 10 dias o corte de energia e de internet por atraso de pagamentos. Graças a uma vaquinha da torcida os serviços foram normalizados.

Em campo, o Campinense foi eliminado precocemente do Campeonato Paraibano e não tem calendário para o restante do ano e nem para 2025.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaurílioJR

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

(VÍDEO) Pastor Sérgio Queiroz fará pronunciamento nesta segunda sobre destino político nas eleições 2024 em JP

 

O Pastor Sergio Queiroz (Novo) deve anunciar qual será a posição dele e do partido na noite desta segunda-feira, se disputará a Prefeitura ou ficará no apoio à Marcelo Queiroga, candidato de Bolsonaro em João Pessoa.

Uma transmissão ao vivo nas redes sociais dele foi anunciada também para esclarecer o que ocorreu no evento com o ex-presidente Bolsonaro. A live vai acontecer nesta segunda-feira ocorrido na Domus Hall, onde haveria o anúncio sobre o vice na chapa com o pré-candidato Marcelo Queiroga (PL) para a Prefeitura de João Pessoa.

A expectativa para o anúncio era enorme e chegou a ter painéis com as fotos de Queiroga e Queiroz no local do evento dando a entender a união.

Em nota, o PL disse que o discurso de Sérgio Queiroz não ocorreu por um “grave equívoco” do cerimonial do evento. “O PL se desculpa por esse acontecimento, mas reitera o respeito e a consideração ao pastor Sérgio Queiroz e a todos os representantes do Novo na Paraíba”, disse o partido.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.